SIC

Perfil

De segunda a sexta

8º Episódio - 17 de maio (terça-feira)

Rosa fala com Samuel e descobre que se chateou com Narcisa; Rosa e Marcelo beijam-se!

SIC MULTIMEDIA

Rosa confessa que não entende como sofreu um acidente tão brutal e injusto. Samuel, no seu papel de padre, esforça-se por lhe dar o conforto de Deus e revela ao mesmo tempo que ela nunca lhe disse porque é que se zangou com Narcisa de forma a terem ficado afastadas até agora. A conversa é interrompida pela chegada de Tiago que procura por Sofia. A namorada chega quase ao mesmo tempo a amparar Bruno com Marisa. Tiago fica enciumado ao ver o cuidado com que Sofia cuida do primo.

Piedade desdobra-se em contactos para contratar para o Aliança um atleta com ambições a estar presente nos Jogos Olímpicos mas todos aqueles para quem telefona já estão comprometidos com outros clubes, deixando-a frustrada.

Rosa acarinha Bruno e pergunta se ele se sente melhor. A atitude da tia contrasta com a de Narcisa que, assim que entra em casa, faz questão de fazer sentir a Bruno o seu desagrado por ter ido correr com Sofia. Daniel, por seu lado, fica entusiasmado quando Júlia afirma que já esteve a explicar à mãe onde estão as coisas da cozinha mas Rosa não esconde a sua angústia por não se lembrar de nada. Tiago fica incomodado ao perceber que Sofia levou Bruno ao seu local secreto, mas disfarça. O que não consegue evitar é reconhecer que está cada vez mais insuportável estar em casa com Piedade.

Piedade anda num autentico frenesim para contratar para o Aliança um atleta com possibilidades de ir aos Jogos Olímpicos. No entanto, apesar de todos os telefonemas que faz, nenhum dos corredores com quem fala está livre, deixando-a frustrada.

Hugo insiste em reafirmar a sua fidelidade a Lia mas Gabriela desmascara-o quando encontra o soutien de outra. O rapaz disfarça e agarra nas suas coisas para sair de casa quando a namorada lhe telefona e diz que não pode ir ter com ele porque está maldisposta. O que Lia tem na realidade é a cara cheia de borbulhas, alergia provocada pelos produtos que Gabriela lhe impingiu. Furiosa, Lia chama Gabriela ao café e dá-lhe um valente raspanete porque agora, naquele estado, já não pode ir ter com Hugo.

Marisa e Samuel despedem-se de Rosa, que continua muito angustiada por estar numa casa que apesar de ser sua, desconhece por completo. Num impulso, Daniel propõe-lhe que vá descansar um pouco e pega-a ao colo. Rosa fica constrangida, enquanto Narcisa, depois de ficar a sós com Bruno, deixa escapar a fúria que sente e dispara que não pode permitir que a irmã esteja nos braços do marido nem que ela recupera a memória pois está certa de que se tal acontecer, serão escorraçados dali. Bruno, lembra à mãe de que avisou que o seu plano podia correr mal e ela repreende-o por ele ter torcido o pé.

Júlia, ao ver a mãe ser carregada ao colo pelo o pai para o quarto lembra-se de que é daquela forma que os noivos procedem no dia do casamento. O rosto de Daniel ilumina-se e ele pede à filha que vá procurar o vídeo do casamento deles, na expectativa de que Rosa possa recordar-se de algo. Para já, as tentativas para que recupere a memória são infrutíferas, apesar de Daniel mostrar a Rosa objectos que lhe pertencem.

Júlia, muito entusiasmada, conta a Narcisa e Bruno que Daniel lhe pediu que procure o vídeo do seu casamento com Rosa. Narcisa fica muito contrariada e quando a sobrinha deixa escapar que os pais tiveram um casamento de sonho, fica cheia de inveja e raiva, que disfarça com grande cinismo.

Sofia confessa a Tiago e Cármen que acha muito estranha a relação que Narcisa tem com Bruno, argumentando que ela é muito controladora. O namorado e a avó não valorizam a sua opinião e Cármen acha mesmo que a neta está a fantasiar. Tiago, por seu lado, disfarça mal a ponta de ciúme que sente por ver a forma como Sofia fala de Bruno. Ela repara e diz que ele parece estar a embirrar com o rapaz mas Tiago nega.

Rosa ganha coragem e diz a Daniel que não quer dormir com ele. O marido fica muito tenso mas acaba por se mostrar compreensivo dizendo que sendo assim será ele a deixar o quarto. Júlia é que não compreende a opção da mãe e bombardeia o pai com perguntas, deixando-o exasperado.

Bruno lamenta-se por não saber como vai agora regressar a Olhão com o pé naquele estado, ainda mais porque vai ter um teste a meio da semana. Sofia oferece-se para ir com ele ao Centro de Saúde arranjar um atestado médico e Tiago fica ainda com mais ciumes.

