SIC

Perfil

De segunda a sexta

Dancin' Days - Resumo de 11 a 17 de abril

Teresa descobre que Cátia dança no varão de um clube de striptease; Raquel aceita ser acompanhante privativa de Francisco!

Júlia confessa a Madalena a emoção que sentiu por estar a tratar da neta. A amiga comenta que ele ainda está perfeitamente a tempo de voltar a ser mãe. Júlia espanta-se e dispara que não está a ver quem poderá vir a ser o eventual pai.

Duarte observa as revistas com vestidos de noiva que Inês deixou espalhadas e pensa no beijo que trocou com Júlia no elevador do hospital.

Inês deixa Teresa muito satisfeita ao dizer que convenceu Duarte a casarem ali em casa. No entanto, Teresa não consegue evitar ficar de novo com um ar pesado, circunspecto.

Mariana e Gustavo regressam a casa muito bem dispostos e brincalhões. Ele fica muito nervoso quando vai com ela para o quarto.

Francisco insiste com Teresa para que aceite viajar com ele para a Suíça, argumentando que lhe fazia bem descansar. A mulher resiste, tentando não revelar o que sabe, mas antes repetindo que não é o momento. Depois do marido sair para o escritório, Lurdes pergunta a Teresa se precisa de alguma coisa. Ela responde que sim mas que não é algo que ela possa fazer, adiantando, muito séria e triste, que tem de ligar a uma pessoa.

Duarte é surpreendido com o telefonema de Francisco e com o pedido do pai para que o ajude a convencer Teresa a viajar. Duarte comenta com Inês que, se calhar, a idade está a torna-lo romântico e ela returque que deve dar uma oportunidade ao pai, para demonstrar que se preocupa.

Nonô acorda Mariana e desafia-a para ir à praia. Antes pergunta como correu a noite com Gustavo. A amiga sorri parecendo recordar e confessa que correu muito bem.

Raquel comenta com Babi que foi difícil ganhar o prémio de produtividade, mas que conseguiu. A amiga conta-lhe que conversou com Hugo, dando a entender que não quer mais nada com ele. Raquel abre os olhos à amiga e assegura-lhe que ele está tão envolvido no tráfico de droga como Roberto, a quem acusa de o ter incriminado.

Júlia entrega Carolina a Mariana e afiança à filha que lhe fez muito bem cuidar da menina. Júlia não aceita o convite para ir até à praia com elas, pois tem trabalho na clínica. Depois da mãe ir embora, Mariana tem o impulso de enviar uma mensagem a Gustavo, mas depois de conversar com Nonô, brinca e faz ar de princesa, dizendo que vai esperar que ele lhe ligue.

Luísa não dá descanso a Isabel e pressiona-a para que conte a noite romântica que teve com Urbano.

Urbano declama poemas e chama Lúcia, pedindo-lhe que envie mais um ramo de rosas vermelhas a Isabel. Depois da secretária sair, recebe uma chamada que o deixa perplexo. Imediatamente, procura Júlia e, assim que ela chega, leva-a para o gabinete com ar de grande preocupação. Urbano conta à ex-mulher que acabam de o informar que Raquel foi despedida da clínica de Cascais, pois falsificou documentos para conseguir o prémio de produtividade. Júlia fica estupefacta. ​

Júlia pede desculpa a Urbano, sentindo-se culpada por mais um comportamento reprovável de Raquel, que foi despedida da clínica de Cascais, depois de falsificar contratos para receber um prémio de produtividade. Urbano acalma a ex-mulher, levando-a a concordar que quem sai mal da situação é, uma vez mais, a própria Raquel.

Carminho agradece a Jorge o farto pequeno-almoço com que ele a surpreendeu e feliz pelo facto de poderem agora ter um pouco mais de tempo para estarem juntos. O casal comenta o sucesso que Ester e Amélia estão a ter com o negócio da comida e Jorge diz que vai propor a Artur que a revista faça uma reportagem com elas. Carminho aconselha-o a que prepare primeiro a mãe, para a convencer. De caminho aproveita para perguntar como está Artur a lidar com o afastamento de Júlia. Jorge reconhece que ele está destroçado.

