SIC

Perfil

Resumos de 24 a 30 de setembro

Mercedes não pode permitir que Henrique fale e mata-o com um tiro na cabeça

Rosário, está muitodesconfiada com as intenções de Justina ao dar um lanche para Joana e Mateus ediz à mãe que não vai tolerar que se meta na sua vida. Justina responde que sópor milagre Mateus aparecerá. Tonino impede que Rosário responda ao entregar ospastéis de nata encomendados. Justina satisfaz a curiosidade de Tonino aojustificar que implica tanto com Vítor e Maria de Jesus porque lhe dá muitoprazer tirá-los do sério.

Inês e Raimundo namoram comgrande paixão na margem do rio.

Joana chega a casa deRosário e Justina dá a primeira ferroada ao dizer que Mateus ainda não chegoupor ser pouco dado à pontualidade.

Emídio conta a Marta que o julgamento de Luísa pela tentativade assassinar Eduardo já está marcado. Ambos torcem para que o sorteio que vaidesignar o juiz, tenha o dedo de Eduardo.

Luísa parece calma com anotícia mas, pouco a pouco, conversando com Sara, deixa escapar grandeansiedade por poder vir a ter o filho na prisão. A amiga dá-lhe animo, dizendoque nem sequer acredita que ela seja condenada. Ao mesmo tempo, Vera, Catarinae António, preparam empolgados a defesa de Luísa. O entusiasmo é tão grande queAntónio rasga um sorriso apaixonado para Catarina, desviando logo o olhar, porperceber o deslize que cometeu.

Justina continua a falar malde Mateus, que ainda não apareceu para discutir os detalhes do casamento.Rosário quase fulmina a mãe com o olhar e vai tentando desvalorizar as suaspiadas, perante Joana. O chá começa mesmo sem o noivo e Rosário a ligar paraele desesperada.

Maria de Jesus aceita receber Cláudia no lanche deaniversário de Sónia, quando percebe que a filha não está para festejos sem anamorada.

Mercedes entra em pânicoporque Henrique começa a ter lembranças vagas do último Natal que a podemcomprometer como sequestradora de João.

Nuno, para surpresa deRosário chega a casa da enfermeira e Justina apressa-se a justificar que oconvidou, por se dar nesta altura às mil maravilhas com Mateus. Rosário nãoentende assim e discute com Justina, que acusa de querer impedir o casamento.

Rosário não esconde a tristeza quando Mateus a avisa que nãovai poder estar no lanche porque tem que ir com Rui defender dois miúdos queforam apanhados a roubar em flagrante. Nuno e Joana querem consolá-la e Justinafaz um esforço enorme para ficar calada.

Vera não resiste e telefona a Daniel. Ambos estão apaixonadose trocam palavras doces, marcando um jantar para o dia seguinte.

João acompanhado por Antóniotreina hóquei em patins sem perceberem que estão a ser observados. Quandodeixam o ringue, o homem liga para Eduardo que estranha a amizade entre Antónioe Vera, ordenando que continue a segui-los.

Emídio, com a ajuda de Marta, faz chantagem com Mercedes,exigindo-lhe que assine um contrato em que cede vinte e cinco por cento dassuas acções, a troco da carta de Henrique que pediu a Emídio para falsificar.

Joana comovida, recebe Inês,prometendo à filha acompanhá-la no reinício da quimioterapia. Inês está tãodebilitada que Joana decide convidar Raimundo para jantar.

Rui consegue libertar os miúdos que roubaram. Mateuslembra-se nesse momento aflito que faltou ao compromisso em casa de Rosário.

Albertina desaconselhaHélder a ir ao lanche de Sónia, avisando que Maria de Jesus só quer arranjar umnamorado à filha. Luísa é que não diz que não e vai estar presente na festa.

Mateus finalmente aparece e pede a Justina que o deixe falara sós com Rosário. Esta, farta de mendigar a atenção de Mateus, rompe com oamor da sua vida, dizendo que já não quer casar com ele. Mateus ainda esboçauma reacção mas é obrigado por ela a sair. Já só e em lágrimas, Rosário éabraçada por Justina que consola a filha.

