SIC

Perfil

De segunda a sexta

81º Episódio - 11 de agosto (quinta-feira)

O padre Samuel conta a Rui que desconfia que Fialho e Piedade são amantes

Christian Gnad

*OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Rui acaba de relatar a Samuel a obsessão de Beatriz para descobrir quem é a amante de Fialho, temendo que ela faça perguntas inconvenientes durante o jantar e provoque uma crise no casamento do amigo com Rute.

Paula apresenta a Rosa e Narcisa um grande projecto que tem em mãos e arrisca a dizer que precisa da ajuda de outro arquitecto. Rosa vê a ideia com bons olhos. Bruno, interrompe a reunião para falar com Narcisa e a sós com a mãe exige-lhe que deixe de pressionar Sofia com o casamento, pois não a quer enervada por causa da gravidez de risco que está a viver. Narcisa queixa-se de que ela também a enervou durante a discussão que tiveram, vitimizando-se. Bruno, avisa que se ela continuar assim só vai fazer com que ele se afaste dela e Narcisa diz que se sente insultada.

Daniel mostra-se empolgado pela Mostra em que vai participar com um candeeiro que está a idealizar e confessa que vai poder desanuviar dos problemas que tem em casa. Tomás pergunta como está Sofia e Daniel desabafa que está bem, desde que Narcisa não esteja por perto.

Júlia faz muito animada a mala para ir para a colónia de férias e Cármen brinca dizendo que a neta está desejosa de ver toda a gente pelas costas. Sofia queixa-se de que Narcisa voltou e infernizar-lhe a paciência, pressionando-a para que case com Bruno e Cármen recomenda-lhe que não se deixe enervar por ela.

Antes do jantar em casa dos ex-sogros, Beatriz não resiste a bombardear Fialho com perguntas sobre o clube e as aulas de Yoga, tentando perceber se ele tem realmente uma amante. Fialho não percebe as suas intenções e Rui, muito constrangido, faz sinal a Beatriz com o olhar para que acabe com o inquérito.

Samuel conversa descontraidamente com Marcelo e depois de ter sido apresentado a Bárbara e de saber que eles foram namorados aconselha o médico a não ficar preso ao passado e a aproveitar as oportunidades, referindo-se à paixão proibida que ele tem cultivado por Rosa.

Renata aproveita o facto de estar sozinha em casa com Artur para o seduzir com uma lingerie sensual e provocante.

Narcisa queixa-se a Cármen do que Sofia lhe disse quando discutiram e a avó da rapariga desvaloriza o incidente, argumentando que ela está mais nervosa por causa da gravidez e que até pode vir a reconsiderar e casar mesmo com Bruno.

Sofia partilha com Rosa e Daniel a angústia que sente com as pressões de Narcisa para casar com Bruno. Rosa e Daniel apoiam qualquer decisão que ela queira tomar e Daniel acha necessário ter uma conversa com Narcisa para que ela deixe de se meter na vida da filha e de Bruno. Rosa fica um pouco entristecida.

Gabriela confessa a Hugo a sua preocupação por não terem conseguido um terreno para cultivarem as suas ervas que usam nos produtos de beleza e fica ainda mais enervada porque ele aparente uma grande calma e só pensa em comer.

Depois do jantar com os amigos e a família, Rute recorda o tempo em que tinha sempre a casa cheia e Beatriz insiste em fazer conversa sobre o casamento dela com Fialho, sempre à procura de pistas que lhe confirmem a suspeita de que o marido a anda a trair. Rui muda de assunto, alarmado com a conversa da namorada e sugere que sirvam as sobremesas.

Fialho conversa com Rui e Samuel sobre sobremesas enquanto preparam as que vão servir depois do jantar e diz que a melhor encharcada de ovos é servida no Alentejo, detalhando o local. Samuel fica alerta e quando fica a sós com Rui conta-lhe com perplexidade que ouviu Piedade a falar exatamente do mesmo local, adivinhando que ela possa ser a amante de Fialho. Rui fica lívido com a revelação do padre.

Rui e Samuel interrogam-se perplexos sobre a possibilidade de Fialho ter um caso com Piedade e ficam constrangidos quando Rute entra na cozinha para ir buscar guardanapos. Depois de regressarem à sala com ela, trocam olhares de preocupação enquanto a conversa se desenrola entre todas à volta da famosa encharcada que Samuel levou para o jantar. Fialho omite a sobremesa que recordou ter comido no Alentejo, o que levanta mais suspeitas a Samuel e Rui.

Piedade passa a ferro para tentar distrair-se e Tiago insiste em que deviam ter ido jantar a casa dos Barros para ela se distrair. Piedade disfarça o incómodo pela conversa e assegura ao filho que vai recuperar em breve da desilusão que Sofia lhe provocou ao desistir de ir aos Jogos Olímpicos.

Júlia, aninhada em Rosa fala com entusiasmo na ida para a colónia de férias e a mãe recomenda-lhe que se porte bem com Nuno. A miúda não esconde que acha a mãe dele estranha, por contraponto com Marcelo, de quem diz gostar bastante, lembrando que foi quem lhe acudiu quando partiu a cabeça. Rosa fica desconfortável com a referência ao médico e muda de assunto.

Daniel vai falar com Narcisa para a sensibilizar a deixar de pressionar Sofia a casar com Bruno mas a cunhada reage com dureza e acusa-o de ter sido permissivo na educação da filha, culpando-o por ela ter engravidado, ciente de que Sofia contribuiu para desviar Bruno do seu caminho, levando-o a desistir de tirar o curso de medicina. Narcisa diz tudo o que lhe vai na alma e deixa Daniel a falar sozinho.

Beatriz teima em dizer que Fialho anda a enganar Rute com outra mulher e apesar do esforço que Rui faz para mudar de assunto, ela assegura que vai descobrir quem é a mulher.

Daniel conta a Cármen a conversa amarga que teve com Narcisa sobre Sofia e a mãe relembra-lhe que sempre que enfrenta a cunhada se zanga com Rosa. Daniel reafirma que só quer proteger a filha e acalenta a esperança de que a mulher recupere a memória e perceba quem é a irmã e deixe de a apoiar em tudo.

Júlia quase não consegue fechar a mochila que vai levar para a colónia de férias e é alvo das brincadeiras da família. Quando percebe que Rosa e Sofia vão ver coisas para o bebé, insiste em acompanhá-las.

nas redes

pesquisar