Cátia cruza-se com Duarte no centro comercial e agradece-lhe a oportunidade que deu a Gui para trabalhar com ele na agência de viagens. Teresa surge nesse instante e Cátia não disfarça o incómodo, retirando-se assim que pode. Duarte conversa com a mãe e diz que ela é muito difícil de contentar, pois preferia que Gui voltasse para casa e se concentrasse nos estudos. Teresa, confrontada pelo filho mais velho com a recusa de viajar de férias com Francisco, mente e argumenta que não é o momento, pois tem de organizar o casamento. Duarte fica incomodado e reafirma que a boda é dele e de Inês e que pode viajar à vontade com o pai. Ela deixa escapar que precisa de ter os filhos com ela, mas Duarte não se apercebe do que esse desejo encerra. Depois de se despedirem, Teresa senta-se numa mesa, como quem espera por alguém. Cátia fica a observá-la atrás do balcão da loja de doces e nem dá pela presença de Sónia, que entrou nesse instante. Questionada pela prima, Cátia conta que a mulher para quem estava a olhar é a sua sogra e afiança que não se deixará provocar. Ao saber que Gui deixou o trabalho na livraria, Sónia afirma que vai contar a Miguel, pois talvez ele consiga ocupar o seu lugar. Cátia troça, perguntando se ele já alguma vez leu um livro até ao fim.

Cristóvão insiste em fazer com que Cátia deixe de trabalhar no bar de striptease e tem a ideia de fazer com que ela se torne atriz. Ivo escarnece do amigo e avança que o nome do filme será “ A princesa do varão”

Natércia acede a encontrar-se com Teresa e, a pedido da ex-patroa, explica que acusou Francisco de a andar a enganar, por tê-lo apanhado a pedir a uma mulher chamada Adriana, que lhe arranjasse a mesma rapariga com quem tinha estado da última vez. Teresa recebe a revelação como uma facada no peito e pede desculpa à antiga governanta por tê-la despedido. Ao mesmo tempo, reconhece que muito se tem lembrado dos avisos que ela lhe fez e que está a sofrer bastante às mãos do marido.

Áurea conta a Bruno que vão voltar a morar na antiga casa. O filho não aprecia a ideia, pois vai perder a companhia de Paulo. Bruno pede à mãe para ir ter com Tânia ao centro comercial, desejoso de lhe entregar o presente que comprou em Londres, Paulo faz pirraça e avança que a amiga vai gostar mais do seu presente. Vera, apressada, revela que tem de ir buscar os formulários para Alberto se inscrever nos exames da faculdade. Paulo troça, exclamando para Bruno que o regresso do avô de Bruno aos estudos é uma cena marada.

Alberto fala com entusiasmo a Carminho do seu regresso aos estudos, dizendo que é uma forma de investimento na sua carreira. A filha avisa que não o quer envolvido em mais negócios malucos e, perante a sua indignação, opta por não discutir. A massagista vai depois conversar com Lúcia, perguntando se ela já conseguiu livra-se de Ivo. A rececionista conta que lhe devolveu o presente, frisando que não quer nada com ele. Lúcia garante que se Ivo voltar a procura-la chama a polícia.

Madalena conta a Raul que o psicólogo a mandou cantar e ele, entre piropos à beleza da namorada, diz que vai procurar escolas de canto em que ela se possa inscrever. Madalena esboça um sorriso nervoso, mas também entusiasmado.

Raquel irrompe pelo gabinete de Urbano, reclamando por ter sido despedida da clínica de Cascais. O médico explica que teve muita sorte, pois ele conseguiu evitar que fosse processada por burla e falsificação de documentos. Júlia assiste à conversa e tenta aplacar a fúria da irmã, chamando-a à razão. Esta, ao ver que está irremediavelmente perdida, sai do gabinete e bate a porta com violência. Urbano e Júlia ficam a lamentar que ela não tenha percebido o erro que cometeu.

Gui passa pelo escritório de Duarte para o cumprimentar antes de ir para a praia. O irmão avisa-o de que quando começar a ser seu patrão não vai permitir desleixos, acrescentando que a mãe já sabe que ele vai trabalhar na agência de viagens, pois encontrou-se com ela no shopping, enquanto conversava com Cátia. Perante o sobressalto de Gui, tranquiliza-o, avançando que Teresa e Cátia apenas se cumprimentaram por cortesia.

Teresa analisa estratos bancários de Francisco ao pormenor e encontra um documento suspeito. De imediato começa a investigar.

Mariana fala com Marta e recebe boas notícias a propósito da recuperação de Tomás. Por insistência de Nonô, telefona a Gustavo, mas ele continua sem atender, deixando-a a pensar que já não quer mais nada com ela. Gustavo, por sua vez, olha para o telemóvel, perturbado por não ter atendido a chamada. Com grande cuidado, tenta saber como foi o relacionamento de Cristóvão com Sónia, mas retrai-se quando ele começa a querer dar muitas explicações. Gustavo está com receio de que Mariana não tenha gostado da noite que ele passou com ela.