 

Na Quinta do Paço, Joanaestá muito preocupada com a saúde de Inês e reconhece que Raimundo tem sidoincansável no apoio prestado. Nuno lamenta não ter conversado com a irmã antesdesta ter iniciado novo ciclo de quimioterapia. Joana lamenta ainda a atitudede Mateus, que uma vez mais faltou a um compromisso com Rosário. Nuno diz à mãeestar convencido que a vocação do irmão é mesmo o sacerdócio.

Justina e Rosário acabam porconcordar que a ruptura entre a enfermeira e o padre acabou por ser a melhoropção.

Quando Mateus chega a casa,Joana fica aliviada por saber que já não vai haver casamento e Mateus, tambémmais aliviado está agora livre para retomar a sua função de padre, garantindoque vai dispensar a Clarinha todo o amor de pai.

Maria de Jesus não se conforma por ter de receber Cláudia nolanche de aniversário da filha. Sugere mesmo a Tonino verem-se livres de Vítor para queSónia volte a ocupar o seu quarto. Tonino não está muito receptivo à ideiaporque sente uma enorme pena de Vítor.

Num clima de paixão, Vitória pede a Rodrigo que tome contadas suas acções da sociedade agrícola. Este, alerta para as duras batalhas queestão para vir mas, orgulhoso, com a confiança cega da namorada, aceita.

Vera e António saem doapartamento desta para levarem João à escola, seguindo depois para oapartamento de Luísa, onde vão iniciar o seu processo de defesa, pela tentativade matar Eduardo. Este deixa o hotel onde agora vive e contactado por umcolaborador, diz ao homem que continue a seguir Vera. Logo de seguida, liga aSebastian, marcando encontro com ele no escritório.

Justina ao dobrar o vestidode noiva de Rosário diz-lhe que ainda não perdeu a esperança de a ver entrar naigreja para casar. Rosário leva o vestido para o guardar, vincando que tão cedonão quer ouvir falar do assunto.

Henrique censura Mateus porjá não haver casamento e Geraldo, percebendo que o irmão vai continuar a serpadre, pede-lhe que interceda junto dos paroquianos pela sua candidatura àpresidência da câmara. Mateus sorri, mas recusa.

Nuno tenta falar com Inês explicando-lhe em que fase dostratamentos está. No entanto a irmã está desmoralizada e pouco dada a conversarsobre o assunto.

Cláudia e Luísa cantam os parabéns a Sónia. Esta exibe umanel que Cláudia lhe deu de presente.

Maria de Jesus alerta Vítorpara a possibilidade de Sónia ficar em casa nessa noite, faltando espaço paraalbergar toda a gente. Vítor compreende a situação e assegura que arranjará umlocal para dormir.

Justina visita Albertina e,com Hélder a assistir à conversa, conta que Rosário rompeu o noivado comMateus. Envenenado com a língua afiada de Justina, Hélder sai de casa zangado eAlbertina critica a amiga por tocar numa ferida sensível do filho, que está atentar esquecer Rosário. Não contente com o que já disse, Justina aindaacrescenta que o seu sonho é ter Nuno como genro, deixando Albertina furiosa.

Para preparar a sua defesaem tribunal, Luísa conta a Vera e António tudo o que fez para se libertar deEduardo. Este, por seu lado diz a Sebastian que convoque António para umareunião, onde pretende fazer-lhe uma proposta para que abandone a equipa quedefende Luísa. Mais tarde, Eduardo decide que Marta será a sua advogada e queEmídio mentirá como nunca a seu favor.

Rosário corta qualquer esperança a Nuno de que os dois possamficar de novo juntos.

Jeremias percebe que Vítor não tem onde dormir e consegueconvencê-lo a aceitar ficar em sua casa.

Vera não resiste e morta desaudades liga a Daniel, que também não esconde já não poder passar sem ela. Commuito carinho confirmam jantar. Catarina oferece-se a Vera para levar João paradormir na Quinta do Paço, deixando a porta aberta à amiga para uma noiteromântica.

No aniversário de Sónia, Maria de Jesus faz tudo paraempurrar a filha para os braços de Hélder. Tonino acaba por ficar a torcer porCláudia, que percebe claramente as intenções de Maria de Jesus.

