SIC

Perfil

Reveja a Final e os melhores momentos!

Peso Pesado Teen - Programa 11: Mafalda é eliminada

A adolescente perdeu 3,2 quilos mas não foi o suficiente para ficar acima da linha amarela!

FILIPE FALEIRO

Depois de uma semana difícil, em que um elemento muito querido pelos colegas abandonou a herdade, chegou uma nova mensagem do cuco:

"Bom dia equipas! Estamos na décima primeira semana e o país inteiro está com os olhos postos em vocês: são um exemplo para muitos jovens e muitas famílias que agora despertam para a necessidade de lutar contra os maus hábitos alimentares e de sedentarismo. Já tinham percebido que podem ser super-heróis e mudar a vida de alguém? Pensem nisso enquanto treinam!"

Foi uma surpresa para alguns concorrentes serem considerados super-heróis, pois não estavam à espera de serem caracterizados dessa forma.

TREINO

O primeiro treino foi exigente! Alguns elementos continuaram revoltados com a saída de André Francisco, que julgavam ser um elemento muito forte dentro da herdade.

Mafalda, que não foi à prova de eliminação por 0,01% quis esforçar-se ao máximo para provar que merece continuar na herdade.

No final do treino, o treinador Mauro Policarpo deu a Mafalda algumas cartas de apoio.

"HYDROCYCLING"

Os adolescentes voltaram a experimentar uma modalidade nova: hydrocycling. Foi uma aula diferente daquelas que os concorrentes costumam ter na herdade e que ajuda a perder muitas calorias!

DESAFIO: "BUBBLE FOOTBALL"

O desafio da semana é um jogo de futebol, mas é um jogo de futebol fora do comum, onde cada concorrente tinha de estar dentro de uma grande bola insuflável. As quedas foram muitas e as gargalhadas também!

A equipa vermelha saiu vencedora da primeira parte do jogo e Mariana e Rúben ficaram cada vez mais perto do seu sonho: ganhar um desafio pela primeira vez.

Mas, na segunda parte, a equipa verde conseguiu chegar ao empate. O jogo do desempate era o tudo ou nada: a primeira equipa a derrubar todos os adversários ganhava.

A equipa vermelha venceu e Mariana e Rúben ganharam, pela primeira vez, um desafio em equipas!

PALESTRA

Depois do desafio físico chegou o desafio emocional: os concorrentes tiveram dar uma palestra a outros jovens que também sofrem de obesidade. Cada um preparou um discurso sobre o seu passado e sobre a forma como está a aprender a mudar e a lidar com essas mudanças.

Na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, os concorrentes ficaram a conhecer o Movimento 2020 e receberam adolescentes que se inscreveram no programa Peso Pesado Teen.

Seguiu-se um show cooking com o Chef Fábio Bernardino, Membro do Conselho Executivo do Movimento 2020, onde aprenderam a cozinhar Sopa de couve-flor, grão e agrião; Aveludado de beringela e filetes de pescada com especiarias e salada de espinafres com vinagrete de romã; e Envoltini de gelatina e carpaccio de maçã (ver receitas).

Chegou a hora de discursar (ver vídeo 1 e vídeo 2):

- deu início à palestra com uma mensagem de força e de esperança.

- Mafalda revelou mais histórias do seu passado, como um grupo na escola que a perseguia e que chegou a cortar-lhe o cabelo.

- Rúben falou da vergonha que tinha do seu corpo e de como arranjava desculpas para não ir à praia com os amigos.

- Mariana sempre teve problemas de mobilidade, tanto no curso de pastelaria como a ajudar os pais no seu trabalho. Além disso, quer ser um exemplo para a sobrinha Leonor e conseguir brincar com ela sem ficar cansada.

- Sandro revelou a tristeza que lhe causava por nunca ter arranjado namorada por causa da sua forma física.

- Ritinha falou de episódios de bullying e de ofensas que sofria na rua em situações completamente triviais.

- André revelou que nunca foi bom aluno, disse que tem mais de 2 anos jogados num jogo online mas que a estadia na herdade o mudou: agora tem amigos e quer voltar a estudar.

- Sara achava que era uma criança feliz e completamente normal até chegar à escola e se aperceber de que era diferente dos outros.

A audiência comoveu-se com a palestra e os concorrentes aperceberam-se de que são realmente super-heróis, porque estão a conseguir mudar, e de que são um exemplo para muita gente.

TREINO DE ÚLTIMA OPORTUNIDADE

O treino de última oportunidade terminou com uma situação diferente: Joana decidiu fazer uma sessão de relaxamento com as duas equipas onde Mafalda viu a sua avó que está no céu, uma das suas melhores amigas e confidentes.

PESAGEM

A pesagem correu muito bem para todos de uma forma geral!

A equipa verde foi a primeira a enfrentar a balança:

- Mafalda: 114,8 quilos (-3,2)

- Sandro: 104,2 quilos (-3,6)

- Ritinha: 95,7 quilos (-2,9)

- : 89,8 quilos (-2,7)

- André: 87,2 quilos (-2,6)

Total de peso perdido: 15,0 quilos (o que equivale a 2,96%)

Seguiu-se a equipa vermelha:

- Mariana: 117,8 quilos (-4,1)

- Sara: 119,0 quilos (-3,5)

- João Manuel: 107,3 quilos (-3,3)

- Rúben: 88,4 quilos (-4,7)

Total de peso perdido: 15,6 quilos (o que equivale a 3,48%)

PROVA DE ELIMINAÇÃO

A equipa verde perdeu a menor percentagem de peso e André e Mafalda ficaram abaixo da linha amarela.

Num jogo de raciocínio, André tinha uma estratégia mais bem definida e conseguiu vencer Mafalda.

Já em casa, Mafalda garante que já não diz "não" a nada e encara todos os desafios com um sorriso no rosto. Tem o sonho de casar e de ser mãe!

nas redes

pesquisar