SIC Esperança

Perfil

Por Um Bairro Melhor

1ª iniciativa do projeto decorreu no dia 2 de abril e pretendeu consciencializar para a importância da boa vizinhança.

A iniciativa "Ó Vizinho", a 1ª no seguimento do projeto Por Um Bairro Melhor foi lançada no passado dia 2 de abril em parceria com o Centro Social do Soutelo.

O aumento da esperança média de vida em Portugal, associado à diminuição da taxa de natalidade, originou um aumento significativo da população idosa. À medida que a idade avança as relações sociais diminuem, o que faz com que milhares de idosos vivam sozinhos e muitas vezes sem qualquer rede de apoio. É importante estar alerta para estas situações e é crucial que seja desenvolvido um sistema social adequado ao combate à solidão e ao isolamento.

Neste sentido, esta iniciativa consiste em sensibilizar os moradores do bairro a disponibilizar uns minutos por semana para visitar idosos ou pessoas dependentes, que vivam sozinhas e sem qualquer suporte familiar. Essas pessoas serão contactadas, à hora que tiverem escolhido, por voluntários que, através da janela ou do intercomunicador, se aperceberão se está tudo bem ou se deverá ser assinalada alguma situação fora da normalidade. Por questões de segurança o voluntário não poderá entrar em casa do idoso.

Pretendemos deste modo melhorar a assistência a pessoas idosas ou dependentes sujeitas a isolamento social, promovendo a autonomia, independência e dignidade da população sénior.

Enquanto comunidade, temos que ser capazes de fazer frente aos novos desafios e exigências, despertando as redes de vizinhança, apelando à solidariedade e entreajuda entre vizinhos com vista à construção de uma sociedade mais interventiva e mais atenta às necessidades do próximo.

SIC Esperança - Vale a pena Acreditar!

nas redes

pesquisar