 

Raimundo está preocupado comInês, muito abalada pela doença. Albertina partilha a angústia do filho edivide também com ele a sua preocupação por Maria de Jesus querer empurrarHélder para os braços de Sónia. Na festa de aniversário desta, Maria de Jesustenta que Mateus converse com Sónia, fazendo com que ela termine a relação comCláudia. O padre diz que o fará mas apenas se Sónia o procurar. Luísa gaba ospastéis de nata do Pão Quente, deixando Tonino radiante.

Eduardo tenta subornar António para que deixe de trabalharcom Vera e se afaste dela. Como António recusa, perde os bons modos e ameaça-ode morte.

Vera está preocupada por não ter notícias de António. Catarinasossega a amiga, contando que ele lhe mandou uma mensagem dizendo que está bem. Despreocupada porque Joãoestá entretido na Quinta do Paço com o tio Henrique, Vera sai entusiasmada parajantar com Daniel.

Jeremias acolhe Vítor em suacasa e está apostado em quebrar-lhe as mágoas que o invadiram desde que deixouAngola. Vítor, orgulhoso, prefere valorizar a refeição.

Vera e Daniel jantam e ao regressar a casa da advogada, nãoresistem a dar o primeiro beijo. É também o início de uma nova relação.

A festa de aniversário deSónia chega ao fim e Maria de Jesus tenta convencer a filha para que durma lá em casa. Sónia diz queaceita desde que Cláudia também fique. Depois de muita discussão, Maria deJesus aceita contrariada a imposição de Sónia, como uma prova de amor por ela.Cláudia é que não está disposta a aceitar migalhas e depois de dizer o que lhevai na alma sai porta fora.

Catarina conta a Rodrigo que João dormiu na Quinta do Paçodeixando-o incomodado por Vera não lhe ter pedido para ficar com o filho. Catarina explica que amotivação de João é tentar que Henrique, ao privar com ele, continue arecuperar a memória. Catarina e Rodrigo acabam por concordar que quando issoacontecer, muita coisa se resolverá na família Álvares.

Ao mesmo tempo, João dá opequeno-almoço ao tio Henrique e faz com que este se recorde que quis ir àpolícia quando João esteve raptado. Na sala, Mercedes engana Joana,entregando-lhe uma carta do tribunal em que Henrique, aparentemente pede o divórcio.Joana fica chocada e vai confrontar Henrique, que se mostra confuso.

João conta feliz a Rodrigoque Henrique recuperou um pouco mais a memória. Celebram os dois e Rodrigoprepara-se para levar João à escola.

Mercedes expulsa Joana doescritório acusando-a de estar a perturbar Henrique e diz que quando o divórciofor definitivo ela terá que deixar a quinta.

Joana corre a pedir ajuda a Rodrigo que está de saída paraLisboa.

Nesse instante Henrique, estimulado pela discussão entreMercedes e Joana, lembra-se que foi Mercedes a responsável pelo rapto de João efoi ela que lhe extorquiu as acções da sociedade agrícola. Mercedes não podepermitir que Henrique fale e mata-o com um tiro na cabeça, simulando umsuicídio que ela própria já havia planeado para se prevenir.

Os momentos que se seguem naQuinta do Paço são de profunda consternação com Mercedes a encenar um desgostoque obviamente não sente e Joana incrédula com o que aconteceu ao marido.

Sónia está inconsolável por estar separada de Cláudia e nãoesconde isso dos pais. 

Alheia à morte do pai, Catarina ouve António contar que foichantageado por Eduardo. A conversa segue um rumo que leva a que Antónioconfesse o seu amor por Catarina acabando por beijá-la. Nesse instante Ruientra no apartamento e tem finalmente justificados os seus ciúmes.

 

Cláudia não se conforma que Sónia não tenha regressadoconsigo a casa depois da festa de aniversário. Luísa escuta as queixas dasobrinha e aconselha-a a ser um pouco mais paciente.

Sónia, por seu lado, está inconsolável por estar separada deCláudia e não esconde isso dos pais. Maria de Jesus percebe a tristeza da filhae diz que vai remediar a situação.

