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Afinal, o que devemos comer à noite?

A nutricionista Mariana Chaves responde a esta e outras perguntas!

No Dia Mundial da Alimentação lançámos o desafio e várias foram as perguntas feitas à Nutricionista do Peso Pesado Teen, Mariana Chaves, das quais escolhemos cinco. Conheça as respostas:

Gracelina Santos pergunta: O que se pode fazer para emagrecer na menopausa?

"Na menopausa é muito importante fazer um plano alimentar rigoroso uma vez que a alteração hormonal induz um aumento de peso mas principalmente da gordura abdominal. Por isso o ideal seria ter começado o seu plano antes da menopausa aparecer, mas quando isso não acontece então terá que ser persistente porque não se trata só de perder peso mas também combater o natural aumento de peso dessa fase. Ter 3 refeições com vegetais ao dia será muito importante, assim como o aumento de consumo de peixe em substituição da carne."

Cristina Pinto e Yasmin Faruk perguntam: O que é que se pode comer à noite?

"À noite não precisamos de grande energia porque vamos dormir e portanto a ingestão calórica deve ser reduzida… O ideal é sempre um consumo de vegetais: sopa, salada, legumes cozinhados para o caso do jantar e se for já mais perto de deitar uns palitos de cenoura, uma gelatina, mas pouco mais para poder entrar bem no sono profundo."

Margarida Avillez pergunta: Há vezes em que vou ao ginásio de manhã e outras à noite. O que se deve comer antes e depois de treinar?

"Antes do treino o ideal será uma fonte de energia como fruta ou pão integral com queijo magro e pós treino será proteína como carne/peixe/ovo com vegetais ou mesmo iogurte sem adição de açúcar num lanche."

Sílvia Viriato Madeira pergunta: Que tipo de iogurtes é que devemos comer? E qual é o leite mais indicado?

"Os iogurtes devem ser sem adição de açúcar e mais naturais possíveis. Pode-se variar entre grego ligiero, iogurte de cabra, iogurte de vaca. O leite dependerá de cada caso porque nem toda a gente digere o leite da mesma forma, mas se beber leite de vaca será preferível o leite meio-gordo ou magro."

Tiago B. pergunta: A minha mulher está grávida. Que cuidados é que ela deve ter com a alimentação?

"Os cuidados com a alimentação na gravidez depende do trimestre em que está. Mas o que é transversal é uma ingestão de água de pelo menos 2 litros, um aumento de consumo de vegetais ricos em ácido fólico como couves de bruxelas, espargos, brócolos, e vegetais de folhas verdes. Também um consumo moderados de frutos secos sem sal e de fruta, assim como o consumo de peixe gordo 3 vezes à semana."

Mariana Chaves é licenciada em Ciências da Nutrição e membro da Ordem dos Nutricionistas. Dá consultas na MD Clínica, no Centro do Sono (CENC) e no Instituto de Recuperação Vascular.

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