SIC

Perfil

De segunda a sexta

79º Episódio - 09 de agosto (terça-feira)

Moisés faz chantagem com Narcisa; Narcisa pressiona Sofia para casar com Bruno

Christian Gnad

*OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

Duas beatas reclamam com Artur e Samuel por estarem a ocupar um espaço da paróquia com a sede da agência de emprego. O padre valoriza o trabalho que estão a fazer em prol das pessoas desfavorecidas e corre delicadamente com as mulheres.

Sandro aproxima-se de Moisés para desfazer duvidas que tem quanto à distribuição mas o motorista trata-o com antipatia. Maria censura o marido e diz-lhe que não descarregue a sua irritação em cima dos outros e vai ajudar o rapaz. Moisés vê Narcisa a chegar e pede para lhe falar mas ela manda-o esperar, deixando-o ainda mais impaciente.

Rosa conta a Narcisa que Sofia desistiu de ir aos Jogos Olímpicos para proteger o bebé mas a irmã reage com ironia e mostra-se admirada. Rosa insiste que o importante é que Sofia e Bruno preparem o futuro mas Narcisa não encara outra forma de o fazerem que não seja o casamento religioso, mesmo sem acreditar que a vida lhes sorria.

Daniel confessa a Tomás que lhe é indiferente se a filha casa ou não com Bruno, importando apenas a felicidade de ambos. Entretanto, o amigo pergunta-lhe se ele já escolheu a peça que vai apresentar na mostra do Porto e Daniel revela o desejo de levar adiante um projecto antigo.

Narcisa fala ao telefone com Paula e volta a recomendar-lhe que não conte a ninguém como é que foi trabalhar para a Floriz. Moisés aparece de surpresa e insiste para lhe falar, pedindo um adiantamento para arranjar a canalização da sua casa. Narcisa trata-o com desprezo e responde que tem de pensar no assunto mas não naquele momento, mandando o motorista embora. Moisés cumpre a ordem mas muito contrariado.

César entrega a Rute um envelope com dinheiro e diz que se trata de parte da comissão que ganhou com a venda de uma casa. Marcelo estranha a fartura mas brinca com o irmão e desanuvia o ambiente entre eles. Rute agradece o dinheiro ao filho e informa-o de que vai dar um jantar sugerindo-lhe que convide Paula. Ele insinua que não a tem visto muito e que soube por acaso que ela está a trabalhar na Floriz. Rute comenta que o mundo é mesmo uma ervilha.

Maria acaba o trabalho na Floriz e diz a Moisés para irem para casa mas ele responde que ainda tem de tratar de um assunto.

Rafael insiste em ajudar os pais e propõe-se tentar vender alguns dos seus desenhos para arranjar dinheiro. Maria aprecia o gesto do filho mas prefere que ele gaste o que ganhar com algo que precise e goste.

Paula apresenta o resultado do último negócio que conseguiu fazer, orgulhosa pelo trabalho desenvolvido. Narcisa elogia-a e diz que têm de reunir com César para prepararem a entrada dele na empresa. Paula fica radiante e acompanha Narcisa para a saída, Nesse momento, Moisés interpela-as e diz a Narcisa que tem de falar com ela. Quando ficam a sós, o motorista revela que já sabe como Paula entrou na empresa, insinuando que se não obtiver o dinheiro de que precisa contará toda a verdade a Rosa. Narcisa fica muito tensa com a pressão que Moisés faz sobre ela.

Moisés ameaça Narcisa, deixando claro que se ela não lhe der o adiantamento de que precisa para concertar a canalização da casa, contará a Rosa que ela a engana e que não lhe contou a verdade sobre a contratação de Paula para a Floriz. Narcisa sente-se chantageada mas o motorista insiste em que é melhor pensar no que ele acabou de lhe dizer e que verá que não se arrepende.

Rosa sonda Sofia sobre a sua disponibilidade de casar com Bruno agora que está grávida mas a enteada assume que não consegue tomar qualquer decisão naquele momento.

Narcisa regressa a casa cansada e Rosa pede que a avise se sentir que está demasiado sobrecarregada de trabalho. Narcisa desvaloriza e diz com frieza a Bruno que quer falar com ele. A sós, exige-lhe que case com Sofia pela igreja mas quando o filho argumenta que a decisão lhe cabe a si e à namorada, Narcisa deixa claro em tom de ameaça que ele não a contrarie nem a desafie.

Perante as dúvidas da família, Moisés assegura a Maria e Rafael que só precisa de mais uns dias para arranjar o dinheiro de que precisam para o arranjo do lava-loiça da cozinha.

Inês esforça-se para que Tiago a acompanhe na viagem para a Dinamarca mas ele argumenta que a mãe está demasiado fragilizada para a deixar.

Piedade esconde de Tiago o sofrimento em que está e evita chorar quando o filho opina que ela devia arranjar alguém ao lado de quem construísse a sua felicidade. Depois do filho sair do gabinete, Piedade não contém as lágrimas ao receber a chamada de Fialho que insiste em falar com ela. Fialho, por seu lado, fica triste por Piedade não o atender.

Rute confidencia a Marcelo que sente empatia por Piedade e que ficou triste por ela ter ficado sem a sua atleta nos Jogos Olímpicos. Marcelo assume que se sente um pouco responsável pela situação, porque avisou Sofia de que a sua gravidez era de risco, mas Rute prefere acreditar que foi providencial o atendimento que Bárbara lhe fez nas urgências e aproveita para aconselhar Marcelo a considerar a hipótese de lhe abrir o seu coração. O filho reafirma que gosta de Rosa e que nem Bárbara nem qualquer mulher o farão esquecê-la.

Sofia conversa divertida com Júlia sobre a sua gravidez com a irmã a querer escutar o bebé na sua barriga e a dizer que já está a pensar em nomes. Entretanto, Júlia envia uma mensagem a Nuno a dizer que já não vai ao Rio de Janeiro e que por isso podem ir mais cedo para a colónia de férias. Nuno fica eufórico e grita a novidade à mãe, dizendo que quer combinar as coisas. Beatriz acaba por se vergar à vontade do filho e liga a Daniel para confirmar o que ele lhe acabou de dizer. No entanto, Daniel é forçado a abreviar a conversa porque Cármen chama-o à sala, muito preocupada.

Daniel aparece no meio de uma violenta discussão entre Sofia e Narcisa sobre o casamento. Narcisa insiste que ela e Bruno devem casar, em nome das boas práticas católicas. Rosa esforça-se por acabar com a discussão e Daniel intervém para dizer que a decisão de casar pertence à filha e a Bruno. Narcisa fica furiosa e encosta o filho à parede em busca de apoio e Bruno acaba por acusar de Sofia de não querer casar só para contrariar Narcisa. Sofia fica furiosa e vai para o quarto. Ele vai atrás dela para pedir desculpa e depois de conversarem aceita qualquer decisão que ela venha a tomar, pois o que importa é que fiquem juntos.

Marisa já sonha em ser Madrinha de casamento de Sofia e confessa-o a Tomás. O irmão acha que ela se está a antecipar aos acontecimentos e ela muda de assunto para se certificar de que ele desistiu de doar o dinheiro que ganhou com a venda do apartamento em que viveu com a mulher em Londres. A conversa é interrompida pelo serviço de entregas de flores que enche a casa de Malmequeres. Marisa percebe que se trata de uma surpresa de Hugo mas como é alérgica começa a espirrar sem parar. Marisa liga a Hugo a avisá-lo de que a surpresa saiu furada e deixa-o muito desiludido.

nas redes

pesquisar