Sem saber ainda da morte do pai, Catarina conta em lágrimas aVera o beijo que António lhe deu, acreditando que perdeu Rui para sempre. Veraacalma a amiga aconselhando-a a explicar-se ao namorado, ao mesmo tempo que lhegarante ter descoberto uma bomba. 

A família Álvares tenta recompor-se da morte de Henrique etenta definir os passos seguintes. Joana está atormentada questionando comocontará a tragédia a Inês.

Catarina, ainda sem conhecimento do que sucedeu na Quinta doPaço, sabe por Vera que afinal, Mercedes não chegou a entregar as acções dasociedade agrícola ao pai, mantendo-as num cofre em que só ela pode mexer.Nesse instante Catarina recebe uma chamada de Geraldo e antes que possa contara descoberta de Vera, fica em choque com a notícia da morte do pai.

Rui não se conforma com obeijo que viu entre Catarina e António, mas Jeremias chama o filho à razãodizendo-lhe que a namorada precisa agora dele, mais que nunca, aconselhando queos assuntos do coração sejam tratados mais tarde, porque Catarina terácertamente uma razão para ter beijado António.

O assassínio de Henrique deixa Eduardo muito satisfeitomandando Natália chamar Emídio de imediato. Este tenta dar a entender que nãoteve nada a ver com o crime, mas Eduardo não acredita, apontando-lhe umapistola à cabeça, obrigando Emídio a confessar que falsificou a pedido deMercedes uma carta em que Henrique justificava as razões do falso suicídio.Eduardo fica eufórico com o plano que acaba de conceber.

Cláudia entra no centro desaúde para as consultas da manhã e Lígia, com alguma malícia diz-lhe que temuma visita. É Sónia que vai garantir a Cláudia querer ficar com ela parasempre, depois de ter desiludido a namorada, com uma noite passada em casa dospais, manipulada por Maria de Jesus. Cláudia que inicialmente estava zangada,cede, acabando por abraçar a companheira.

Vitória lamenta a morte de Henrique e comenta com Rodrigo aestranha coincidência de que tanto no suicídio do tio, como na morte do pai,Gonçalo, Mercedes estava por perto.

Daniel liga a Vera na expectativa de um encontro, mas logopercebe que a ocasião é imprópria, dando força à namorada para que apoie Catarinada melhor maneira.

Geraldo, sempre emsofrimento, implora a Mateus que faça tudo para que o pai tenha um enterrocristão.

Joana pede a Albertina queencontre o filho Raimundo para que seja ele, com todo o amor que tem, a dizer aInês que Henrique morreu. Para Joana, só Raimundo será capaz de atenuar osofrimento de Inês, agora tão fragilizada com os tratamentos de quimioterapia.

Rosário vai à Quinta do Paço para prestar o seu apoio.Primeiro abraça Mateus e depois Nuno, que agradece o conforto que recebe.

Mercedes continua a fazer opapel de viúva chorosa, reclamando que ninguém tem compaixão pelo seusofrimento, mas é posta no lugar por Vera que, quando chega trazendo Catarinaavisa Mercedes que quando passar o pesadelo pela morte de Henrique, muito terãopara conversar.

Raimundo conta a Inês que o pai morreu, levando a namorada aodesespero. Inês chora e fica revoltada não aceitando que Henrique se tivessesuicidado.

Entretanto no Pão Quente éAlbertina quem põe os presentes ao corrente da desgraça que aconteceu naherdade dos Álvares. Todos ficam surpreendidos mas Máquina grita que não épossível que Henrique tenha posto termo à vida, pois não era cobarde. Estaafirmação leva Maria de Jesus a reafirmar que para si, Máquina tem uma qualquerligação à família Álvares.

Catarina reencontra Rui eabraça-o como que pedindo o seu apoio. Rui que ainda não está refeito por tervisto a namorada a beijar António, reage com alguma frieza.

Inês destroçada pela morte do pai deixa a casa de Raimundogritando que não quer amar mais ninguém na vida, pois já perdeu muitos de quemgostava.

