SIC

Perfil

10 Dicas para ser feliz no seu trabalho

Siga estas dicas e seja feliz no seu local de trabalho

SIC MULTIMEDIA

A maior parte do tempo é passada no local de trabalho e, por isso, é necessário que sejamos felizes na nossa empresa. Se não se sente feliz e realizado com o seu emprego, siga as dicas que Pedro Brito apresentou no Faz Sentido, e verá que o horário de expediente torna-se mais feliz.

Reveja aqui a entrevista completa.

DICA 1: COMEÇAR O DIA A FAZER ALGO QUE GOSTAMOS

É preciso saber o que gosta e começar o seu dia a fazer isso para encarar o resto do tempo com mais ânimo. Comece o dia com um brilho de satisfação nos olhos por ter feito algo que realmente gosta.

DICA 2: AJUDAR UM COLEGA

O mundo é muito rápido e, por vezes, esquecemos de olhar à volta para ajudar os outros. Basta um "está tudo bem?" ou um "precisa de ajuda?" para que receba uma sensação de bem estar. Ao dar um pouco de si aos outros, acaba também por receber algo de bom.

DICA 3: FAZER PROGRESSOS E RECONHECÊ-LOS

Chega ao final do dia com uma sensação de que não fez nada? Reconheça o que faz no dia-a-dia. Crie uma check list com os seus objetivos diários e, à medida que os atinge, risque-os da lista. Reconhecer os seus progressos é importante para se sentir realizado no seu trabalho.

DICA 4: TERMINAR O DIA COM GRATIDÃO

Parar para agradecer é um privilégio. E por isso deve terminar o dia a agradecer tudo o que aconteceu. Até porque, muitas vezes, existe uma dramatização de determinadas situações antigas que, quando analisadas, são completamente irrelevantes. Ao adquirir uma postura mais grata sentir-se-á mais feliz.

DICA 5: SENTIR QUE O QUE FAZEMOS TEM SIGNIFICADO

Quando se trabalha com um propósito, tomam-se melhores decisões e fazem-se melhores escolhas. É preciso saber que o seu trabalho gera um impacto no mundo que o rodeia.

DICA 6: TORNAR O ESCRITÓRIO “A NOSSA CASA”

Uma vez que passa a maior parte do seu tempo a trabalhar é preciso que se sinta bem, seguro, e que tenha uma boa relação com os colegas. Evite criar uma personagem para agradar aos outros e apresente-se como realmente é. Torne o seu escritório uma extensão da sua casa. Pode, por exemplo, decorar o espaço com um toque pessoal.

DICA 7: SORRIR

Está demonstrado que lidar com as situações de forma mais otimista têm um impacto positivo na saúde. Sorria. Ao sorrir está a transmitir ao cérebro que está feliz e o sentimento de felicidade prolifera. Sorrir não resolve tudo mas ajuda na sua disposição e na capacidade de lidar com os desafios do dia-a-dia.

DICA 8: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ÁGUA

Manter uma alimentação saudável e ir bebendo água ao longo do dia tem um impacto significativo na energia que temos e precisamos. Estes pormenores, no conjunto, podem fazer a diferença.

DICA 9: FAZER UMA PAUSA

Pare e respire. Nem que seja por apenas 1 minuto. Quando não fazemos pausas acabamos por acumular tensão que vai alterar a forma como reagimos perante as situações de trabalho.

DICA 10: EVITAR O MULTITASKING.

Apesar de parecer a melhor coisa do mundo, o multitasking faz com que o seu foco de atenção esteja disperso, e isso tem impacto na qualidade do trabalho que fazemos.

nas redes

pesquisar