SIC

Perfil

Leonardo Jardim eleito Melhor Treinador de 2017

Técnico português está há quatro épocas no AS Monaco.

Leonardo Jardim eleito Melhor Treinador

Nascido a 1 de agosto de 1974, na Venezuela, João Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim é um dos treinadores portugueses com mais sucesso no estrangeiro na atualidade. Filho de emigrantes portugueses, que regressaram à terra natal, a ilha da Madeira, quando ainda era muito jovem, começou por ser treinador principal da Associação Desportiva da Camacha e ocupou o cargo durante cinco anos.

Em 2007-2008 ‘deu o salto’ para o continente e, mais concretamente, para o Desportivo de Chaves, que ajudou a alcançar a Liga de Honra.

Já em 2009 estreou-se na Primeira Liga portuguesa, à frente do S.C. Beira-Mar. E apesar dos bons resultados alcançados nessa época, na seguinte entrou em desacordo com a direção e acabou por se demitir a dez jornadas do fim do campeonato.

Dois anos depois assumiu a liderança do S.C. Braga, onde ficou apenas uma temporada, antes de chegar ao Olympiacos da Grécia, em junho de 2012. E, apesar de ter alcançado bons resultados, foi demitido no início do ano seguinte, depois de ser acusado de manter uma relação com Jelene Trojanske, a mulher do presidente do clube, Evangelos Marinakis. Algo que desmentiu. Na altura, em entrevista à revista Visão, disse mesmo não ter percebido o que esteve na origem destes rumores e que nunca houve um caso amoroso, até porque “toda a família de Marinakis vivia rodeada de seguranças, o que tornava impossível qualquer affair”.

Jardim regressou, então, a Portugal e passou a treinar o Sporting Clube de Portugal, onde permaneceu durante duas épocas.

Em junho de 2014 o técnico português foi apresentado como treinador do AS Monaco. Assinou por duas épocas, mas já está há quatro em território francês e o presidente do clube, Vadim Vasilyev, já desmentiu as notícias que ditavam a sua substituição. “O Leonardo Jardim é o nosso treinador. Posso garantir com 100 por cento de certeza que ele vai ficar na próxima época”, assegurou em entrevista à rádio italiana CRC.

Em 2016/2017 a equipa treinada por Jardim venceu o campeonato e o seu sucesso despertou o interesse dos clubes ingleses Arsenal e Chelsea.

nas redes

pesquisar