SIC

Perfil

A Receita da Luísa - Saladas em frasco para o verão

Uma sugestão saudável para os dias de verão!

Olá!

O verão está aí e esta semana trago-vos uma sugestão fresquinha: Saladas em frasco! Já imaginaram poder desfrutar de uma salada fresquinha enquanto estão a apanhar sol numa praia? Ou então durante um pic-nic na floresta?

Este tipo de saladas é feito por camadas e tem de ter uma ordem específica para que o sabor dos ingredientes não seja comprometido.

Veja as instruções:

1ª camada - Molho - a primeira coisa a colocar no frasco é o molho. Aqui pode optar por um molho mais tradicional como o vinagrete ou molho de iogurte, ou ser mais arrojado e tentar um molho de mostarda ou de ervas finas. São muitos as receitas de molhos que pode utilizar para temperar a sua salada. Pode ainda optar por colocar o molho num recipiente à parte.

2ª camada - Ingredientes pesados que possam estar em contacto com o molho - em segundo lugar deve colocar aqueles legumes mais pesados mas que não alteram o seu sabor ao estar em contacto com o molho. Por exemplo cebolas, cenouras, rabanetes, feijões...

3ª camada - Ingredientes pesados que não possam estar em contacto com o molho - para não comprometer o sabor de certos ingredientes, como é o caso do tomate, da beterraba e dos cogumentos, estes devem ser colocados na terceira camada. Nesta camada pode ainda colocar cubinhos de fiambre, bacon, frango desfiado ou tofu.

4ª camada - Ingredientes leves - nesta camada pode colocar folhas de alface, de rúcula ou então, por exemplo, espinafres e couve. Pode ainda acrescentar algumas ervas aromáticas como oregãos, manjericão, coentros ou salsa.

5ª camada - Frutas e flores comestíveis - dê mais sabor à sua salada acrescentando algo mais exótico. A fruta combina muito bem neste tipo de saladas pois é fresca e, ao mesmo tempo, doce. Pode ainda incluir algumas flores comestíveis como por exemplo as flores de abobrinha, pétalas de rosa ou de lavanda, para dar mais sabor à sua salada.

6ª camada - Grãos, sementes e massas - Por último, para complementar a salada pode colocar arroz integral ou selvagem, trigo, centeio, quinoa, grãos germinados, massas (farfalle fusilli ou penne), entre outros.

Existem imensas combinações possíveis para as suas saladas! Basta seguir as regras das camadas e ter imaginação.

Mas para a primeira tentativa deixo-lhe a receita de uma das minhas saladas preferidas:

Salada de espinafre com quinoa e kiwi

(preparado em uma jarra de 1 litro)

Ingredientes:

Folhas verdes de sua preferência

50g de quinoa cozida

1 punhado de brotos de trigo

1 kiwi cortado em fatias finas

1 punhado de goji

Para o molho:

sumo de meio limão

1 colher de sopa de azeite extra virgem

1 colher de chá de mostarda / ou mel

sal a gosto

Bom apetite!

nas redes

pesquisar