SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Filhós Estendida para a noite de Natal

Prepare a sua mesa da consoada com mais uma receita da Luisinha

Olá a todos!

Antes de mais, quero desejar um feliz Natal a todos!

Nesta época tão festiva, uma das coisas que mais gosto de fazer é os doces tradicionais! E por isso mesmo decidi partilhar com vocês esta receita de filhós para que possam partilhá-la também com quem mais gostam! Aliás, é mesmo esse o espírito de Natal, não é?

Aqui fica então:

Ingredientes:

1/2 laranja

30 gramas de fermento de padeiro

2 decilitros de leite morno

80 gramas de manteiga

500 gramas de farinha

150 gramas de açúcar

1 ovo

1 pitada de sal

Farinha para polvilhar

Preparação:

Antes de preparar a massa, raspe a casca da laranja e esprema o sumo para um recipiente. Derreta a manteiga em banho-maria.

Para preparar a massa comece por misturar a farinha, o açúcar e o sal e coloque sob a bancada pulvilhada com farinha. Abra um buraco no centro da massa para adicionar o ovo, a raspa e o sumo da laranja, a manteiga e o fermento previamente dissolvido em leite morno.

Chegou a altura de começar a amassar com as mãos. Enquanto amassa, vá juntando o restante leite e continue a misturar tudo até a massa ficar macia. Se for necessário, volte a polvilhar a bancada com farinha.

Coloque a massa num local quente, faça uma cruz por cima com uma faca e deixe levedar até que esta dobre o seu tamanho inicial e fique fofa.

Depois de levedada, corte a massa em pedacinhos com uma tesoura ou uma faca. Coloque os pedacinhos de massa numa tigela com óleo para humedecer e estenda-os com as mãos até ficarem bem finos.

Depois frite em óleo bem quente de ambos os lados, retire, escorra e passe por uma mistura de açúcar e canela.

"Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore
de natal é a presença de uma família feliz."

Desconhecido

nas redes

pesquisar