SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Pasta al Pesto!

Um dos pratos italianos mais apreciados em todo o mundo e é muito simples de fazer!

Olá a todos!!!

A minha receita de hoje é demasiado simples mas demasiado boa também!

Porque até as coisas mais simples da vida se tornam irresistíveis! A minha Pasta al Pesto é simplesmente divinal e tão, mas tão simples de fazer! O segredo está no molho. O pesto é um molho muito fácil de fazer mas tem os seus segredos!

Por esse motivo, vou partilhar consigo a minha receita para que quando for você aí em casa a fazê-la seja muito bem sucedido!

A Pasta al Pesto é um dos pratos italianos mais cozinhados e apreciados em todo o mundo! Não sei se já provou, mas se ainda não, prove agora! Vai ver que não se arrepende e tal como eu, tenho a certeza que também se vai juntar ao clube de fãs desta iguaria!

Pasta al Pesto

Ingredientes:

4 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
3 colheres (chá) de nozes sem casca
100 g de queijo peccorino ou parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de azeite
pimenta-do-reino a gosto
500 g de espaguete (ou qualquer outra massa: penne, fusilli, tagliatelle...)

Preparação:

Comece por colocar água numa panela grande, adicione sal e leve-a ao lume.

De seguida, com a ajuda de uma faca,descasque os dentes de alho e passe pelo espremedor. Reserve o alho numa tigela à parte.

Num liquidificador, triture as nozes e junte-as ao alho picado, tempere com o sal e misture tudo muito bem.

O passo seguinte é lavar as folhas de manjericão e depois secá-las com uma toalha. Quando elas estiverem secas, pique-as com uma faca até ficarem em pedaços bem pequenos. O manjericão picado deve ser colocado na tigela que contém o alho e as nozes.

Ainda na tigela com o preparado, adicione o queijo e o azeite e envolva tudo muito bem até obter uma pasta homogénea. Logo depois, tempere com um pouco de pimenta-do-reino e deixe repousar (não coloque no frigorífico).

Na panela que deixou inicialmente ao lume, coloque a massa, assim que água estiver a ferver e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não deixar a massa cozinhar demais, ela deve ficar al dente.

Finalmente, escorra a massa num escorredor e coloque-a numa travessa/prato. Com a ajuda de uma colher, distribua o pesto sobre ele e misture bem. Sirva quente! Só se estiver bem quente é que vai conseguir sentir o sabor intenso a pesto!

Nota: Se o seu molho pesto ficar demasiado denso ao ponto de ser muito difícil misturá-lo com a massa, então use um bocado da água onde cozinhou a massa para que se deixe envolver mais facilmente! Não use muita água! Só o suficiente (uma colher ou duas de sopa, máximo).

Buon Appetito a Tutti!

Luísa

“Parte do segredo do sucesso na vida é comer o que você gosta e deixar que os alimentos se entendam lá dentro”

Mark Twain

nas redes

pesquisar