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Técnicas respiratórias de relaxamento

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Técnicas respiratórias de relaxamento

Três sugestões que pode colocar em prática

TÉCNICAS RESPIRATÓRIAS DE RELAXAMENTO

O uso de técnicas baseadas no controle voluntário da respiração para a redução do stress e promoção do bem-estar tem origem em tradições médicas remotas.

As técnicas respiratórias ajudam a melhorar a oxigenação cerebral, beneficiando a saúde física e mental.

  1. A primeira, muito usada para melhorar a qualidade do sono, e que lhe permite adormecer num minuto.

. Expire profundamente, pela boca, deixando o ar sair com um som tipo “oooosh”.

. Feche a boca e inspire silenciosamente pelo nariz contando até 4.

. Pare a sua respiração, mantenha o ar nos pulmões e conte mentalmente até 7.

. Expire completamente pela boca com um som “oooosh” contando até ao número 8.

. Esta foi a primeira respiração. Agora faça de novo até perfazer um total de quatro respirações.

  1. A segunda, é a técnica de respiração abdominal, recomendada para fazer antes de algum evento que possa causar stress.

. Realizar 6 a 10 respirações profundas e lentas a cada minuto, durante 10 minutos, todos os dias, para experimentar reduções imediatas da frequência cardíaca e pressão arterial.

  1. A terceira técnica consiste em fechar os olhos e concentrar-se em contrair e relaxar cada um dos grupos musculares por 3 segundos.

.Comece pelos pés. Mova os joelhos, coxas, glúteos, peitoral, braços, mãos, pescoço, maxilar, olhos… Certifique-se que sua respiração está profunda e lenta. Se não conseguir, inspire pelo nariz, sustenha a respiração por 5 segundos, relaxe os músculos tensos e expire pela boca.

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