SIC Esperança

Perfil

Por Um Bairro Melhor

Levámos a cabo, na EB1/JI dos Canaviais, em Évora, a 3ª iniciativa do projeto "Por Um Bairro Melhor", em parceria com a Sociedade do Bem.

Desenvolver a empatia, o altruísmo e a positividade nas crianças através do exemplo é o principal objetivo da Sociedade do Bem, uma Associação formada por psicólogos, sociólogos, professores de diversas áreas de ensino e especialistas da área da comunicação que pretendem combater o problema de iliteracia emocional nas crianças. A Associação desenvolve o programa “Pequenos Corações Gigantes” durante 3 meses junto de crianças do 1º ciclo de forma a que as crianças: contactem com bons exemplos da sociedade; reconheçam as suas próprias emoções e as dos outros; moldem as suas atitudes em relação às emoções negativas; desenvolvam a capacidade de escuta ativa e compreendam diferentes pontos de vista.

Para lançar esta iniciativa, foi levada a cabo uma sessão do programa "Pequenos Corações Gigantes" na EB1/JI dos Canaviais, onde as crianças foram convidadas a refletir sobre o ambiente ideal para o recreio da escola. Reflexões essas que foram depois apresentadas às restantes turmas da escola e que passam agora a ser também regras do recreio.

O projeto Por Um Bairro Melhor tem como objetivo dar a conhecer boas práticas que possam ser replicadas noutros bairros do país e o programa "Pequenos Corações Gigantes" é um excelente exemplo a seguir. Assista ao Making Of.

SIC Esperança - Vale a Pena Acreditar!

nas redes

pesquisar