SIC

Perfil

HMB premiados na XXIII Gala dos Globos de Ouro

Pelo álbum ‘Mais’.

HMB vencem o Globo para Melhor Grupo

Depois de no ano passado terem recebido o Globo de Ouro de Melhor Música, pelo tema O Amor é Assim, que cantam com Carminho, os HMB voltaram a subir ao palco do Coliseu dos Recreios para receber um segundo troféu atribuído pela SIC e a CARAS, desta vez na categoria de Melhor Grupo.

Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Silva (baterista) e Joel Xavier (baixista) formam os HMB, uma banda em atividade desde 2007 e que tem a particularidade de todos os seus temas serem cantados em português. E porquê HMB? A resposta é simples. “Nós íamos ter um concerto num bar e não tínhamos nome. Já tínhamos a música, só que não tínhamos um nome. Então ficou HMB de Héber Marques Band. Só que não é um nome de que nos orgulhemos muito”, explicou o vocalista em entrevista à RFM, frisando que não quer tirar protagonismo a qualquer outro membro do grupo.

O primeiro álbum da banda, HMB, foi lançado em 2012 e o segundo, Sente, chegou ao público dois anos depois.

Em 2016 foram nomeados para Best Portuguese Act, nos MTV Europe Music Awards. Foi precisamente nesse ano que lançaram O Amor é Assim, que conta com a participação vocal de Carminho e que lhes valeu o Globo de Ouro de Melhor Música.

2017 foi o ano do lançamento de Mais e do 10.º aniversário da banda e foi celebrado com um concerto no Coliseu do Porto, em novembro, e outro no Campo Pequeno, em Lisboa, já em fevereiro deste ano.

Na mesma categoria estavam nomeados D.A.M.A (Lado a Lado), Ermo (Lo-Fi Moda) e The Gift (Altar).

nas redes

pesquisar