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'Dieta Única', uma dieta com "crimes perfeitos" para toda a vida

Mariana Chaves, a nutricionista do Peso Pesado Teen, criou uma dieta fácil e adaptada aos gostos de cada tipo de pessoa!

'Dieta Única', de Mariana Chaves, é a proposta do mês do Clube do Livro SIC. A nutricionista do Peso Pesado Teen esteve no Queridas Manhãs para explicar como organizou este livro e o que o diferencia, apresentando uma grande quantidade de receitas variadas como sugestão de refeições.

Mariana Chaves apresenta, neste livro, padrões alimentares com que as pessoas se conseguem identificar. "Vão encontrar coisas de que vão gostar e que, ao mesmo tempo, as vão ajudar a perder peso", promete.

A ideia é ser feliz a comer e não passar fome!

A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR A REDUZIR EM 30% O RISCO DE CANCRO

Mariana Chaves trabalhou durante bastantes anos no serviço de radioterapia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com doentes oncológicos. Por isso, os conselhos que dá têm como base uma alimentação anti-cancro e anti-inflamatória.

Segundo a nutricionista, a alimentação e o exercício físico ajudam a reduzir em 30% o risco de cancro. EIs os super poderes de alguns alimentos: os brócolos reduzem o risco de cancro da mama, a polpa de tomate reduz o risco de cancro da próstata, a redução de carnes vermelhas ajuda a prevenir tumores do cólon e dos ovários.

VEGETAIS PRECISAM-SE!

Antes de entrar na herdade do Peso Pesado Teen, os 18 adolescentes consumiam açúcar em excesso, o dobro ou o triplo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e os legumes e os vegetais não estavam presentes na sua alimentação.

"Vegetais é o que nos faz mais falta", conclui Mariana Chaves. A nutricionista sugere que, ao longo de cinco dias, coma três vegetais diferentes todos os dias. "Vão ver que o corpo começa a funcionar muito melhor. Temos de ir introduzindo, de uma maneira saudável e apetitosa, vegetais no dia a dia", garante.

DIETA PARA FICAR MAGRO A VIDA INTEIRA

A proposta de Mariana Chaves é diversificarmos o que comemos de maneira fácil, porque as dietas só resultam se forem fáceis de se fazer e, ao mesmo tempo, se derem prazer a comer. "Estarmos a passar fome e não gostarmos do que estamos a comer é meio caminho andado para não resultar", diz.

Para ficar magro a vida inteira é preciso personalizar, porque nem todos temos os mesmos gostos e, no livro 'Dieta Única', Mariana Chaves dá várias opções. "As pessoas vão identificar-se com uma das opções e só assim é que conseguem levar uma dieta para a vida toda. Tento contrariar aqueles livros de dietas restritivas porque não resultam e, passadas 2 ou 3 semanas, as pessoas estão ávidas por ir fazer as asneiras", explica.

SEGREDOS PARA COMETER EXCESSOS E MANTER O PESO

E porque estar focado numa dieta não significa que não se possa abrir uma exceção, é possível cometer alguns excessos sem haver alterações no peso. Mariana Chaves dá-lhes o nome de "crimes perfeitos" e há um em todas as fases desta 'Dieta Única'.


AS TRÊS FASES DA DIETA ÚNICA

FASE 1: MOTIVAÇÃO

Nesta fase, a nutricionista Mariana Chaves aconselha uma dieta cetogénica adaptada, que consiste no aumento do consumo de proteína e de gordura vegetal e de vegetais. As azeitonas, os frutos secos e o azeite são alguns dos alimentos que têm uma capacidade antioxidante e que nos faz ir buscar a gordura ao nosso corpo como fonte de energia.

Segundo a nutricionista, é importante fazer dois lanches à tarde com o espaço de três horas.

- Sugestão de lanche 1: 1 chávena de café de frutos secos (amêndoas, avelãs, cajus) + azeitonas

- Sugestão de lanche 2: palitos de cenoura, pimento e alface iceberg + 30 g de queijo (camembert, brie ou flamengo)

FASE 2: APRENDIZAGEM

Trata-se da transição entre fases, com introdução progressiva de alimentos. Mariana Chaves explica a interação entre os alimentos, como fazer as melhores escolhas e aprender mais sobre alimentação.

Esta fase já inclui mais hidratos de carbono e saudáveis, como as ervilhas, o grão e o feijão.

- Sugestão de lanche 1: tremoços (têm bastante fibra)

- Sugestão de lanche 2: um pedaço de queijo magro + palitos de cenoura e de pimento e rodelas de rabanete crus

FASE 3: PERSONALIZAÇÃO

Nesta fase, são introduzidos hidratos de carbono (como a massa, o arroz e a batata) e cada pessoa pode escolher aquilo que mais se encaixa consigo, dentro da lista de opções. No entanto, é preciso saber como dividir e conjugar os alimentos.

- Sugestão de lanche: 1 pêra + 1 gelatina de 10 kcal + 2 quadrados de chocolate 70% de cacau

- Outras opções: papas de aveia, panquecas de aveia, uma fatia de pão com queijo, fruta com iogurte, etc.

"Acho que só quando as pessoas sabem a razão pela qual devem fazer as escolhas é que as fazem bem feitas. Quero que seja um livro para toda a vida!" (Nutricionista Mariana Chaves)

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