SIC

Perfil

Desafio das 52 semanas: a forma de poupar 1378 euros por ano

Siga as Dicas da Ba e saiba como pode equilibrar as suas finanças pessoais

Dicas da Ba: Saiba como poupar 1378 € em 2019!

Desafio das 52 semanas

Ao fim de cada semana, coloque de parte a quantia, em euros, correspondente ao número da semana. Por exemplo, se estivermos na 2ª semana do ano, deve guardar 2 euros; na 30ª semana, deve guardar 30 euros.
Pode adaptar este desafio às suas necessidades com o "método bingo": a cada semana, coloque de parte aquilo que for mais confortável para o seu orçamento e aponte as quantias. O objetivo é chegar ao fim do ano sem repetir semanas.
Se conseguir cumprir, no fim do ano conseguirá amealhar 1378 euros.


O garrafão

Poupe 1 euro por dia e coloque num garrafão. Nos meses em que recebe os subsídios, de Natal e de férias, poupe 2 euros por dia.
Chegará ao final do ano com 427 euros.


As moedas

O automatismo de guardar o troco das pequenas compras faz a diferença nas finanças pessoais.
Por exemplo, quando for à mercearia, defina o valor máximo que poderá gastar. O dinheiro que sobrar, deve ser guardado.

Comissões bancárias

No início do ano, existem sempre aumentos. As comissões bancárias estão entre eles. Informe-se e tente renegociar o valor que paga pelas suas contas bancárias.
Além disso, existe uma conta de serviços mínimos bancários, com direito a uma conta e um cartão, em que as comissões limitadas por lei.


Os envelopes

Uma técnica muito comum, especialmente entre as pessoas com mais idade. Consiste em separar o orçamento mensal por envelopes, devidamente categorizados: alimentação, renda da casa, eletricidade, transportes, etc.
Assim que recebe o ordenado, deve levantar a quantia correspondente a cada despesa e colocar no respetivo envelope.


Faturas do IRS

Até dia 15 de Fevereiro deve confirmar se tem faturas pendentes no portal do E-fatura. É importante que todas estejam validadas corretamente para que não perca os benefícios fiscais.

nas redes

pesquisar