SIC

Perfil

Como prevenir as gripes e constipações

Saiba como prevenir as gripes e constipações com ingredientes naturais

Com o frio e as diferenças de temperatura, a probabilidade de se ficar doente torna-se maior. E para prevenir as gripes e constipações Lilian Barros trouxe ao Faz Sentido um remédio caseiro.

Veja aqui a entrevista completa.

Receita:

Ingredientes:

- Gengibre

- Mel

- Cúrcuma (também conhecido por açafrão-das-índias)

- Água a ferver

- Limões

- Propólis

- Canela

Preparação:

Descasque o gengibre e corte às rodelas. Coloque dentro de um frasco de vidro com tampa.

Cortado o gengibre, junte de água a ferver para fazer uma infusão de gengibre. A quantidade de água varia consoante o tamanho do seu frasco e deverá corresponder a cerca de um terço do recipiente.

Coloque aproximadamente uma colher de chá de cúrcuma (se não conseguir encontrar cúrcuma fresca poderá utilizar em pó) ao preparado e deixe repousar até a água ficar a uma temperatura tépida.

Junte o mel. Para cada dose de água deverá colocar duas doses de mel.

Poderá optar por juntar duas colheres de propólis e canela. Estes ingredientes são opcionais pois têm um sabor muito forte.

Por fim, quando o preparado estiver tépido, coloque um limão cortado às rodelas no recipiente e junte o sumo de outro limão.

Poderá tomar uma colher do preparado de manhã e uma à noite para prevenir ou curar constipações.

Porquê estes ingredientes?

Mel - O mel é um produto natural que funciona com anti-inflamatório, antiviral e reforça o seu sistema imunitário. No entanto, o mel é muito doce pelo que não pode ser consumido em exagero pois aumenta os níveis de glicemia.

Gengibre - O gengibre é rico em vitaminas e tem uma função anti-inflamatória e descongestionante. Para além disso o gengibre é termogénico, ou seja, ajuda no aumento da temperatura corporal e acelera o metabolismo.

Cúrcuma - Este ingrediente não é fácil de encontrar fresco mas é muito rico em pigmentos fortes e em curcumina. A cúrcuma, entre outros benefícios, reforça o seu sistema imunitário, as suas articulações, ajuda no desenvolvimento cerebral e na memória.

Limão - Os citrinos são muito conhecido por serem ricos em vitamina C. As laranjas também são muito aconselhadas para a prevenção das gripes e constipações mas pode optar por outros frutos e legumes: o kiwi, a papaia ou até mesmo o pimento vermelho são ricos em vitamina C. No entanto a vitamina C é sensível à temperatura, o que significa que perde o efeito quando aquecida. Por isso mesmo é que deve esperar que o preparado arrefeça um pouco antes de juntar o limão.

Propólis - Propólis é uma mistura de resinas e cera de abelhas que é utilizado por estes animais para proteger as colmeias dos fungos e infeções. No nosso corpo, o propólis vai ter a mesma função de proteção contra infeções e vírus.

Canela - Para além do seu sabor forte e agradável, a canela, à semelhança do gengibre, é um termogénico.

E lembre-se: Mais vale prevenir do que medicar!

nas redes

pesquisar