SIC

Perfil

Todos os dias

Resumo: 46º Episódio - 22 de junho (quinta-feira)

Sara e António apanham Rita à noite na Faina Norte; António termina tudo com Rita!

Paulo Goulart Photography

*OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA

Afonso procura Fernando na fábrica e diz que lhe quer perguntar porque é que ele abandonou a mãe, justamente no dia do casamento. O pai não consegue responder, limitando-se a dizer que aconteceu assim. Afonso confessa que se sente perdido, sem saber de há-de continuar por Aveiro ou regressar aos Açores. Fernando aconselha-o a decidir por si e não pelos outros. Lucinda acaba por vê-los a conversar e fica de boca aberta quando fica a saber que Afonso é filho do patrão.

Rita acaba de jantar no barco com António e quase nem reage quando ele conta que a casa que tinha comprado com Filipa já está à venda. De repente, Rita diz-lhe que tem de sair para tratar de um assunto e deixa-o intrigado por não revelar onde vai.

Sofia discute com Elsa à mesa, furiosa por ela ter querido separar Cláudia de André. Elsa faz-se de vítima e insiste em que os pais só se preocupam com a irmã. Cláudia fica muito irritada e sai de casa. Mário tenta amenizar o ambiente mas Elsa continua a acusá-los de só se preocuparem com a irmã e sai da mesa. Sofia repara que ela não comeu nada e comenta com Mário que a filha tem um problema e chora muito angustiada, balbuciando que lhe deviam arranjar um psicólogo.

Lucinda repreende Vítor por ele ter saído pela janela, pensando que ele foi atrás de Renata. O filho conta que não foi nada disso e que Elsa o enganou, marcando com ele um encontro pensando que estava a falar com André, pois pretendia separá-lo de Cláudia. Lucinda não perde a oportunidade de criticar Sofia, culpando-a por não cuidar das filhas e defende que André devia deixar a namorada. Vítor deixa André inseguro ao dizer que se não agarra a namorada, será um alemão a fazê-lo quando ela for para Berlim.

Sofia tenta desabafar com Renata sobre a situação que está a viver em casa por causa dos comportamentos de Elsa mas é a cabeleireira que acaba por revelar as suas angustias, reconhecendo a atracção que sente por Joaquim e ele sente por si. Renata conta que Lucinda lhe estragou a amizade com o antigo piloto e diz que está farta de andar nas bocas do mundo.

Joaquim conversa com Carmo e assume que a sua relação com Isabel mergulhou numa rotina e que não é feliz. A filha aconselha-o a falar com a mãe e diz-lhe que está ao seu lado para o apoiar.

António chega a casa já tarde e fica surpreendido por a mãe estar à sua espera. Ela pede-lhe que vá imediatamente consigo à fábrica para lhe mostrar uma coisa que julga ser interessante. António está intrigado e acompanha Sara.

Horácio facilita a entrada de Rita durante a noite na fábrica para ela ir vasculhar o gabinete de Sara na tentativa de descobrir algo que comprometa a empresária. Rita convence-o a ir embora, pois não quer que ele arrisque ser despedido.

Isabel fica repentinamente com muitas dores e só tem tempo de telefonar a Luísa para lhe pedir ajuda. Luísa e Jaime ficam alarmados e saem de casa em seu auxílio.

Rita está a revirar a secretária de Sara na Faina Norte na esperança de encontrar algo que possa provar as actividades ilegais de Sara e Fernando. De repente ouve barulho no exterior mas já não vai a tempo de se esconder e é surpreendida por Sara e António que acabam de entrar. Rita fica comprometida e Sara dispara que já não bastava a denuncia falsa que fez à polícia como agora está a assaltar a fábrica. António fica confuso e pergunta a Rita o que está ali a fazer.

Luísa e Jaime encontram Luísa caída em casa e atordoada pelas dores. Apesar de ela não querer, levam-na para o hospital.

Rita acusa Sara e Fernando de estarem a fazer contrabando de tabaco na Faina Norte e justifica que foi ao gabinete da empresária para encontrar as provas do que diz. António censura a namorada por estar a fazer acusações muito graves e Rita perde a cabeça, exigindo a Sara que conte a verdade ao filho. A discussão sobe de tom e Rita fica mal vista aos olhos de António quando dá a entender que está prestes a agredir a mãe dele. O piloto interpõe-se entre as duas e acaba por convencer Rita a ir embora, depois de Sara ameaçar chamar a polícia. António fica em estado de choque e Sara finge apoiá-lo depois da decepção que acaba de ter.

Afonso vai ter com Carmo e Joaquim à Mercearia e diz à mãe que está disposto a ouvir a sua versão sobre o passado e os motivos que a levaram a esconder-lhe a vida toda que o seu pai verdadeiro é Fernando. Carmo tenta denegrir a imagem dele aos olhos de Afonso mas o filho não lhe dá crédito e revela que foi o pai que o aconselhou a dar-lhe a oportunidade de se explicar. Joaquim acha que devem conversar para poderem seguir em frente. Afonso acrescenta que, tanto ele como o pai, merecem uma oportunidade.

Sara e Fernando esforçam-se por virar António contra Rita, frisando que ela está perturbada e convencida sem razão de que eles andam a persegui-la. António vacila e começa a pensar que a mãe tem razão e responde que precisa de pensar em tudo o que aconteceu na fábrica. Depois de ficarem sozinhos, Sara e Fernando comemoram a sua vitória sobre Rita.

Rita conta a Horácio que foi apanhada por Sara e António na fábrica e reconhece que agiu mal ao acusar a empresária de estar a persegui-la. Desolada, Rita começa a pensar se não será melhor deixar tudo como está e regressar à marinha.

Depois de ir ao hospital com Isabel, Luísa acompanha-a a casa e faz-lhe um ultimato dizendo que contará a Joaquim e Afonso que ela está muito doente se ela não tomar a iniciativa de o fazer.

Joaquim vai ao cabeleireiro dizer a Renata que esteve a pensar e que concluiu que não é feliz, concluindo que não faz sentido contrariar a atracção que sentem um pelo outro. Quando estão prestes a beijarem-se, Joaquim recebe uma chamada de Luísa a avisar que Isabel se sentiu mal e que teve de levá-la ao hospital. Preocupado com a mulher, deixa Renata desanimada a vê-lo ir embora.

Luísa continua a falar ao telefone com Joaquim e pede-lhe que regresse aos Açores assim que puder. Isabel fica furiosa com Luísa e manda-a embora dizendo que ela já fez estragos que chegue ao alertar o marido para a sua doença.

António vai ter com Rita ao barco e diz-lhe que pensou muito no que se passou na fábrica, não conseguindo perceber porque é que ela acusou a mãe de crimes. Rita reafirma tudo o que disse e conta o que sabe sobre o contrabando de tabaco. António fica muito irritado e acaba tudo com ela. Rita fica desolada.

nas redes

pesquisar