SIC

Perfil

Rita Cabaço é a Melhor Atriz de Teatro de 2017

Distinguida pelo desempenho na peça ‘A Estupidez’.

Rita Cabaço recebe o Globo para Melhor Atriz de Teatro

A SIC e a CARAS premiaram este domingo, 20 de maio, a jovem atriz Rita Cabaço pelo desempenho na peça A Estupidez, de Rafael Spregelburd, encenada por João Pedro Mamede.

Aos 25 anos, Rita Cabaço é uma das atrizes mais promissoras da sua geração. No final do 9.º ano viu um anúncio para as audições para a Escola Profissional de Teatro de Cascais e, embora não tivesse grandes certezas, decidiu arriscar.

Estreou-se em 2010, no Teatro Experimental de Cascais, em As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, pela mão de Carlos Avilez, e desde então já participou em dezenas de peças nas mais importantes companhias de teatro do país, como a Comuna, a Cornucópia ou os Artistas Unidos.

Em 2016, a sua interpretação da jovem Klara, em Música, de Frank Wedekind, dirigido por Luís Miguel Cintra (vencedor do Globo de Ouro de Melhor Peça/Espetáculo em 2017), valeu-lhe muitos elogios e o Prémio da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. "Foi talvez o espetáculo mais difícil que eu fiz. Estava em cena três horas, era mesmo muito exigente, até fisicamente. E era uma personagem muito intensa, passava por vários lugares e nunca eram lugares levezinhos", confessou a atriz ao Jornal de Negócios.

É fundadora do Teatro da Cidade, juntamente com Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa e Nídia Roque, seus colegas de Conservatório e amigos.

Nomeadas na mesma categoria estavam Ana Palma (por Display), Rita Lello (por Mariana Pineda) e a vencedora de 2017, Isabel Abreu (por Sopro).

nas redes

pesquisar