SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Castanhas em dia de São Martinho

Dicas e truques para cozinhar castanhas no dia em que é obrigatório comer este fruto!

Olá a todos!

Hoje celebramos mais um dia de São Martinho e como tal, há que comer castanhas! Não importa como, o que importa é reunir família e amigos e comer este fruto porque a tradição assim o obriga e ainda bem!

Ao contrário do que tenho feito, hoje não vos trago uma receita específica mas sim, um conjunto de receitas, de truques e dicas para cozinhar castanhas. Escolha a alternativa que mais lhe agrada e faça feliz aqueles de quem mais gosta!

No forno

Primeiro que tudo, pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius.

Depois, faça um corte nas castanhas (o corte deve ter um pouco mais de meia volta) para que elas assem mais rapidamente. Isto acontece porque esse corte permite que o vapor possa passar e sair por elas facilmente. Aconselho que utilize uma faca bem afiada para isso. Outro truque é furar cada castanha algumas vezes com a ajuda de um garfo.

De seguida, coloque as castanhas numa forma rasa. Deixe-as a assar durante 15 ou 20 minutos. Passado esse tempo, verifique se estão macias e se parece fácil retirar a casca das castanhas. Se puder, utilize uma colher ou uma espátula para mexer algumas enquanto estão a assar, evitando que se queimem. Quando estiverem prontas, retire-as do forno.

Aguarde alguns minutos (2-3minutos) até que arrefeçam e então, enrole-as Pnuma toalha e esfregue-as até que a pele seja removida. Deixe-as embrulhadas na toalha por mais uns 5 minutos.

Por fim, descasque as castanhas e sugiro que faça isso, enquanto elas ainda estão quentes, já que o processo será facilitado. Junto com a casca, retire a pele interior das castanhas. Caso seja difícil retirar a pele de algumas delas, aqueça-as por mais alguns minutos até que estejam no ponto.

Sugestões ainda sobre a preparação no forno:

1) Antes de colocar as castanhas na forma/travessa, faça uma espécie de cama com sal grosso, deite o fruto por cima do sal e leve ao forno.

2) Depois das castanhas estarem assadas e descascadas, experimente abri-las ao meio e barrar manteiga ou acompanhar com mel, é delicioso!

No microondas

Junte algumas castanhas, entre cinco a seis de uma vez é suficiente e depois corte-as ao meio.

Escolha a opção para cozinhar no seu microondas, como se fosse cozinhar batatas também nesse eletrodoméstico, dado que neste processo, a castanha e a batata são parecidas. Deixe-as no microondas por 2 a 5 minutos, dependendo da potência do mesmo (sendo que, mais potência é igual a menos tempo).

E estão prontas a comer, depois de lhes tirar a casca!

Nota: Caso o seu microondas não tiver a função para cozinhar, cozinhe as castanhas até que comecem a ‘chiar’. Deixe-as a fazer barulho durante aproximadamente um minuto.

Cozidas

Recorrendo a uma faca, faça um lanho pouco profundo mas comprido na castanha.

Numa panela, coloque cerca1 litro de água, medida para 1kg de castanhas, junte também, 1 colher de sopa de sal grosso e 1 colher de sopa de erva doce.


Deixe que o fruto ferva durante 20 minutos. Passado esse período, desligue e deixe arrefecer na panela durante 10 minutos. Só então, pode coar a água e, enquanto as castanhas ainda estão mornas, descasque-as.

Fritas na frigideira

Depois das castanhas estarem lavadas e cortadas coloque numa frigideira mas antes, regue a frigideira com um bocadinho de óleo.

Deixe-as a fritar até que a casca abra um pouco e fique com uma cor mais para o dourado.

Sugiro que tape a frigideira com uma tampa quando as castanhas começarem a saltar e vá abanando para que fritem de ambos os lados.

Fritas as castanhas é só retirar a casca enquanto quentes e servir.

A castanha frita é um ótimo acompanhamento para carne!

Escolha como quer as suas castanhas e não se esqueça do vinho porque em dia de São Martinho "come-se castanhas e prova-se o vinho"!

Um feliz dia de São Martinho e se possível na companhia de Poderosas!

nas redes

pesquisar