SIC

Perfil

De segunda a sábado

Resumo: 18º Episódio - 20 de maio (sábado)

Rita descobre que a mãe e o irmão mudaram de identidade; Tiago perde 40% da sua visão e vai ter que abandonar a sua carreira como piloto

Christian Gnad

*OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA

Cláudia toca na rua para arranjar dinheiro que pague a viagem para Berlim. Pouco a pouco, junta-se uma pequena multidão que a aplaude e ajuda quando acaba de tocar. Sofia e Mário saem do Meia Desfeita e mostram-se orgulhosos peça coragem da filha, dispondo-se a ajudá-la. Afonso assiste a tudo e dá-lhe algumas moedas, deixando-a constrangida. O rapaz desvaloriza a situação e diz que anda à procura de André. Ela tenta contactá-lo, dizendo que daí a pouco já estarão com ele.

Horácio apresenta queixa à polícia pelo assalto da casa. Lucinda insiste em que Rita tem de sair lá de casa e Vítor apoia a mãe. Horácio reage com irritação e volta a defender a filha do antigo patrão. André arrasta Vítor para a cozinha e exige-lhe o dinheiro que lhe deve. O irmão tenta acalmá-lo e prepara-se para o convencer a entrar como lutador nos combates clandestinos. No entanto, não tem tempo para lhe explicar a ideia porque Cláudia chega nesse instante com Afonso. André começa a sentir ciúmes pela forma como a namorada se relaciona com Afonso.

Depois de receber assistência médica, Luísa regressa ao hotel com Jaime e começa a pressionar o marido para voltar com ela para os Açores. Jaime deita-a sem responder ao seu repto.

Ao ver que Inês desenhou a sua cara, Kiko ganha coragem e beija-a. Inês deixa-se envolver mas acaba por afastá-lo, dizendo que ele não pode trair Afonso, o seu melhor amigo. Kiko confessa que já gostava dela e que só não avançou por causa do amigo mas agora que ele foi embora pensou ser a altura de avançar. Desiludido com a rejeição de Inês, Kiko diz que afinal se enganou e vai embora.

Horácio vai ao hospital e conta a António que a sua casa foi assaltada e o quarto de Rita virado do avesso. António reaje de imediato e começa a vestir-se a custo, dizendo que não fica internado nem mais um minuto e que vai ter com Rita à Islândia. Horácio fica preocupado e sublinha que a mãe dele não vai gostar nada da sua decisão.

Pedro tenta demover o pai de afinar o carro de Micael mas Bruno não o ouve e acaba por rebentar com o motor.

Renata penteia Sofia e lamenta-se por ter perdido clientes e amigos por causa da aventura com Bruno. Apesar disso, mostra-se empenhada em adoptar uma criança e diz a Sofia que deve estar orgulhosa de Cláudia, que foi tocar na rua para arranjar o dinheiro de que precisa para concretizar o sonho do curso de violino em Berlim. Sofia não nega que a filha a encheu de orgulho e insiste em pagar o trabalho à amiga, apesar de ela não querer receber.

Matilde exibe as suas credenciais para se tornar na nova cozinheira do Meia Desfeita e leva petiscos que dá a provar a Mário e Sofia. Ele disfarça que gosta da comida mas a mulher diz logo que ela está contratada. Para ficar, Matilde impõe as suas condições. Bom ordenado e uma cozinha decente.

Bruno vai a casa de Lucinda à procura de Vítor mas ela recebe-o com sete pedras na mão e fecha-lhe a porta na cara depois de o achincalhar por ter traído a mulher.

Vítor tenta convencer André a entrar nos combates clandestinos e apresenta-o a Amaral. Perante a indecisão e algum receio que André revela, Micael insinua que ele está com medo, para o levar a aceitar.

Sara paga a Raia para descobrir quem são os homens com quem Fernando se envolveu. O pescador esconde o envelope que acaba de receber no momento em que Fernando aparece. Sara, disfarça e justifica que lhe estava a dar instruções para a nova viagem. Depois de Raia ir embora, Sara confirma que ele enviou um homem atrás de Rita e Fernando garante que ela não vai regressar da viagem à Islândia.

Sara vai visitar António ao hospital e fica apreensiva ao encontrar o quarto vazio e sem vestígios do filho.

Fernando apresenta o capitão Vieira a Amaral e César e combinam a operação do contrabando de tabaco. Raia observa tudo de longe.

Rita consegue chegar à fala com Jón e apresenta-se como filha de Luísa. O homem fica surpreendido e reitera que a mãe lhe contou há vinte anos que ela tinha morrido. Rita insiste em descobrir o paradeiro de Luísa mas Jón assegura-lhe que a tarefa não será fácil por que Luísa já não existe. Pelo menos com aquele nome.

O estado de saúde de Clara agrava-se e só consegue respirar com ventilação. Laura está destroçada mas mantém a esperança de que a filha ainda pode sair do coma. Tiago entrega-se à tristeza e à revolta, pedindo um milagre que possa salvar a noiva. Sara, entra no quarto e conta que António deixou o hospital por sua livre iniciativa e Tiago dispara que o irmão fugiu para não ser preso e responsabilizado pelo acidente. Sara leva Tiago para o seu quarto, ao mesmo tempo que defende António, perguntando ao filho mais novo se faz alguma ideia onde ele terá ido. Tiago responde com azedume que viu Horácio com ele. Sara fica admirada e deixa escapar que vai tratar do assunto.

Vieira recebe, contrariado, as instruções de Fernando sobre a operação de contrabando de tabaco. Amaral avisa de que as coisas têm de ser bem feitas ou será mau para todos e afasta-se com César. O capitão do barco diz a Fernando que não o apanha noutra e protesta por não ganhar nada apesar do risco que vai correr. O patrão promete-lhe que ganhará bom dinheiro no futuro. Raia que observou tudo escondido decide ir atrás de Amaral e César.

Lígia comunica a Tiago que a cirurgia à vista não sortiu o efeito desejado e que ele perdeu quarenta por cento da visão. Sara procura saber se é possível melhorar com outra intervenção mas a médica acha que não. Tiago fica muito perturbado e descarrega toda a sua raiva no irmão e acusa António de lhe ter roubado tudo, pois tem a noiva em coma e terá de deixar a carreira de piloto.

Jón conta a Rita que ajudou Luísa e Kiko a obterem identidades novas e acredita que a mãe dela desapareceu no mundo para esquecer o passado e refazer a vida. Rita teme que a mãe possa ter morrido.

Enquanto Rita conversa com Jón, no exterior da empresa, um capanga enviado por Fernando para a eliminar recebe uma chamada do patrão a dizer-lhe que tem de aproveitar a oportunidade para fazer o serviço.

nas redes

pesquisar