SIC

Perfil

Saiba como ter um sorriso bonito e saudável!

Todos os truques e dicas para melhorar a saúde da sua boca!

Sabia que um sorriso no rosto é o princípio para encarar a vida com mais ânimo e autoestima? E ter um sorriso saudável e bonito é fácil! Basta seguir as dicas que a médica dentista Joana Vasconcelos Cruz deixou no programa Faz Sentido da SIC Mulher. Estas dicas de prevenção vão ajudá-lo a cuidar da sua boca sem gastar muito dinheiro.

Reveja aqui a entrevista completa.

O importante não é a pasta mas como a usa

O mais importante na escovagem dos dentes são os movimentos suaves. Ao lavar os dentes deve abranger todo o dente, mesmo junto às gengivas. A quantidade de pasta com que se lava os dentes deve ser do tamanho de uma ervilha, é quanto basta fazer uma boa limpeza bucal. Deve evitar as pastas dentífricas branqueadoras porque são bastante abrasivas e acabam por danificar o esmalte.

A limpeza dos dentes deve ser, aconselhavelmente, feita meia hora depois das refeições. Porquê? Se fizer antes pode danificar os dentes por causa do pH. Se não for possível esperar estes 30 minutos, não deve saltar este momento porque, lembre-se, o importante é escovar bem os dentes.

Fio dental deve fazer parte da rotina

Não é possível com as escovas fazer uma limpeza correta entre os dentes, por isso é essencial introduzir no cuidado diário da boca o fio dental. As cáries entre os dentes estão muitas vezes escondidas, não havendo nenhum sinal da sua existência. Quando a cárie está entre os dentes provoca dores significa que já chegou ao nervo do dente. Nesta altura, os tratamentos são mais complicados e dolorosos.

Como substituto ao fio dental pode, por exemplo, também utilizar um escovilhão ou outra ferramenta que limpe os espaços entre os dentes.

Os alimentos que ajudam a ter um sorriso bonito

Sabia que mastigar maçã estimula a remoção mecânica da placa bacteriana? Mascar pastilhas elásticas sem açúcar também é uma alternativa à estimulação da remoção mecânica da placa.

Os dentes são o reflexo da sua alimentação

É importante ter uma dieta saudável porque os alimentos que ingere têm um papel importante no aspeto e saúde dos seus dentes. Diminuir a ingestão de açúcares e de bebidas pigmentadas, como o café ou o vinho tinto, são pequenos passos que podem fazer toda a diferença no aspeto e saúde dos seus dentes.

Se tem por hábito beber a café todos os dias, existe um truque para atenuar a cor que esta bebida deixa nos seus dentes: Passe, discretamente, um guardanapo pelos dentes logo depois de beber o café. Ao fazer isto, está a limpar este excesso de cafeína. Este truque não resolve por completo os dentes manchados, mas ajuda e previne que fiquem mais escuros.

Prevenir é o melhor remédio

Infelizmente muitas pessoas só marcam consultas quando sentem algum tipo de dor. Nestes casos, muitas vezes os tratamentos que os dentistas propõem são já mais caros e causam mais dor. O melhor é ir a cada seis meses a uma consulta, pois nestas visitas regulares é possível antever e antecipar o tratamento de situações mais complicadas.

A primeira consulta das crianças

No caso das crianças a primeira consulta é frequente acontecer por volta dos três anos de idade. É importante apresentar a consulta no dentista de uma forma divertida, para que a criança esteja tranquila e leve com naturalidade tocarem-lhe dentro da boca. A partir dos seis anos, deve haver uma maior vigilância porque é nesta altura que aparece o primeiro molar definitivo no final da boca, mesmo que não tenha caído nenhum dente de leite. Os pais devem estar atentos ao aparecimento deste molar para começar a ser também devidamente escovado.

nas redes

pesquisar