Eduardo dá instruções precisas e diz que não admitiráfalhanços na defesa do laboratório produtor do P5. Sai de seguida na companhiade Silveira. Emídio conta então a Marta que Eduardo o ameaçou com uma arma,sugerindo que está na hora de se livrarem dele.

Mercedes persiste em fazerteatro mostrando-se arrasada com a morte de Henrique. Ninguém acredita que o desgostoé real, muito menos Gabriel que fica indignado, contando os lamentos daespanhola a Alexandra. Ambos concordam que ela se modificou com o regresso deEduardo.

António vai à Quinta do Paço prestar apoio a Catarina,despertando em Rui ciúmes furiosos. Jeremias e Rodrigo tentam aplacar-lhe a fúria enquantoVera chama a atenção de António para o constrangimento da situação.

Rogério visita o pai e Vítordiz-lhe que agora está a viver em casa de Jeremias, um angolano que conheceramquando viviam em Luanda.

Rodrigo e Vera convencem João a ir jogar à bola com Antóniode forma a que se distraia um pouco e deixe de pensar na morte de Henrique.

Vera recebe um ramo deflores que é entregue por um estafeta. Ao ler o cartão em voz alta comCatarina, verifica que o presente foi enviado por Daniel. Vitória e Rodrigo, àdistância, observam desconfiados a cena.

Raimundo diz a Albertina que está muito preocupado pela formacomo Inês saiu, ao saber que o pai morreu. Inês prepara-se mesmo para cometeruma loucura ao selar um cavalo que vai montar a toda a brida.

Nuno está a acusar odesgaste provocado pela morte de Henrique e pede a Rosário para a acompanharquando a enfermeira decide deixar a casa grande para ir ver como está Clarinha.Rosário aceita a companhia e quando chegam a sua casa, Justina insiste para quevão dar um passeio com Clarinha.

Inês tenta espantar a tristeza pela morte do pai arriscando avida em cima de um cavalo a quem impõe cada vez mais velocidade. Raimundo nasua moto 4 localiza-a e tenta fazer com que pare, mas sem êxito. Inês não ligaao pedido do namorado e tenta fugir-lhe. A dada altura atira-lhe o cavalo paracima provocando o despiste de Raimundo.

Máquina também vai à Quintado Paço dar os sentimentos aos Álvares e Mercedes aproveita para continuar avitimizar-se arrancando-lhe um abraço exagerado. Máquina surpreende Rodrigoquando, ao aceitar um copo de vinho, revela que bebeu muitos daqueles comHenrique e Gonçalo.

Jeremias critica Rui pelafrieza com que o filho trata Catarina.

Albertina está preocupadacom Raimundo, por não ter notícias e também com Hélder, temendo uma futurarelação do filho com Sónia. Hélder diz à mãe que não tem essa intenção.

Geraldo e Mateus regressam àquinta depois de garantirem que Henrique terá um funeral como qualquer bomcristão.

Raimundo foi derrubado da moto 4 mas sem consequências.Apesar da queda tem todas as forças do mundo para consolar Inês que querdesistir de lutar pela vida.

Gabriel e Alexandra ficam perplexos quando percebem a chegadade Eduardo, de helicóptero, à Quinta do Paço. Eduardo com toda a hipocrisia domundo vai apresentar condolências pela morte de Henrique e, para surpresageral, acusa Mercedes de o ter assassinado. Esta tenta defender-se lembrando a todos como Eduardoos prejudicou mas, não tem sucesso. Vera também ataca Mercedes, acusando-a denunca ter devolvido as acções a Henrique. Eduardo consegue o seu objectivo aoespalhar todo o seu veneno e livra-se por pouco de ser agredido por Rodrigo.

O café Pão Quente é assaltado mas Máquina derruba o ladrão esurpreende os presentes ao gritar Mama Suma, célebre frase dos comandos emcombate.Graças a esta intervenção heróica a policia detém o meliante há muito procuradopor outros crimes cometidos. Vítor, que também foi comando, faz com que Máquinafuja quando fala da possibilidade de poderem ter estado ao mesmo tempo naguerra. Esta reacção faz com que todos insistam que Máquina esconde um passadomisterioso.

