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Os benefícios do Chocolate

Saiba como escolher o chocolate e o que este faz à sua saúde

É sempre difícil resistir a um chocolatinho de vez em quando. Mas será que é preciso evitar este alimento? Teresa Branco, em entrevista no Faz Sentido, falou do chocolate e dos seus benefícios.

Veja a entrevista completa aqui.

Antes de perceber os efeitos do chocolate no nosso corpo, é necessário entender como escolher os chocolate certo. As cores do chocolate denunciam muito os ingredientes que o compõem e é preciso estar atento:

Chocolate branco: o chocolate branco é a variedade de chocolate que faz pior ao organismo pois não tem cacau. Em vez de isso, o chocolate branco só tem açúcar pelo que deve ser evitado.

Chocolate negro: os chocolates que contêm 70% ou mais de cacau são chamados chocolates negros ou amargos. Esta variedade é a que mais benefícios traz.

Chocolate de leite: mais doce e com uma tonalidade de castanho mais clara que o chocolate negro, o chocolate de leite é um intermédio entre este e o chocolate branco. No entanto continua a ter mais açúcar que cacau, pelo que pode ser prejudicial para pessoas com diabetes.

Deverá optar sempre pelo chocolate negro pois é no cacau que estão os benefícios.

Mas mesmo dentro dos chocolate negro deve ter sempre em atenção o rótulo: se o primeiro ingrediente do rótulo for açúcar deve evitar! Escolha sempre os chocolates que têm como ingrediente principal a massa ou manteiga de cacau (estes devem estar em primeiro lugar na lista de ingredientes pois implica que tem maior quantidade).

Escolhido o chocolate, vamos perceber os benefícios para a saúde.

Antioxidante e anti-inflamatório

O cacau contem vários antioxidantes e gera um processo anti-inflamatórios, o que previne as doenças cardiovasculares e os radicais livres, responsáveis também pelo aparecimento de cancro.

Teresa Branco afirma, com base em estudos, que parece existir uma relação entre o consumo de chocolate negro e o desenvolvimento do cancro dos intestinos, um dos mais graves tipos de cancro.

O cacau combina também muito bem com os antioxidantes do café. Não é por acaso que muitos estabelecimentos juntam o chocolate ao café.

Importante no controlo de peso e na saúde

O cacau é saciável. Ou seja, se quer perder peso deve incluí-lo na sua dieta. Apesar do que se pensa, um pouco de chocolate a meio da manhã ou da tarde pode acabar com o "ratito no estômago".

No entanto, mesmo o chocolate negro contem sempre algum açúcar pelo que deverá ser consumido com moderação.

Antidepressivo

O cacau ajuda o cérebro a produzir serotonina, uma substância que é responsável pelo verdadeiro bem estar. Por isso, nas depressões, o chocolate pode ser utilizado como remédio natural e saboroso.

Previne a pré-eclâmpcia na gravidez e a tensão alta

É normal as grávidas gerirem mal os açúcares e chegarem a ter uma diabetes gestacional. O cacau entra aqui como um complemento à regulação dos açúcares no sangue.

Esta regulação é também responsável pela diminuição dos níveis de tensão arterial, o que, na gravidez, pode previne também a pré-eclâmpcia.

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