SIC

Perfil

Todos os dias

Resumo: 153º Episódio - 13 de outubro (sexta-feira)

António faz um ultimato a Fernando!

ana antonio bento

*OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA

António não consegue dormir e a meio da noite vai procurar algo para beber. Filipa aparece de repente e oferece-se para lhe ir comprar uma garrafa. António acusa-a de querer que ele tenha uma recaída com o álcool e responsabiliza-a por ter vivido os meses mais miseráveis da sua existência, ao mesmo tempo que reafirma que vai mostrar à mãe que ela a traiu ao envolver-se com Fernando. Quando percebe que o seu casamento não terá futuro, Filipa ameaça destruir Rita e a carreira de António como piloto.

Patrícia adormece e não vai trabalhar, o que deixa Carmo muito desagradada com ela.

Rita conta a Luísa, Jaime e Kiko que esteve boa parte da noite a apoiar Patrícia que está muito perturbada com a hipótese de ter sido Tiago a matar Hélder. Todos são unânimes em considerar que na família Vidigal ninguém presta. Rita acha que o inspector Romão irá descobrir os crimes que praticaram.

Filipa faz um derradeiro esforço para que António fique consigo mas ele reafirma que quer o divórcio e o relatório médico que lhe pode acabar com a carreira como piloto, garantindo que se ela não aceitar, entregará à mãe as fotos que provam que ela e Fernando se envolveram. Filipa fica desesperada.

Sara regressa do hospital muito debilitada e Raquel apressa-se a ajudá-la, saudando o facto de ela estar ali porque precisa dela para ajudar Tiago. Sara quer ir visitar o filho, mesmo com a oposição de Fernando. Raquel conta à sogra que o testemunho do técnico de laboratório pode prejudicar Tiago e Sara pede-lhe que chame o homem lá a casa para o convenceram a alterar o seu testemunho, certa de que o filho tem de se sentir apoiado, sob pena de quebrar perante a polícia.

O inspector Romão pressiona Tiago para que confesse os crimes de que é suspeito mas ele mantém que está inocente. Varela põe termo ao interrogatório e decreta que o seu cliente só voltará a falar em tribunal. Assim que ficam a sós, o advogado insiste com Tiago para que conte a verdade e ele acaba por confessar que matou Hélder e que foi o responsável pela contaminação que causou a morte se Sofia.

Serguei aceita ser o capitão do Tritão, depois de Rita aprovar a contratação.

Matilde exibe a Zé Paulo o folheto de um lar para onde diz que irá viver. Zé Paulo continua a achar que ela deve é entender-se com a família, em particular com Eunice e regressar a casa. Matilde vitimiza-se e Zé Paulo farta-se da conversa e diz-lhe que faça o que entender.

Renata tenta aconselhar-se com Lucinda sobre se deve insistir em conhecer a mãe biológica de Duarte mas sem revelar que é disso que se trata.

Pedro fica danado com o pai por ele se recusar a convencer a mãe a deixá-lo voltar para a pesca do bacalhau. Sal entra na oficina e apresenta a factura de um cartaz promocional que colocou no exterior. Pedro lembra a Bruno que já tinha avisado que ele ia ser enganado outra vez mas Sal revela que a despesa não é para pagar mas sim para verem o trabalho que está a ser feito. O pai aconselha Pedro a não ser desconfiado e a empenhar-se no negócio.

António visita Sara e, sem que a mãe se aperceba, lança uma indirecta a Fernando, perguntando-lhe se a mãe terá algum motivo para se enervar. O padrasto disfarça a apreensão, temendo que António conte à mãe que ele se envolveu com Filipa, caso esta não aceite dar-lhe o divórcio.

André agride o treinador de remo, impedindo que ele volte a abusar de um miúdo, como já tinha feito com outros. Só os colegas o conseguem segurar, evitando o pior.

Cláudia vai falar com a Irmã Madalena para conseguir que Elsa vá dar apoio aos meninos na instituição, ajudando-os nos trabalhos da escola. A irmã sorri como que concordando.

Elsa deseja que Tiago pague pelo que fez se for verdade que tenha sido responsável pela morte da mãe. Zé Paulo abraça a sobrinha quando ela começa a chorar.

