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Dicas para evitar problemas na sua coluna!

Saiba o que os saltos altos fazem à sua coluna e siga estes conselhos para evitar!

Todos sabem que os saltos altos, apesar de muito elegantes, têm implicações na postura e na coluna. Mas será que sabe ao certo o que acontece ao seu corpo?

Ana Rita Clara este à conversa com Pedro Figueira para lhe explicar tudo!

Reveja aqui a entrevista completa.

Sabia que 72% de mulheres usam saltos altos? E que 40% das mulheres usam saltos diariamente?

Ao utilizar saltos altos o centro de gravidade do seu corpo é alterado, ou seja, em vez de exercer uma força igual em todo o pé, há uma sobrecarga não só da parte anterior do pé mas também da zona posterior da coluna e dos músculos posteriores das pernas.

Para além deste problemas, os sapatos com salto alto provocam ainda o encurtamento do tendão de Aquiles.

Costuma usar saltos altos com regularidade? Faça o teste para ver como está o seu tendão de Aquiles:

- Coloque a ponta do pé num objeto com 10 cm de altura.

- Avance o joelho de forma a passar a ponta do pé.

Se não conseguir é porque o seu tendão já não tem o tamanho normal.

Poderá fazer este exercício de alongamento durante um minuto, três vezes ao dia.

A sua postura muda ao utilizar saltos altos. Existe uma anteversão da bacia que causa desgaste prematuro das articulações. Estes desgaste pode gerar, por exemplo, artrose ou bicos de papagaio.

Sabia que um salto de 3 centímetros sobrecarrega o seu pé em 22%? E que os saltos a cima de 8 centímetros fazem uma pressão 85% maior?

Por isso seguem-se alguns conselhos para evitar lesões:

- Opte por sapatos com salto compensado. A compensação tornam-se menos agressivo porque reduz o tamanho do salto de trás.

- Alterne o tipo de sapatos entre saltos e rasos. Se tiver, por exemplo, uma reunião em que precisa de utilizar saltos, opte por levar até lá um calçado raso e troque só quando precisar.

- Tente comprar os seus sapatos no final do dia porque é a altura em que o pé está mais estendido e, assim, evitará comprar sapatos que vão apertar.

- Tenha sempre em atenção a parte frontal dos sapatos. Evite ao máximo sapatos que lhe apertam a parte frontal do pé para evitar joanetes e unhas encravadas.

Com a ajuda de Hélder Borges e Diogo Rocha, Ana Rita Clara deixa ainda sugestões de alongamentos para a sua coluna.

Reveja aqui a entrevista e os exercícios.

Exercício 1:

Apoie-se com as mãos e os joelhos no colchão.

Coloque-se numa posição confortável e faça movimentos de bacia arqueando a coluna para cima e para baixo.

Complemente este movimento com exercícios respiratórios de inspiração e expiração fazendo com que a sua barriga estenda. Ou seja, quando inspira o seu umbigo terá de descer e quando expira terá de subir.

Exercício 2:

Na mesma posição, levante a mão direita e o joelho esquerdo alguns centímetros do chão quando expira e poise quando inspira.

Troque de lado e repita o exercício alternadamente.

Eleve o nível e, em vez de levantar apenas apenas alguns centímetros, faça a chamada posição super-homem: estique a mão direita e a perna direita. Volte a poisar e faça o mesmo com o lado esquerdo.

Exercício 3:

Coloque os cotovelos no chão. Mantenha a coluna direita e, ao expirar, estique os joelhos até ficar em posição de prancha. Desmanche ao inspirar e repita.

Exercício 4:

Deite-se no chão de barriga para cima. Ao inspirar contraía os glúteos e levante a barriga do chão. Largue ao expirar.

Este exercício poderá fazer pressão nos músculos posteriores das pernas. Para aliviar essa zona, levante a ponta dos pés durante o exercício.

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