SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Bolo Rei em Dia de Reis

Faça o seu próprio Bolo Rei e delicie-se!

Olá a todos!

Bem, agora que já passaram os jantares de Natal e Passagem da Ano trago-vos uma receita que já tem muitos e muitos anos: o tradicional Bolo Rei.

Reza a lenda que o Bolo Rei representa os presentes que os reis magos deram ao Menino Jesus. A côdea simboliza o ouro, as frutas cristalizadas a mirra e o seu delicioso aroma o incenso...

Apesar de ser bastante complicado e moroso, eu adoro fazer Bolo Rei! É sempre diferente quando somos nós a fazer... Porque não tentar?

Ingredientes:

150g de frutas cristalizadas

150g de frutos secos picadinhos

1dl de vinho do Porto

30g de fermento de padeiro

750g de farinha

150g de margarina

150g de açúcar

raspa de 1 limão e de 1 laranja

4 ovos

1 colher de sobremesa de sal

Procedimento:

Macere as frutas (deixe algumas de parte) com o vinho. Dissolva o fermento em 1dl de água morna e junte a 1 chávena de farinha. Deixe a levedar em ambiente quente (cerca de 15ºC) por 20 minutos.

Entretanto bata a margarina, o açúcar e as raspas de limão e laranja, junte os ovos (batendo um a um) e o fermento. Adicione o resto da farinha e o sal e amasse até a massa ficar elástica e macia. Misture as frutas e forme uma bola; enfarinhe e cubra com um pano deixando levedar num ambiente temperado durante 5 horas.

Depois da massa dobrar o seu volume inicial, ponha-a num tabuleiro e faça um buraco no meio. Pincele com gema de ovo, enfeite com frutas secas e cristalizadas e leve ao forno quente. No final, pincele com geleia diluída em água quente.

Um feliz Dia de Reis a todos!

nas redes

pesquisar