SIC Esperança

Perfil

Por Um Bairro Melhor

A 4ª iniciativa consistiu numa sensibilização para a situação das crianças institucionalizadas.

Portugal encontra-se numa fase de grandes alterações no sistema de proteção de crianças e jovens em risco. As últimas diretrizes privilegiam a integração das crianças e jovens retiradas às suas famílias, sobretudo as com idade inferior a seis anos, em famílias de acolhimento em detrimento de instituições de solidariedade social. Cientes da importância que as famílias de acolhimento poderão representar na vida das crianças institucionalizadas, a Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida pretende seguir este exemplo, tendo já submetido o pedido na Segurança Social.

Não obstante, e no sentido de pré-sinalizar potenciais interessados que possam fazer parte de uma “Bolsa de Famílias”, no passado dia 19 de junho, em plena festa da cidade, desenvolvemos uma campanha de informação e sensibilização com o intuito de alertar a comunidade para a situação destes menores, quebrando estigmas e preconceitos e promovendo uma relação de proximidade e entreajuda entre a Instituição e a a comunidade. O acolhimento familiar permite às crianças a possibilidade de viver num ambiente familiar que lhes proporcione o carinho, a atenção e os cuidados adequados às suas necessidades e bem-estar com vista ao seu desenvolvimento integral.

Com esta sensibilização procurámos desmistificar a problemática das crianças institucionalizadas, ao mesmo tempo demos conta da importância do afeto das famílias de acolhimento para o crescimento equilibrado destes jovens.

SIC Esperança – Vale a Pena Acreditar!

nas redes

pesquisar