SIC

Perfil

Reveja a Final e os melhores momentos!

Peso Pesado Teen - Escolhas saudáveis em época de exageros

Parece contraditório, mas não é. A nutricionista Mariana Chaves dá dicas para superar a época natalícia e ensina a fazer bombons de chocolate!

FILIPE FALEIRO

Na época natalícia há sempre muita tentação, porque temos a tradição de estar em família e temos comida portuguesa muito boa. Normalmente dura entre 3 a 4 semanas, porque temos de contar com o antes e o pós-Natal.

Aconselho a que tenha mais cuidado com a sua alimentação porque sabe que vão ser dias de exageros: véspera e dia de Natal, bem como a passagem de ano.

UMA CEIA DE NATAL MAIS SAUDÁVEL

Em relação à comida de Natal, é muito importante falar-se aqui de algumas alternativas.

- PEIXE

O bacalhau é algo tão português que deve haver em todas as casas... Mas não com natas! Como alternativa, deve preparar bacalhau cozido ou bacalhau assado, sempre com os legumes a acompanhar.

- CARNE

Em termos de carnes, prefira peru ao borrego e cabrito, que são carnes mais gordas. Deixe essas carnes para a altura da Páscoa!

- DOCES

Não há mal em comer doces! Mas será sempre preferível comer doces num almoço, porque vai ter o resto do dia para gastar essa energia: pode fazer uma caminhada com os familiares.

- À NOITE

À noite, deve ser mais comedido: começar a refeição com uma salada, comer um bocadinho de fruta com fibra - por exemplo, abacaxi ou laranja - e depois pode comer metade do prato do doce preferido.

O meu conselho é que vá experimentando os doces de que mais gosta e comer metade do prato. Até porque se falarmos em alternativas a doces tradicionais, provavelmente não vai gostar tanto.

COMO FAZER BOMBONS COM AMÊNDOAS

Hoje em dia come-se muito chocolate - para além do tronco de Natal, as pessoas gostam muito de comer bombons.

Os adolescentes do Peso Pesado Teen contaram-me que adoram aqueles bombons com amêndoas. Eu disse-lhes que o primeiro ingrediente desse bombom é o açúcar! Por isso, não é um chocolate.

Para fazer um chocolate pegue numa tablete de 70% de cacau, junte umas amêndoas torradas picadas e faça uma bolinha de bombom. Acaba por ficar muito mais saciado e é mais saudável!

COMETER EXCESSOS DE FORMA EQUILIBRADA

Temos de tentar mudar um bocadinho os hábitos para sermos maioritariamente saudáveis, deixando estes dias de festa para cometermos os nossos excessos de forma equilibrada!

ANO NOVO, MAIS SAÚDE

Estamos a terminar o ano e é uma altura em que queremos sempre pensar, de forma positiva, quais é que vão ser os nossos objetivos e desejos para o ano seguinte. É muito importante pensarmos na nossa saúde: dá-nos qualidade de vida e há pessoas que não a têm. A nossa alimentação contribui muito para termos uma saúde de ferro.

Queiram ser mais saudáveis! Guardem uma das passas da passagem de ano para pedirem para serem mais saudáveis no ano de 2016!

A nutricionista Mariana Chaves

nas redes

pesquisar