Rosa conta a Narcisa que decidiu não dormir ao lado do marido e que não aguenta viver ali em casa. A irmã, ao invés de a apoiar, limita-se a lembrar que bem lhe parecia que ainda era demasiado cedo para ela voltar para ali. Percebendo a fragilidade da irmã, Narcisa diz-lhe que não se preocupe com nada pois está ali para tudo o que ela precisar. Rosa, não perde tempo e diz que tem de lhe pedir um favor.

Depois de Júlia encontrar o DVD do casamento dos pais, Narcisa aproveita o momento em que se gera alguma confusão familiar na ida para a mesa do almoço para roubar o vídeo, trocando-o por outro. Quando todos estão a postos para verem o filme, são surpreendidos com imagens de desenhos animados. Rosa fica saturada e vai para o quarto. Daniel, Sofia e Júlia ficam a braços de procurar o DVD entre centenas que têm. Entretanto, Bruno vai ter com a mãe à cozinha e censura-a por ter sabotado mais uma vez a tentativa de recuperação de Rosa. Narcisa é agressiva, aperta-lhe o braço e reafirma que só está a acautelar a vida deles. Bruno, regressa a sala com ordens para estar calado.

Entretanto, Marcelo aparece de surpresa em casa de Rosa mas Narcisa apressa-se a justificar que foi Rosa que lhe pediu que o chamasse. Daniel fica incomodado mas trata o médico com cordialidade. Marcelo sobe ao quarto de Rosa e senta-se na sua cama. Ela insiste em queixar-se por ter regressado a uma casa de que não se lembra e que nada lhe diz. O médico revela que ela terá de fazer terapia e que o tratamento fará com que melhore. Rosa quer que seja ele a tratá-la mas Marcelo faz-lhe ver que essa área não é a sua especialidade. Rosa suplica-lhe que não a abandone e acaba por perder o controlo, beijando Marcelo.

Marcelo afasta-se de Rosa, perturbado pelo beijo que ela acaba de lhe dar e insiste em que deve tratar-se com um neuropsicólogo. Rosa reafirma que aquela não é a sua vida e que ele não pode garantir-lhe que recupere a memória, suplicando-lhe que não desista dela. Marcelo volta a abeira-se da cama e segura-lhe na mão, tentando tranquilizá-la. No entanto, ao olharem-se nos olhos, Rosa e Marcelo sentem algo de inexplicável um pelo outro. Sofia entra de surpresa no quarto e ainda observa o momento, optando por não dizer nada, limitando-se a oferecer um chá ao médico. Marcelo desculpa-se e responde que está de saída, pois tem de voltar para Lisboa.

Daniel procura com impaciência o vídeo de seu casamento com Rosa, sem conseguir encontrá-lo. Bruno, olha para Narcisa que diz com grande cinismo que também ela gostava de ver o DVD. Marcelo prepara-se para ir embora e com grande constrangimento justifica que Rosa o chamou porque ainda está muito confusa depois do acidente e que ele constitui para si a sua referencia médica. Daniel acaba por aceitar as explicações do médico que se esforça por deixar claro que a partir de agora Rosa terá de ser seguida por um neuropsicólogo e que ela só confirmará a sua evolução.

Rosa esconde a Narcisa o que se passou entre si e Marcelo e pede à irmã que a ajude a encontrar o número de uma pessoa.

Sofia avisa Júlia que não quer o quarto desarrumado agora que ela o vai dividir consigo. Cármen põe água na fervura no azedume de Sofia e Bruno lamenta que a sua presença e da mãe a obriguem a ter de dividir o quarto com a irmã. Tiago despede-se de todos e com particular incómodo de Bruno. Sofia acompanha o namorado à porta e revela algum desprendimento pela forma rápida como se despede dele. Sofia repara no saco que Rosa trouxe do hospital e entrega-o ao pai. Ele diz com nostalgia que já o leva para o quarto de Rosa e fica a segurar a bonequinha de madeira que lhe tinha oferecido.

Sofia comenta com Bruno que achou que Rosa e Marcelo pareciam estar demasiado próximos um do outro quando os viu no quarto mas rapidamente afasta os maus pensamentos, confessando que ficou apenas impressionada ao ver a madrasta com outro homem, pois tem ainda bem viva na memoria a paixão que unia Rosa ao pai.

Rosa fica incomodada porque Daniel entra no quarto sem avisar e a apanha semi-despida. Impaciente, pede-lhe que bata à porta da próxima vez. Daniel sente-se mal com toda aquela situação e depois de ela voltar a lamentar-se por não ter memória dos últimos quinze anos, recomenda-lhe que passe pela Floriz, certo de que lhe fará bem ver tudo o que construiu.

Tiago chega a casa e encontra uma grande desarrumação. Fica atónito ao ler um bilhete que a mãe lhe deixou escrito.

nas redes

pesquisar