SIC

Perfil

‘São Jorge’ é o Melhor Filme português de 2017

Realizado por Marco Martins, o filme foi premiado na XXIII Gala dos Globos de Ouro.

"São Jorge" é distinguido com o Globo para melhor filme

Depois do reconhecimento internacional, São Jorge, de Marco Martins, foi distinguido este domingo, 20 de maio, no Coliseu dos Recreios, com o Globo de Ouro de Melhor Filme. Protagonizado por Nuno Lopes, que instantes antes recebeu o troféu de Melhor Ator pelo desempenho no mesmo, o filme acabou por ser o grande vencedor da noite, arrecadando dois prémios.

Sinopse:

Jorge (Nuno Lopes) é um lutador de boxe desempregado, à beira de perder o seu filho (David Semedo) e a sua mulher (Mariana Nunes), decidida a voltar para o Brasil para fugir da crise financeira instalada em Portugal. Como meio de pagar as suas próprias dívidas e convencer a mulher a ficar, Jorge aceita trabalhar para uma agência de cobrança de dívidas, que irá arrastá-lo para um mundo de violência e criminalidade.
É um filme que retrata os anos da intervenção da troika no nosso país, cuja ação se desenrola nos bairros da Bela Vista (Setúbal) e Jamaica (Seixal), conhecidos por serem problemáticos.

No passado mês de março, São Jorge foi também o grande vencedor da cerimónia de entrega dos Prémios Sophia, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema. Triunfou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador (Marco Martins), Melhor Ator Principal (Nuno Lopes), Melhor Ator Secundário (José Raposo), Melhor Fotografia (Carlos Lopes) e Melhor Argumento Original (Ricardo Adolfo e Marco Martins).

A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, Fátima, de João Canijo, e Peregrinação, de João Botelho, eram os outros nomeados.

nas redes

pesquisar