Bruno e Paulo disputam a atenção de Tânia quando lhe oferecem os presentes que lhe compraram em Londres. Nicole e Áurea assistem ao momento esboçando sorrisos cúmplices. Hernâni tenta desvalorizar as ofertas dos rapazes mas é forçado a retrair-se ao perceber que a filha ficou contente com as lembranças dos amigos.

Urbano recebe com agrado o convite de casamento que Zé Maria lhe entrega, dizendo calcular que ele compareça acompanhado por Isabel. O médico conta ao amigo empresário que Raquel foi despedida por ter falsificado assinaturas de contratos na clínica de Cascais. Zé Maria acaba por reconhecer que, apesar de todas as divergências com a ex-mulher, lhe custa vê-la em dificuldades.

Babi tenta chamar Raquel à razão, fazendo-a entender que cometeu um erro de tal forma grave que a levou a perder o emprego. Arrogante, Raquel ainda se vitimiza, garantindo que vai conseguir dar a volta por cima. Acredita que a venda das poucas joias e vestidos que lhe restam servirão para se aguentar por algum tempo.

Francisco chega a casa e fica surpreendido quando Lurdes o informa que Teresa saiu para visitar uma amiga, deixando o aviso de que pode chegar tarde.

Cristóvão tenta demover Cátia de ir para o clube de striptease, mas o máximo que consegue é pedir-lhe que tenha cuidado.

Inês conversa com Duarte sobre o facto de Gui ir trabalhar com ele, convicta que Teresa ficará mais descansada sabendo que ele está a amparar o irmão. Duarte corresponde ao braço de Inês mas rapidamente o desfaz, esquivando-se para ir preparar o jantar.

Prosseguindo a sua investigação sobre a vida misteriosa que Francisco leva fora de casa, Teresa vai ao clube de striptease e confirma que o marido passou muitas noites ali. Fica estupefacta quando olha para o palco e percebe que é Cátia quem inicia a sua atuação.

Teresa observa, incrédula, a dança que Cátia executa no varão. Ao ver a sogra, a bailarina estremece e quase deixa de dançar. No entanto, consegue aguentar até ao final da música. Teresa fala com o dono do clube de striptease e pede-lhe para falar com Cátia. Volta a ser surpreendida quando o homem a encaminha para o privado, dizendo que vai chamar Stephanie.

Em casa, Francisco olha para o relógio e, estranhando a demora da mulher, pergunta a Lurdes se Teresa não lhe disse mais nada para além de que ia visitar uma amiga. A empregada repete que não sabe mais nada e recebe autorização para se retirar. Francisco olha-lhe para o corpo à medida que ela se afasta e sorri. Depois telefona a Teresa e deixa-lhe uma mensagem a dizer que está preocupado com o seu silêncio.

Frente a frente com Cátia, Teresa sabe, finalmente, toda a verdade sobre a vida misteriosa de Francisco. Cátia conta que foi amante do seu marido, antes de conhecer Gui e que alimentou essa relação na esperança de que Francisco lhe abrisse portas para se tornar atriz. Como se não bastasse, ainda acrescenta que Gui está a par de tudo, aceitando a situação. Teresa fica arrasada com o que ouve mas chega a acordo com Cátia para que esta guarde segredo até que ela decida o que fazer. A rapariga assegura que, nesta questão, está completamente solidária com ela.

Gui vai à loja Flor de Sal comprar vinho e nem Cristóvão nem Gustavo estão com vontade de o atender. O caixa, porque tem ciúmes que ele ande com Cátia. O estagiário, porque Gui é o ex-marido de Mariana. Depois do jogo do empurra, acaba por ser Gustavo a ir atender Gui, concluindo que, afinal, até se trata de uma pessoa simpática. Cristóvão não se deixa convencer e trata-o com rispidez. Gui estranha o comportamento do empregado, chamando-lhe a atenção que aquilo não é maneira de tratar um cliente. Depois de Gui se ir embora, Cristóvão arma-se em fanfarrão e diz que só não lhe bateu porque é um cliente. Já Gustavo fica triste, pois pensa que estragou tudo com Mariana.