Carmo faz ver a Patrícia que não pode continuar a ser surpreendida pelas suas frequentes ausências da Mercearia e ela desculpa-se, garantindo que quer continuar a trabalhar ali. Jaime chega entretanto e inteira-se junto de Carmo da situação caótica que os Chás Goulart estão a passar e concorda que a plantação é a vida de Isabel.

Isabel revê fotos antigas com Afonso e recordam juntos quando ele a acompanhava nos passeios pela plantação, aprendendo tudo pelo negócio. Afonso mostra à avó o desejo de ficar à frente dos Chás Goulart e ela fica tão feliz que revela não estar disposta a aceitar as condições do investidor e que vai recusar o seu apoio se não ficar com o poder de decisão como até aqui.

António envia a Fernando as fotos em que ele aparece despido com Filipa. A seguir entra-lhe pelo gabinete e faz-lhe um ultimato. Ou Fernando convence Filipa a dar-lhe o divórcio e o documento que atesta o seu problema com o álcool, ou ele mostra a mãe as fotografias da traição. Fernando fica desesperado.

Eunice fica a saber na fábrica que Tiago foi preso e assume que não tem pena alguma. Matilde telefona-lhe e ela responde que agora está a trabalhar e desliga o telefone. A cozinheira fica furiosa e Zé Paulo deixa-a ainda mais irritada quando diz que ela devia deixar-se de jogos e dizer à filha que quer voltar a viver com ela.

Madalena vai falar com Zé Paulo ao Meia Desfeita e depois de revelar que Cláudia o procurou, sugere que Elsa vá dar apoio escolar no Abrigo às crianças que lá vivem. Elsa fica feliz e a Irmã oferece-lhe um rosário, dizendo que ele a vai proteger quando voltar à escola.

Renata pede a Lucinda que acabe uma massagem que ela estava a dar a um cliente mas a sócia fica enojada e não acaba o serviço, despachando o homem assim que consegue. A cabeleireira não se apercebe do que sucedeu e Lucinda atende a chamada de Danilo, mentindo ao garantir que está tudo tratado para o jantar que vai fazer com os filhos. Na realidade, não falou com eles.

Sara exige a Raquel que a leve para falar com o técnico de laboratório que querem subornar para ilibar Tiago e tirá-lo da prisão.

Lucinda diz aos filhos que Danilo vai jantar lá em casa. Vítor reage mal e recusa, enquanto André nem valoriza o assunto e só quer que o deixem falar. Lucinda e Vítor prolongam a discussão até que André explode e revela à bruta que esmurrou o treinador de remo por ele ser pedófilo e estar a seduzir um miúdo. Lucinda fica em estado de choque quando o filho lhe conta a história.

Vasco mostra a Rita o texto que escreveu sobre a contaminação dos solos do Bairro dos Pescadores e lança a interrogação para saber até que ponto o facto de António também ser proprietário dos terrenos a afecta. Rita percebe os ciúmes e transmite a ideia de que o antigo namorado já é passado. Vasco entusiasma-se e beija Rita com paixão, começando a despi-la.

António é mal recebido por Patrícia na Mercearia, pois ela acusa-o de também ser responsável pelas mortes de Hélder e Sofia. O piloto jura que nada teve a ver com aquele negócio e que nunca soube do que se estava a passar. Quando pretende saber de Rita e porque é que ela voltou, Patrícia diz-lhe que lhe pergunte directamente e vira-lhe as costas.

Temendo que António leve avante a sua chantagem e lhe destrua o casamento com Sara, Fernando vai a casa de Filipa e exige-lhe que dê o divórcio ao marido, entregando-lhe o relatório médico que atesta os problemas que ele teve com o álcool e com o qual o tem chantageado para manter o casamento. Filipa recusa separar-se do homem que ama e troca acusações com Fernando, levando a que a discussão se torne violenta. Fernando empurra-a e atira-se ao seu pescoço, ameaçando matá-la se não fizer o que ele quer, pois não quer que Sara veja as fotos que provam que a traíram. Filipa fica horrorizada.

nas redes

pesquisar