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Peso Pesado Teen - Hidratos de carbono: Três colheres de massa integral ou uma maçã?

Há alimentos que podem ser substituídos entre si, sem alterar o valor total dos hidratos de carbono. Dê largas à sua imaginação e varie!

Os hidratos de carbono são a nossa principal fonte de energia. Para termos uma dieta variada e saudável, há alimentos que podem ser substituídos entre si para variar a composição das refeições, sem alterar o valor total dos hidratos de carbono.

Que quantidade de alimentos devemos ingerir de modo a consumir o mesmo valor de hidratos de carbono? E como podemos comparar os hidratos de carbono que consumimos no prato (como o arroz e a massa) com a fruta e os lacticínios?

Partindo do princípio de que 1 porção de hidratos de carbono equivale a 2 colheres de sopa de arroz branco ou massa, saiba quais as quantidades de outros alimentos que pode consumir, sem ultrapassar o valor recomendado!

AMIDOS:

- 2 colheres de sopa de arroz branco ou massa equivalem a 3 colheres de sopa de arroz ou massa integrais

- 2 colheres de sopa de arroz branco equivalem a 3 colheres de feijão

- 2 colheres de sopa de arroz branco equivalem a 6 colheres de ervilhas ou favas

- 2 colheres de sopa de arroz equivalem a 1 batata do tamanho de um ovo (cerca de 70 gramas)

SABIA QUE... A batata deve ser consumida com casca? Senão estamos a comer o hidrato de carbono simples, ele vai contribuir para o aumento de peso!

- 2 colheres de sopa de arroz equivalem a 3 castanhas grandes

- 2 colheres de sopa de arroz branco equivalem a 1 fatia de pão integral (de 30 gramas)

- 2 colheres de sopa de arroz branco equivalem a 2 colheres de flocos de aveia

FRUTA:

- 1 porção de hidratos de carbono equivale a 1 maçã (de 120/130 gramas, o que corresponde mais ou menos ao tamanho de uma mão fechada)

- 1 porção de hidratos de carbono equivale a metade de uma rodela de abacaxi (120 gramas)

LACTICÍNIOS:

- 1 porção de hidratos de carbono equivale a 2 iogurtes sólidos

- 1 porção de hidratos de carbono equivale a 250 ml de leite

"Para perder peso, mas principalmente para manter, é importante ter esta disciplina nas quantidades de hidratos de carbono."

(Nutricionista Mariana Chaves)

Fique com a tabela de equivalências de hidratos de carbono:

E saiba que grupos de alimentos devem ser consumidos em maior e menor quantidade com a Pirâmide da Alimentação Saudável:

Veja aqui o vídeo da aula de nutrição em que Mariana Chaves explica tudo:

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