SIC

Perfil

De segunda a sexta

3º Episódio - 11 de maio (quarta-feira)

Narcisa e Rosa reencontram-se após 10 anos de separação; Rosa e Daniel insistem para que Narcisa fique com eles em Lisboa. esta aceita porque sabe que pode lucrar com isso!

Christian Gnad

Sofia e Cármen mostram algumas fotografias de família a Rosa mas ela continua sem recuperar a memória. Sofia dá então a cheirar a Rosa o perfume que usava e ela consegue recordar-se daquele aroma. Cármen considera que já se trata de um progresso.

Paula seduz César no sofá e tenta que ele a aceite em casa, propondo que fiquem ali a tarde toda. César trata a sua estagiária com algum desprezo, diz que tem uma reunião familiar e responde que se ela não tem recursos para se manter, pode sempre regressar à sua Ilha da Madeira. Paula fica irritada.

Na Madeira está Nando que se prepara para dar inicio às atividades radicais em que trabalha e atira piropos a Elisa, dizendo que se a Ilha não fosse a sua paixão, namorava com ela. Elisa responde bem disposta que isso seria um problema porque depois se chateavam.

César chega atrasado à reunião com os pais e o irmão, o que deixa Marcelo irritado. Apesar de tudo, os pais desvalorizam o seu comportamento e comunicam que decidiram vender a casa para os ajudar a pagarem a indemnização a que o tribunal os condenou. Marcelo nem quer ouvir falar do assunto, mas César aceita logo a ajuda dos pais o que leva o irmão a exaltar-se e a exigir que ele resolva a situação em que os meteu devido à sua negligência.

Daniel mostra a Rosa o vídeo que gravaram quando estiveram na Holanda, mas ela não tem qualquer memória do que viveram, deixando-o bastante triste. Daniel vai depois falar com Marcelo, que está destroçado a olhar para os seus extractos bancários. Daniel conta-lhe os esforços que têm sido feitos para que Rosa recupere a memória. O médico afirma que era fundamental que a irmã a visitasse mas Daniel conta que lhe perdeu o rasto e que o detetive já o avisou de que será difícil encontrá-la.

Sem recursos e sem rumo na vida, Narcisa procura Rosa no hospital e entra no seu quarto. Rosa olha para a irmã, balbucia o seu nome e fica com os olhos rasos de lágrimas com a emoção que o reencontro lhe provoca.

Rosa confessa a Narcisa que está muito baralhada porque lhe aparecem pessoas no quarto que se dizem familiares e de quem ela não se recorda. Por outro lado, pergunta à irmã pelo pai e pelo filho dela, Bruno. Narcisa omite que o pai já morreu, estranha que Rosa se recorde do seu filho e pergunta-lhe onde está o marido dela. Rosa diz apenas que ele tem aparecido mas que é um estranho para si.

Entretanto, Daniel está no gabinete de Marcelo e mostra-lhe o vídeo que fez na Holanda com Rosa, discorrendo que tinha a esperança de que ela se lembrasse dos momentos felizes e românticos que viveram naquela viagem. O médico vai conversando, mas incomodado ao ver os momentos de maior intimidade entre eles. Daniel volta a estranhar que a mulher lhe tenha escondido que tem uma irmã e Marcelo acha que se o fez deve ter tido as suas razões.

Daniel entra no quarto de Rosa e fica surpreendido por encontrar Narcisa. Ela justifica que soube por ele que ela estava naquele hospital e que decidiu ir vê-la. Contudo estranha que a irmã se lembre dela, do filho e do pai, sem que consiga recordar a família que constituiu. Daniel confirma que ela não se lembra da filha, dele, nem tão pouco da empresa. Narcisa fica curiosa e muito interessada ao ficar a saber que Rosa é uma grande empresária de Tomar, considerada a Rainha das Flores.

Hugo, dengoso fala ao telefone com Lia. Gabriela provoca-o e diz esperar que tanto mel não seja fruto de outras colmeias.

As plantas que Rosa tinha comprado chegam às estufas e Maria mostra-se preocupada por não saber o que a patroa queria fazer com elas, receando que se estraguem se ela não tomar rapidamente a liderança da empresa.