Mariana conta a Júlia que não conseguiu que Gustavo respondesse às suas chamadas e afirma que o vai procurar para esclarecer a situação. Júlia apoia a filha e, mudando de assunto, confessa que ficou muito feliz em ter tomado conta de Carolina, compensando assim os momentos maternais que não pôde ter.

Para se vingar das traições de Francisco, Teresa contrata um gigolô e, embora pouco à vontade, envolve-se com ele num hotel.

Ao pequeno-almoço, Duarte comenta com Inês que achou estranho que Francisco tenha andado à procura de Teresa, sem saber onde ela estava. Duarte continua a defender que os pais deviam ir viajar para se reaproximarem. Inês lembra que tem de marcar um almoço para juntar as mães deles para se conhecerem antes do casamento e lembra a Duarte que nessa noite vão jantar a casa dos avós dela.

Antes de ir para a fábrica com Amélia, Ester ensina a Bruno e Paulo algumas regras da comunidade judaica. A empregada confessa que não tem grande jeito para confeccionar os pratos que Ester quer dar a provar a Duarte.

Alberto constata que, afinal, o regresso à faculdade não é favas contadas, pois tem de se submeter a provas de Matemática e Inglês. Áurea aconselha o pai a deixar-se de estudos e a gozar a vida mas Alberto mostra-se determinado em seguir o seu sonho. Vera promete ajudar o tio no que souber.

Ao pequeno-almoço, Teresa age com Francisco com se não tivesse descoberto as suas traições. Sustenta a história de que foi visitar uma amiga doente na noite anterior e que dormiu no quarto de hóspedes para não o acordar. Francisco insiste em que a mulher aceite viajar com ele para a Suíça, mas Teresa mantém-se na defensiva.

Mariana confessa a Nonô que está aborrecida com Gustavo por nunca mais ter querido falar com ela. No entanto, recusa dar-se por vencida e garante à amiga que vai esclarecer tudo com ele, aproveitando o facto de ir comprar o vestido para o casamento do pai.

Babi conta a Raquel como está a ser agradável a sua experiencia no novo trabalho, mas a amiga está com o pensamento focado nos seus problemas. Raquel mostra-se rancorosa por ter sido despedida e opta por ir passear sozinha para pôr as ideias em ordem. Babi aconselha-a a reconhecer os seus erros e a descer do pedestal.

Artur consegue com muito custo convencer Júlia a fazer uma sessão fotográfica e destaca Jorge para a acompanhar.

Carminho troca um ar cúmplice com a amiga e assegura que ela fez bem em aceitar o convite. Júlia deseja que Artur não confunda as coisas e não pense que ela o perdoou por se ter envolvido com Raquel. Júlia lamenta ainda que a irmã se tenha envolvido em mais problemas, depois de Urbano a ter ajudado a arranjar emprego e garante que não mais lhe vai dar a mão.

Raquel observa um homem que passeia acompanhado de uma rapariga muito mais nova e pensa em ligar a Adriana para que a readmita como acompanhante de luxo na sua empresa. Tenta resistir à ideia, mas acaba por fazer uma chamada para alguém a combinar um encontro.

Tânia protesta dizendo que as suas férias estão a ser uma porcaria e pede a Nicole que aceite ir com ela e com Hernâni para Tróia, salvaguardando que o pai pode ficar noutro quarto. Hernâni fica delirante com a ideia, mas Nicole bufa e nem quer pensar nisso. É salva pela chegada de Áurea que entra na loja Nails com Bruno e Paulo. Hernâni sai com os garotos mas promete voltar a falar do assunto.

Sónia fica radiante quando Miguel lhe da a boa nova de ter conseguido o emprego na livraria. Esperto, o vendedor aproveita para lhe cravar mais vinte euros, dizendo que a sua situação vai voltar ao normal no fim do mês.

Mariana entra na loja Flor de Sal com cara de poucos amigos e Gustavo fica nervoso ao vê-la. Sónia ameaça descontar-lhe no ordenado o tempo que perder a conversar com a namorada. Mariana pede explicações e Gustavo confessa que teve com ela a sua primeira vez, assumindo que era virgem. O rapaz diz que tinha receio que ela não quisesse mais nada com ele, considerando que não esteve muito bem. Mariana fica aliviada e faz as pazes com o namorado, aceitando acompanhá-lo a um festival no fim-de-semana.

Gui faz perguntas incómodas a Cátia sobre o trabalho no clube. Ela consegue esconder que recebeu a visita de Teresa, a quem contou toda a verdade sobre as traições de Francisco.

