SIC Esperança

Perfil

Prémio Solidário 25 anos SIC - Vencedores

A Associação Salvador foi a Instituição contemplada pelo prémio, com o projeto “Portugal Mais Acessível".

No âmbito das comemorações dos 25 anos da SIC, a SIC Esperança, enquanto braço da responsabilidade social do grupo Impresa, lançou o Prémio Solidário 25 anos SIC com o intuito de contemplar um projeto inovador que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida, em particular de pessoas socialmente desfavorecidas.

De entre as cerca de 300 candidaturas recebidas, o prémio foi atribuído à Associação Salvador pelo projeto “Portugal Mais Acessível” cujo objetivo é contribuir para a criação de acessibilidades nos espaços e serviços, públicos e privados, de utilização pública no País. Para isso o projeto prevê a criação de um “Provedor das Acessibilidades”, responsável pela implementação de campanhas, pressão de organismos competentes, influência de políticas sociais, denúncia de situações de incumprimento e distinção de boas práticas. Para envolver e responsabilizar toda a sociedade, será criada uma APP para classificar os locais de forma rápida e fácil quanto às condições de acessibilidade. A APP permitirá ainda o envio imediato de reclamação para o organismo responsável pelo tipo de estabelecimento em questão.

Dada a qualidade dos projetos apresentados, a SIC Esperança atribuiu ainda uma menção honrosa à Associação 29 de Abril, que irá pôr em ação o projeto “Embalando Afetos”, que concilia a preservação do meio ambiente com a componente social. Pretendem mudar o comportamento dos consumidores, substituindo sacos de plástico por sacos de algodão/material reciclável no concelho de Montemor-o-Novo. A criação dos sacos será feita por 10 utentes com deficiência da Associação, que irá colocá-los à venda na sua loja, reforçando deste modo a sustentabilidade do projeto.

A verba para este prémio foi gerada através da venda de eletricidade, produzida por painéis solares instalados em escolas por todo o país, no âmbito da 1ª edição do Projeto Escola Solar do Rock In Rio, sendo o valor destinado para este financiamento de 25.000,00 €.

SIC Esperança – Vale a Pena Acreditar!

nas redes

pesquisar