SIC Esperança

Perfil

"Dia da Reclamação" promovido no âmbito do projeto Portugal Mais Acessível

Ação promovida pela Associação Salvador, no âmbito do projeto Portugal Mais Acessível, teve como objetivo recolher o maior número de reclamações num só dia, através da aplicação +Acesso para Todos.

A Associação Salvador desenvolveu mais uma iniciativa prevista no âmbito do projeto Portugal Mais Acessível que venceu o Prémio Solidário 25 anos SIC. Desta vez, tratou-se do "Dia da Reclamação", a quinta iniciativa, que consistiu num passeio pela Avenida da República, onde todos os presentes classificaram alguns espaços ao nível das acessibilidades. O objetivo foi reunir o maior número de reclamações num só dia, através da App +Acesso para Todos, bem como sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos para a importância das acessibilidades.

Lançameto da aplicação "+Acesso para Todos"

A primeira iniciativa deste projeto foi o lancamento da aplicação +Acesso para todos, que permite classificar os espaços ao nível das acessibilidades, partilhar bons exemplos e denunciar aqueles que não reúnem as condições mínimas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Estas denúncias são diretamente enviadas para as entidades competentes pela fiscalização das acessibilidades em espaços públicos e privados. Desta forma, cada um de nós pode contribuir para um país mais acessível.

Crossability

Na segunda iniciativa, foi lançado o conceito de Crossability. Trata-se de um novo desporto que pretende chamar à atenção para as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam no seu dia a dia. Assim, os exercícios praticados têm por base as barreiras que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam.

Passeio com sua Excelência o Presidente da República

Com o objetivo de alertar para a questão das acessibilidade e testar a aplicação +Acesso para Todos, a terceira inicitiva consisitu num passeio pela baixa de lisboa, com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, acompanhado pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, que juntos percorreram algumas das principais ruas de Lisboa juntamente com pessoas com mobilidade reduzida, sensibilizando assim para a importância da eliminação de barreiras que impedem estas pessoas de se deslocarem de forma autónoma.

O Verdadeiro Mapa do Metro

Para muitas pessoas com mobilidade reduzida, uma simples viagem de metro exige uma extensa preparação. Desde planear o itinerário ao pormenor, verificar se as estações a usar são acessíveis, a pegar no telefone para determinar se os elevadores estão em funcionamento. Conhecido pela maioria das pessoas pela sua rapidez e comodidade, para quem é portador de deficiência motora, viajar no metro de Lisboa é tudo menos isso. Assim, na quarta iniciativa deste projeto a Associação Salvador desenvolveu o verdadeiro mapa do metro, identificando estações inacessíveis, alertando desta forma para as limitações que estas pessoas enfrentam neste meio de transporte.

SIC Esperança - Vale a Pena Acreditar!

nas redes

pesquisar