SIC

Perfil

Quando pai e mãe têm sangue incompatível

exclusivo

Quando pai e mãe têm sangue incompatível

Se o seu tipo de sangue é Rh negativo saiba os cuidados a ter ao engravidar.

O fator Rhesus (Rh) é uma proteína que se encontra na superfície dos glóbulos vermelhos.

Se o seu sangue tiver a proteína, você é Rh positivo.

Se o seu sangue não tiver a proteína, você é Rh negativo.

O tipo Rh positivo é o tipo de sangue mais comum. Ter um tipo de sangue Rh negativo não é uma doença e geralmente não afeta sua saúde. No entanto, isso pode afetar sua gravidez. A sua gravidez requer cuidados especiais se você for Rh negativo e o pai do bebé Rh positivo.

O seu médico deverá recomendar a realização de um teste de fator Rh durante sua primeira consulta pré-natal. Este teste identificará seu tipo de sangue e se suas células de sangue carregam a proteína do fator Rh, tanto da mãe como do pai.

Durante a gravidez, os problemas podem ocorrer se você for Rh negativo e o seu bebé Rh positivo. Normalmente, seu sangue não se mistura com o sangue do seu bebê durante a gravidez. No entanto, durante o parto ou em determinados momentos durante a gravidez, uma pequena quantidade de sangue do seu bebé pode entrar em contato com seu sangue.

Se você for Rh positivo, a incompatibilidade de Rh não é uma preocupação. Se você é Rh negativo e seu bebé Rh positivo, o seu corpo pode produzir proteínas chamadas de anticorpos de Rh após exposição aos glóbulos vermelhos do bebê. Os anticorpos produzidos não são um problema durante a primeira gravidez, no entanto podem sê-lo numa segunda gravidez. Se o seu próximo bebé for Rh positivo novamente, seu corpo produzirá anticorpos Rh que podem atravessar a placenta e danificar os glóbulos vermelhos do bebé. Isso poderia levar a uma anemia fatal, uma condição em que não há células sanguíneas vermelhas suficientes.

Se você é Rh negativo, pode ser necessário fazer uma pesquisa de anticorpos durante o primeiro trimestre e novamente durante a 28ª semana de gravidez. A pesquisa de anticorpos é usada para detetar anticorpos contra o sangue de Rh-positivo.

Se não tiver começado a produzir anticorpos de Rh, você precisará de uma injeção de (immunoglobulina Rh), que irá evitar a produção de anticorpos anti-Rh durante a gravidez.

Se o seu bebé nascer Rh negativo, não é necessário nenhum tratamento adicional, mas se o seu bebé for Rh positivo, você irá precisar de outra injeção logo após o parto.

nas redes

pesquisar