Joana, confusa, chega apensar que Eduardo poderá estar do lado da família ao afirmar que quer vingar amemória de Henrique, opinião que é contrariada por todos. Vitória lembra quenem tudo está perdido quanto à gestão da sociedade agrícola pois dispõe devinte e cinco por cento das acções. Rodrigo, para não ser demasiado duro com atia diz que vai procurar João. Ao sair derruba o ramo de flores que Verarecebeu e ao ler o cartão fica intrigado por estar assinado com o nome deDaniel. Inês também não fica indiferente e também lê o cartão, contando maistarde a Vitória o que viu, deixando a prima preocupada.

Vítor garante a Tonino eMaria de Jesus que vai descobrir o lado obscuro da vida de Máquina. A formacomo este evitou que o café fosse assaltado é próprio de alguém que em temposfoi militar e Vítor desconfia ter sido o caso de Máquina.

Rosário e Nuno regressam dopasseio com Clarinha. Sem perder tempo, Justina insiste em aproximar a filha domédico, na esperança de um casamento.

Emídio confessa a Mercedesque Eduardo o ameaçou, forçando-o a contar o plano que ela usou para matar Henrique.Mercedes está em pânico com a possibilidade de vir a ser presa mas tanto Emídiocomo Marta tranquilizam-na, argumentando que Eduardo precisa deles, logo nãocriará problemas.

Rodrigo, muito desconfiado,pergunta a Catarina se Vera namora com alguém. Catarina, pouco convincente, dizque Daniel é só um amigo mas Rodrigo não está convencido.

Eduardo volta a ameaçar Mercedes e garante-lhe que vai ficarcom toda a Quinta do Paço. Para isso, volta a exigir que lhe passe todas asacções da herdade, o que ela recusa. 

Vítor conta a Jeremias queMáquina evitou o assalto do café Pão Quente, ao mesmo tempo que começa aperceber estar rodeado de muita gente com afinidades com África. Até Jeremiasconfessa que serviu na força aérea portuguesa. Ambos chegam à conclusão queMáquina pode ter sido companheiro de armas de Gonçalo na Guiné.

Daniel aparece de surpresa em casa de Vera e causa umasituação desconfortável. João fica desconfiado e quando percebe que a mãe podeter um namorado perde a boa educação. Daniel acaba por ir embora, compreendendo aquelareacção. Vera, muito zangada, obriga João a ir para o quarto. Na manhã seguintetenta fazê-lo entender, que apesar de divorciados, os pais têm o direito derefazer as suas vidas sentimentais. João recusa aceitar que a mãe namore comDaniel e diz que se isso suceder, prefere ir viver com Rodrigo e Vitória.

Rodrigo está triste e Vitória pensa que é por ter descobertoque Vera pode ter um novo amor na sua vida. Rodrigo confessa que a ideia de sersubstituído por Daniel enquanto pai, é difícil de aceitar. Apenas por isso está comeste humor, garantindo ainda que não tem dúvidas quanto ao amor que sente porVitória.

Mercedes convida uma revistapara fazer a reportagem do seu luto, posando para a fotografia na sala da Quintado Paço. A indignação de Joana é tanta que dá uma violenta bofetada em Mercedes. Só Mateusconsegue acabar com a briga das duas. Eduardo diz a Natália para enviar todo otipo de flores para o funeral de Henrique. Natália sublinha a generosidade dopatrão e Eduardo a lealdade de Natália que promete recompensar.

Jeremias insiste com Ruipara que procure Catarina para esclarecer os equívocos entre os dois.

Tonino quer oferecer aMáquina uma garrafa de vinho do Porto como agradecimento por ter evitado o assaltoao café. Máquina responde que se querem agradecer-lhe, fechem o Pão Quente parahomenagear Henrique e Gonçalo.

Mercedes não aguenta a humilhação a que foi sujeita por Joanaque a esbofeteou e ameaça expulsar toda a família Álvares da herdade.

Albertina insiste com Hélderpara que a acompanhe ao funeral de Henrique, uma vez que Raimundo vai nacondição de namorado de Inês e Júlio, como amigo de João.

Na Quinta do Paço, Alexandra e Gabriel mostram-se preocupadoscom as guerras entre Mercedes e o resto da família Álvares.

nas redes

pesquisar