SIC

Perfil

Reveja a Final e os melhores momentos!

Peso Pesado TEEN - Programa 03: Rita é eliminada

Os adolescentes já perderam, no total, mais de 100 quilos!

FILIPE FALEIRO

No terceiro programa de Peso Pesado Teen, surge uma nova mensagem no ninho do cuco:

"Bom dia, equipas! Arranca agora a terceira semana cheia de novos objetivos. Agora que já todos se conhecem, agora que já todos traçaram objetivos para o futuro, chegou a altura de darem um novo passo: olharem para dentro de vocês mesmos e encontrarem a origem da vossa força interior. Saber essa origem vai ser essencial para lidar com os dias mais difíceis. E já agora, vamos treinar? De certeza que o Tiago está a fazer o mesmo em casa!"

A semana arranca com um treino, onde a equipa verde tenta ultrapassar a ausência do Tiago. Mafalda e Celeste dão tudo no treino, recordando os momentos maus da sua vida.

Na equipa amarela, Ritinha é chamada à atenção, parece não estar a treinar tanto como deveria.

Na equipa vermelha, Joana está em baixo por ter perdido pouco peso na pesagem anterior. Sara corre pela primeira vez!

Aula de Nutrição

A aula de nutrição com Mariana Chaves tem como ponto de partida o açúcar: não só o que adicionavam ao que comiam, mas também o que já vem adicionado em produtos embalados.

Todos os concorrentes consumiam muito mais que a dose diária recomendada pela OMS e ficaram chocados quando perceberam isso.

Por isso, Mariana Chaves ensina-os a fazer sobremesas sem açúcar, como bolos e gelados.

Entretanto, Ritinha põe em prática a promessa feita à treinadora Joana Mota: perder as calorias em falta.

Caminhada com os treinadores

Os treinadores também se preocupam com os seus atletas, mesmo fora dos treinos. É por isso que Pedro Correia, Joana Mota e Mauro Policarpo levam as suas equipas a fazer uma caminhada pela herdade, onde fazem pequenas dinâmicas para reforçar a importância do trabalho em equipa.

Os concorrentes são convidados a falar sobre momentos em que os seus medos os venceram, em que achavam que não iam conseguir superar os momentos duros.

Minnie e João Manuel chegam a revelar que chegaram a automutilar-se, num momento em que não tinham qualquer tipo de amor-próprio e força interior.

André percebe na caminhada a importância do trabalho em equipa, ele que sempre foi um jogador solitário em frente ao computador.

Joana fala dos tempos difíceis passados na escola: não tinha um único amigo na turma e era alvo de bullying.

Mauro Policarpo fala à equipa verde sobre a importância da força interior - que pode salvar, como o salvou num período em que esteve profundamente doente.

Por fim, cada adolescente teve uma peça onde escreveu o que pode dar à sua equipa. As peças, em conjunto, formaram um coração!

Desafio da semana

Bárbara Guimarães espera as três equipas num sítio que todos adoram mas que nem todos têm coragem de frequentar: a praia. A grande maioria dos concorrentes deixou de ir à praia para não mostrarem o seu corpo, motivo de vergonha. Este é, por isso, um sítio especial: algo que adoram mas que têm evitado nos últimos anos.

O objetivo é que cada equipa transporte um bote ao longo de vários metros, e depois subam a duna carregando sacos de areia. A equipa a terminar o percurso primeiro vence a prova e ganha 1 quilo de vantagem na próxima pesagem.

Este quilo de vantagem é muito desejado por todos e isso nota-se no desempenho da prova, cheia de garra, berros e alguns empurrões. A prova é de grande dificuldade e, no final, a entreajuda permite que todos cheguem à meta!

A equipa amarela - apesar do mal-estar de Minnie devido ao cansaço - é a equipa vencedora. Não só termina a prova como ajuda os elementos das outras equipas.

Joana, da equipa vermelha, não esconde o seu mau perder.

Mafalda, a madeirense da equipa verde, é a última a chegar à meta e acaba por chorar, triste com os seus problemas de mobilidade.

Apesar das dificuldades e algum sentimento de derrota, é com alegria que se acaba o dia. Para festejar a conquista, mergulham todos no mar.

"Este mar é todo vosso!", diz Bárbara Guimarães.

Convidado surpresa

O grupo de concorrentes tem muitas coisas em comum e uma delas é terem nos seus armários várias peças de roupa que adoram mas não lhes servem. São algumas dessas peças quem encontram no lounge junto aos seus bungalows.

Comentam entre si as roupas, até que encontram umas calças muito grandes que não são de nenhum deles.

Ao fundo surge a convidada da semana, antiga proprietária das calças: Susana Henriques, da primeira edição do Peso Pesado.

Passa a tarde a conversar com eles sobre a sua experiência e acaba por ser uma inspiração para cada um dos adolescentes: perdeu 100 quilos em apenas um ano.

Treino de última oportunidade

A semana aproxima-se do fim e os concorrentes dão tudo por tudo no treino de última oportunidade. Ninguém quer ficar abaixo da linha amarela!

Na equipa vermelha, Joana e André entram em confronto: na opinião de André, Joana não se esforça tanto e por isso perde menos peso, prejudicando a equipa. Ao longo da semana André acalma e percebe o quão importante é o trabalho de equipa.

Na equipa amarela, Rita sente que já tem mais resistência.

Já Minnie sente os efeitos da vida sedentária que levou até então: "Não estou habituada a fazer alguma coisa. Estava em casa deitada o dia todo".

Pesagem

O dia que se segue ao treino de última oportunidade é de nervos: dia de pesagem e da segunda eliminação.

A equipa amarela, de Joana Mota, é a primeira a enfrentar a balança:

- Sandro: 125,3 quilos (-3,4)

- Minnie: 126,1 quilos (-2,8)

- Rita: 99,1 quilos (-1,6)

- João Manuel: 127,5 quilos (-2,5)

- : 105,3 quilos (-2,4)

- Ritinha: 111,7 quilos (-1,1)

- Total de peso perdido (+ 1 quilo de vantagem): 14,8 quilos (o que equivale a 2,09%)

Seguiu-se a equipa vermelha, de Pedro Correia:

- João Paulo: 166,3 quilos (-1,9)

- Sara: 133,9 quilos (-2,8)

- André: 103,5 quilos (-2,6)

- Marisa: 108,4 quilos (-2,8)

- Paulo: 107,4 quilos (-3,1)

- Joana: 95,4 quilos (-2,4)

Total de peso perdido: 15,6 quilos (o que equivale a 2,14%)

Por fim, pesou-se a equipa verde, de Mauro Policarpo:

- André Francisco: 155,6 quilos (-4,8)

- Celeste: 127,4 quilos (-1,3)

- Mafalda: 127,9 quilos (-1,9)

- Mariana: 134,1 quilos (-3,0)

- Rúben: 104,5 quilos (-3,0)

Total de peso perdido: 14,0 quilos (o que equivale a 2,11%)

A equipa amarela, apesar da vantagem, é quem perde menos percentagem de peso. Apuram-se os dois concorrentes abaixo da linha amarela: Ritinha e Rita.

As duas enfrentam-se num último desafio e é Ritinha quem vence a prova, mantendo-se na herdade.

Rita volta a casa mais motivada que nunca e promete surpreender no fim do ano com um peso saudável para a sua idade.

nas redes

pesquisar