SIC

Perfil

Melhor Treinador

Os quatro treinadores portugueses que mais se destacaram em 2016

Fernando Santos
Futebol

A sua fé nunca o abandonou, mesmo quando todos não acreditavam. Chegou à seleção em 2014 e em 2016 surpreendeu o mundo com a conquista do Europeu de futebol em França, tendo em conta que o percurso da equipa foi algo intermitente. Depois de três empates na fase de grupos, da vitória frente à Croácia, do triunfo nos pénaltis diante da Polónia e uma vitória por 2-0 frente ao País de Gales, colocou Portugal no radar dos franceses, numa final vencida com um golo de Éder.

José Uva
Atletismo

É talvez o grande responsável pelo sucesso de Patrícia Mamona. Trabalham juntos cerca de seis horas por dia, numa ligação que se mantém há 16 anos. No ano passado ajudou a atleta a bater o recorde nacional nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Hélio Lucas/José Sousa
Canoagem

Levaram Fernando Pimenta e Emanuel Silva à medalha de prata em Londres, razão que certamente pesou na escolha da Federação Portuguesa de Canoagem para chefiarem a delegação portuguesa da modalidade no Rio de Janeiro. Foram eleitos os melhores treinadores na Gala do Desporto de Portugal e contribuíram para o quinto lugar de Fernando Pimenta em K1, a quarta posição de Emanuel Silva e João Ribeiro em K2, e o sexto lugar em K4 de David Fernandes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro.

Rui Vitória
Futebol

No seu primeiro ano como treinador principal do Benfica sagrou-se campeão nacional, venceu a Supertaça Cândido de Oliveira e a Taça da Liga. De salientar também as excelentes prestações do Benfica a nível europeu.

nas redes

pesquisar