SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Um Petit Gateau no ponto!

Crie uma sobremesa sublime na perfeição com a ajuda da Luísa!

Olá a todos!

Hoje trago uma receita para especialistas! Como já temos vindo a fazer muitas receitas juntos, sei perfeitamente que já são tão prós como eu!

O petit gateau é um doce um pouco complexo porque tem de ficar líquido por dentro e cozido por fora... E é essa particularidade que o torna tão especial (principalmente quando é acompanhado por uma bola de gelado)!

Admito que as minhas primeiras tentativas não correram da melhor forma, mas depois de encontrar esta receita passaram a ficar no ponto!

Experimente! Vai ver que consegue!

Ingredientes:

5 ovos inteiros

5 gemas

170g de açúcar

100g de farinha de trigo

250g de chocolate meio amargo

250g de manteiga sem sal

Preparação:

Comece por derreter o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria.

Depois bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar com a batedeira. Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e, em seguida, junte a farinha peneirada. Misture bem até obter uma massa homogênea.

Unte com manteiga sem sal quatro pequenas formas redondas antiaderentes (preferencialmente com cerca de 6 cm de diâmetro).

Coloque a massa nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Deixe cozer durante 4 minutos, o que implica que tem de retire assim que estiver com a superfície cozida.

Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Pode servir com uma bola de gelado do sabor que mais gostar (eu usei baunilha).

"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final."

Mahatma Gandhi

nas redes

pesquisar