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Especial Dia Mundial da Alimentação - A "Nova" Roda dos Alimentos aos olhos da nutricionista Mariana Chaves

"Se tudo o que precisamos comer num dia está nesta roda então quer dizer que não precisamos de bolachas, de doces, de enchidos nem de refrigerantes", diz Mariana Chaves.

Mariana Chaves é licenciada em Ciências da Nutrição e membro da Ordem dos Nutricionistas. Dá consultas na MD Clínica, no Centro do Sono (CENC) e no Instituto de Recuperação Vascular. Para o Dia Mundial da Alimentação, Mariana Chaves explica a "Nova" Roda dos Alimentos:

A nossa “nova” roda dos alimentos apesar de já ter 10 anos continua actualizada e é bastante útil para quem quer perceber melhor sobre alimentação saudável! É redonda como um prato mas exemplifica o que devemos comer em 1 dia!

Tem 3 princípios de base: devemos comer alimentos de todos os grupos da roda todos os dias para ter uma ALIMENTAÇÃO COMPLETA e beber bastante água; devemos comer mais dos grupos com uma “fatia” na roda maior para que seja EQUILIBRADA; e dentro de cada grupo dos alimentos devemos variar nas opções que escolhemos para que seja uma alimentação VARIADA!

Onde as pessoas costumam falhar mais é na proporção que comem de vegetais em comparação com a carne e peixe que, de acordo com a roda, deve-se comer muito mais vegetais num prato do que carne ou peixe. Também falham nas leguminosas porque deveriam comer 1 vez ao dia e muitas vezes nem 1 vez à semana o fazem. Estamos a falar de feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas, que mesmo para quem quer perder peso faz sentido incluir se calhar como alternativa à massa, batata ou arroz. A fruta também aparece como uma “fatia” grande da roda e por isso deve juntamente com os vegetais completar quase metade das nossas escolhas alimentares ao dia.

Os lacticíneos têm também uma “fatia” significativa mas todas as fatias da roda são importantes! Incluindo a fatia das gorduras onde devemos escolher as que nos fazem melhor como azeite e frutos secos, mas nunca esquecendo que se essa fatia é a menor quer dizer que devemos comer menos quantidade do que dos outros grupos de alimentos.

A água encontra-se no centro da roda porque é realmente a bebida mais importante e devemos esforçarão-nos por beber bastante todos os dias.

Por último o grupo dos cereais e amidos que como podem perceber ocupa pouco mais do que 1/4 da roda ou seja no máximo deveria ocupar 1/4 da nossa alimentação diária. Claro que as porções depois vão variar com a idade e necessidades nutricionais individuais. O maior erro no consumo de alimentos deste grupo é que a maioria das pessoas abusa e no final de um dia metade ou 3/4 do que consumiu foi pão, arroz, massa, batata, cereais, farinhas (bolos e bolachas) não deixando espaço para os alimentos de outros grupos. Por isso se apenas comer no total de um dia 1/4 de alimentos vindo deste grupo, e escolher os hidratos de carbono mais complexos/com mais fibra, terá uma alimentação mais saudável deixando espaço para incluir os alimentos dos outros grupos nas proporções saudáveis!

Se tudo o que precisamos comer num dia está nesta roda então quer dizer que não precisamos de bolachas, de doces, de enchidos nem de refrigerantes! Esta roda deveria significar a nossa rotina diária e deixar os alimentos que não estão na roda para dias excepcionais.

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