SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Iogurte Natural Caseiro

Saiba como tornar um pequeno-almoço ou um lanche numa refeição saudável e divertida

Olá a todos!

Há coisas que nos fazem tão bem quanto o que sabem! Os iogurtes para mim, são uma dessas coisas, não concorda?! Já experimentou fazer o seu iogurte em casa? Sabe o quão fácil e rentável é fazer o seu próprio iogurte? Se não sabe, eu explico!

Hoje vou ensinar a fazer iogurte natural caseiro, uma receita baixa em calorias e muito económica! Não é preciso muita coisa, é muito simples e pode fazê-lo em "massa"! De uma só vez, pode fazer iogurte que dá para mais de uma semana.

O que eu mais gosto nos iogurtes é que podemos juntar-lhe vários e diversos ingredientes. Além de tornarem qualquer pequeno-almoço ou lanche, numa refeição deliciosa a verdade é que também pode ser muito divertido preparar o seu iogurte!

Já pensou quantas combinações de ingredientes é que pode juntar ao seu iogurte? Imensas! Ou seja, pode comer iogurte todos os dias mas sempre de forma diferente e para isso só precisa de uma coisa... deixar voar a sua imaginação!!!

Ainda assim, eu vou partilhar consigo algumas das minhas criações.

Vamos lá...

Ingredientes:

1 litro de leite (preferência por leite integral)

1 iogurte natural

Preparação:

Ferva o litro de leite até ficar com uma camada de "natas" de seguida, deixe arrefecer até ficar morno se necessário, mergulhe por exemplo, o dedo mindinho dentro do leite e conte até 10 segundos sem sentir desconforto. Se isso acontecer, então está no ponto para misturar o iogurte natural.

Depois mantenha o preparado num local abafado durante pelo menos 8 horas e está pronto. Pode conservá-lo no frio durante 5 dias, aproximadamente.

Nota: O iogurte que deve escolher para juntar ao preparado deve conter apenas leite e fermento lácteo (ou ainda leite reconstituído ou em pó). Não pode ter açúcar, gelatina ou outros ingredientes.

Dicas sobre como comer o seu iogurte:

- Fruta (maçã, pêra, morangos, mirtilos, framboesa, amoras, banana, ananás ou abacaxi, kiwi, pêssego, melão, romã, entre outros. Normalmente, os citrinos não ficam tão bem, mas pode experimentar. A fruta também pode estar cozida por exemplo, maçã ou pêra e junte um pouco de canela.)

- Granola;

- Cereais;

- Gelatina;

- Aveia;

- Sementes (Chia, papoila. sésamo, linhaça, girassol, entre outras);

- Mel e nozes (ou outros frutos secos: avelâs, amêndoas, amendoim, castanhas do pará);

- Manteiga de amendoim e banana;

- Chocolate preto derretido ou pepitas de chocolate;

- Doce, geleia ou marmelada;

- Chocolate de avelãs e banana (para os mais gulosos);

- Bolachas de manteiga, integrais ou de aveia esmagadas.

(...)

Mãos à obra!

"Quem não se importa com o próprio estômago,

dificilmente se irá importar com outra coisa"

Samuel Johnson

nas redes

pesquisar