Marcelo conversa com um colega e apressa-o para que decida se quer comprar a casa que ele pôs à venda para pagar a indemnização ao rapaz que ficou paraplégico na obra e ainda se mostra preocupado em gerir a vontade dos pais que também querem vender a sua casa para o ajudar e ao irmão. Marcelo antevê que vai passar anos duros até conseguir fazer face a tantas dívidas. Daniel interrompe-lhes a conversa e apresenta Narcisa a Marcelo, dizendo que ela já esteve com Rosa. O médico considera que é muito importante para ela estar em contacto com uma pessoa de quem se lembra, acrescentando que acha normal as confusões que ela ainda faz. Narcisa insiste em que tem trabalho à sua espera em Espanha e que não pode continuar ali. Daniel assegura que lhe dará tudo o que ela precisar e Marcelo lembra que Rosa pode continuar sem memória durante muito tempo, talvez até permanentemente. Narcisa ouve com atenção e fica curiosa mas também muito indecisa sem saber se aceita ficar a apoiar a irmã.

Rosa, também pressiona Narcisa para que fique consigo e ela acaba por concordar. Depois telefona a Bruno e diz-lhe que mudou de ideias e que afinal vai ficar em Lisboa mais dois ou três dias e que só depois irá para Espanha. O filho estranha a mudança de planos mas Narcisa confidencia que já percebeu que ali não falta dinheiro e que talvez possa rechear a carteira. Daniel aproxima-se e Narcisa apressa-se a desligar a chamada, justificando que Bruno não pode ir ter com ela porque tem de estudar para um teste. Daniel agradece por ela ter decidido ficar ao pé da irmã e insiste em dar-lhe o dinheiro que lhe havia prometido. Narcisa, sempre a fingir, responde que isso é o que menos importa, apesar da insistência do cunhado em cumprir a palavra dada.

César inclui Paula no seu plano para convencer Marcelo a aceitar que os pais vendam a casa para os ajudar. Ela fica curiosa sem perceber qual será o seu papel na trama de César.

Em casa de Rui, Rute, muito ansiosa, insiste em vender a casa para ajudar os filhos. Fialho pede à mulher que se acalme, receando que volte a sentir-se mal. Rui é de opinião que não se devem precipitar-se e compreende que Marcelo não queira que eles vendam a casa, pois será todo um passado que se perde, no fundo a história da família. O momento encerra alguma nostalgia e Rui acaba por se recordar da mulher que recentemente faleceu, reconhecendo que passa por alguns momentos de solidão. Rute sugere-lhe que fale com a filha econvença Renata a regressar de Espanha, onde está a trabalhar. Rui confessa que não quer que ela se sinta obrigada a regressar.

Paula vai falar com Marcelo ao hospital e coloca em prática o plano traçado por César, contando que ele está tentado a fugir do País para escapar às dividas que o caso perdido em tribunal originou. Marcelo fica irritado e acha que o irmão é um verdadeiro cobarde. Paula aperta o cerco e lembra-lhe que se César desaparecer ele ficará sozinho a arcar com todas as dívidas. Marcelo fica exasperado a pensar no que ela lhe disse.

Rosa e Narcisa rezam juntas. Quando a oração termina, Rosa pergunta à irmã porque é que se afastaram e deixaram de se dar. Narcisa conta a sua versão, dizendo que tudo aconteceu depois de ela decidir ir viver com Tó, o pai de Bruno que já a tinha abandonado quando o filho nasceu e que a convenceu a emigrar com ele. Narcisa prossegue a narrativa da sua desdita e conta que o amor da sua vida voltou a abandoná-la e que ela não teve coragem de regressar à casa paterna e que decidiu criar o filho sozinha. Rosa comove-se com aquela história e promete à irmã que nunca mais a abandonará. Narcisa também derrama algumas lágrimas, fixando o rosto da irmã.

Marisa e Tiago entram num verdadeiro turbilhão quando Piedade decide mudar à última hora tudo o que tinha idealizado para o aniversário do clube.

Narcisa despede-se de Rosa, preparada para seguir com Daniel para Tomar. Marcelo lembra a Daniel que é importante que tragam mais fotos e vídeos para tentarem que Rosa recupere a memória. Depois de o marido sair, Rosa desabafa com o médico que não se lembra de Daniel e confessa que foi muito bom voltar a ver a irmã. Depois, pede a Marcelo que a ajude a caminhar um pouco. Ele acede e durante a conversa que travam, encoraja-a a encarar o futuro com confiança, segurando-lhe nas mãos com muito carinho a que ela retribui com um sorriso.

nas redes

pesquisar