SIC

Perfil

Casamento na praia: a cerimónia perfeita em 8 passos

Inspire-se no casamento de Dinis e Luísa e planeie um casamento à beira-mar inesquecível para si e para os seus convidados!

Dinis surpreendeu Luísa com um casamento a brincar nas praias da Malásia. Mas a ideia de celebrar o amor à beira mar faz parte do sonho de muitos casais. Para isso fizemos uma lista de pormenores que é preciso ter em conta na preparação da cerimónia..

A escolha do local

Assim como num casamento tradicional, a escolha do local é dos pontos mais importantes para os noivos.
Ao ar livre são mais as condicionantes que deverão ser tidas em conta:

- Factores climatéricos: nem sempre é fácil acertar num dia solarengo e agradável. Devem optar por uma altura em que o tempo seja menos imprevisível e conferir a tabela das marés para evitar que a subida das águas estrague o casamento.

- Popularidade da praia em questão: uma praia mais pequena e mais escondida seria a opção ideal para receber o momento de dizer "sim";

A decoração do espaço

As praias portuguesas presam de uma beleza natural que, só por si, constroi uma parte do cenário ideal para o casamento. E por isso mesmo a decoração do local não deve abafar essa beleza. Simplicidade e elegancia são as normas a seguir.

Pode-se optar por uma mistura entre elementos naturais (flores, conchas, estrela-do-mar) e artificiais, como véus e candeeiros a óleo. Artigos relacionados com o mar e as pescas também combinam bem com o espaço.

Os noivos podem também optar por ter uma superfície consistente em cima da areia para facilitar o acesso.

O vestuário dos noivos

Tanto a noiva como o noivo deverão ter algum cuidado na escolha do look para a cerimónia:

- Para a Noiva: o vestido deverá ser leve e fresco. O facto de ser na praia não impede que a noiva opte por um vestido comprido. Devem ter em atenção a questão dos sapatos. Na areia os saltos altos não são o calçado mais confortável pois enterram-se. Em vez disso, pode optar por umas sandálias rasas e elegantes ou umas confortáveis sabrinas rendandas.

- Para o Noivo: deverá ter em atenção o material escolhido para a conceção do fato. O linho é uma boa opção por ser fresco e, ao mesmo tempo, elegante. Deve-se também evitar as cores escura que tradicionalmente são utilizadas.

A coroa de flores

Para um casamento na praia o véu é pouco aconselhável pois, com o vento, pode atrapalhar a cerimónia. A noiva poderá optar por uma coroa de flores, como a Luísa usou.

As coroas de flores podem ter flores naturais de várias cores, combinando com o vestido e com a decoração. Podem mesmo servir como ramo e, no fim da cerimónia, serem atiradas para quem as quiser agarrar.

Os colares de flores havaianos

Quando se imagina um casamento na praia pensa-se logo praias tropicais, lindas paisagens e os noivos com colares havaianos. De facto a tradição havaiana combina muito bem com os casamento à beira mar. A troca de colares havaianos significa a troca de votos entre os casais. Ao dar um colar ao amado está a demonstrar o seu amor, respeito e a assumir um compromisso.

Os convidados

Se optar por um casamento mais reservado, ou até mesmo só para os noivos como o dos nossos protagonistas, a praia é o local ideal. Mas se quiser ter amigos e familiares a assistir ao momento do "sim" tem de ter certos pormenores em atenção.

Um desses pormenores é a colocação de cadeiras no areal. Esta questão poderá vir ser perigosa, principalmente para os familiares mais idosos, pois as cadeira enterram-se facilmente.

É também necessário que os convidados tenham em conta o local aquando da escolha dos vestuário. O melhor é mesmo avisar nos convites que o dress code é mais descontraído, o que permitirá aos convidados planearem o vestuário de forma a estarem confortáveis e, ao mesmo tempo, elegantes.

Brindes úteis e temáticos

Tendo como base o ambiente envolvente do casamento, os noivos podem optar por oferecer aos convidados brindes para utilizar durante o casamanto. Apesar das várias opções que existem, sugerimos, como exemplo, um chapéu de abas elegante para as senhoras e umas havaianas para os homens.

Os brindes podem ainda ser acompanhados por uma foto do casal tirada previamente ou, caso seja possível, dos noivos no próprio casamento.

Passeio à beira mar

No final da cerimónia pode sempre dar um passeio à beira mar e molhar os pés. Seria um momento excelente para tirar fotografias, especialmente com o pôr do sol como plano de fundo.

Falta apenas desejar muita felicidade aos noivos!

nas redes

pesquisar