Teresa desabafa com Moreira contando que descobriu que o marido foi amante da actual namorada do filho e que, para se vingar, contratou um gigolô. No entanto, acrescenta ao psicólogo que passou a pior noite da sua vida. Moreira pergunta-lhe se não é melhor esclarecer tudo com Francisco, mas Teresa confessa que não tem coragem e que o melhor é fingir que não sabe de nada. Tal como diz não saber que intenção tem o marido para querer viajar com ela para a Suíça.

Raquel encontra-se com Francisco e vai direta ao assunto. Reconhece que as circunstâncias que a levaram a rejeitá-lo mudaram e que está disposta a aceitar ser a sua acompanhante privativa, desde que ele lhe assegure a vida que ela merece. Francisco sorri estupefacto e divertido com tal reviravolta. ​

Francisco aceita a proposta de Raquel para a ter como companhia exclusiva e sugere-lhe de imediato que vão para um hotel. Ela esquiva-se com o argumento de que já tem um compromisso e promete vê-lo mais tarde. O advogado concorda sem levantar problemas e observa Raquel com agrado, enquanto ela se afasta.

Teresa faz uma visita surpresa a Duarte, que fica preocupado por ver que a mãe não está a seguir as ordens que o médico lhe deu para descansar. Duarte insiste que ele devia aceitar o convite que o pai lhe fez para viajarem, concordando que seria um bom remédio para reanimar o casamento. Teresa descai-se e diz que tem medo mas, quando se dá conta da sua inconfidência, apressa-se a corrigir a frase, afirmando que receia que ela e Francisco se aborreçam um com o outro durante a viagem.

Sónia conta a Gui e Cátia que o gerente da livraria adorou Miguel, mas faz questão de vincar que o trabalho é temporário, até que o namorado encontre melhor. Cátia acha que essa é precisamente a parte mais difícil, enquanto Gui não tem dúvidas de que Miguel vai fartar-se do trabalho. Gustavo irrita Sónia porque se despede dela sem dar justificações, dizendo apenas que comunicou ao Sr. Veiga que trocou de folgas, pois tem de ir passar o fim-de-semana fora para assistir a um concerto. Cátia e Gui também vão embora e Sónia espuma de raiva porque Cristóvão também desapareceu.

Gui diz a Cátia que vai aproveitar o último dia de praia antes de começar a trabalhar com o irmão e lembra que tem jantar marcado em casa de Teresa, pois vai levar Carolina para a avó ver. Cátia não leva a mal e reconhece que Teresa gosta de estar com a neta.

Cristóvão observa-os cheio de ciúmes e insiste em dizer que vai tornar-se no agente de Cátia para fazer dela uma actriz. Ivo troça do que o amigo diz, e afirma que ele fez uma operação ao cérebro, tantos são os disparates que diz. Repentinamente, Ivo vê que tem o braço coberto de babas e arranca em alta velocidade para o hospital.

A advogada de Hugo transmite-lhe que já arranjou comprador para a casa e afiança que ele vai ter uma surpresa ao saber quem é. Celeste intromete-se na conversa e decreta que o filho tem de ir morar com ela, em vez de alugar outra casa. Hugo esforça-se por demover a mãe mas sem êxito.

Nesse momento, Zé Maria conta a Mariana que avançou para a compra da casa que Hugo havia roubado a Raquel. Mariana fica feliz pelo pai e deixa escapar que Hugo não vai gostar nada da ideia. A rapariga aproveita para comentar o despedimento de Raquel, sem entender como é que a tia não aprende com os erros. Zé Maria, incomodado, diz que ela tem uma personalidade instável. Júlia chega nesse instante para ir buscar Carolina e Mariana informa a mãe que já deu indicações a Gui para ir buscar a bebé a casa dela.

Emília conta a Isabel e Luísa que já comprou o vestido de noiva e convida as amigas para irem vê-lo a sua casa. Luísa brinca como é hábito e diz que tem de se despachar, pois é a única que ainda não arranjou homem, ao contrário delas que os arranjaram e, ainda por cima, ricos.

Raul convence Madalena a inscrever-se numa escola de jazz. Carminho surpreende-os quando trocam um beijo. Madalena fica envergonhada e comenta que gostava de ter com Raul o mesmo tipo de relação que ela tem com Jorge.

Jorge fica envergonhado quando Filipa, secretária de Raul na Blondie, lhe lança um piropo. Jorge é salvo pelo telefonema de Carminho que lhe lembra o jantar que está marcado em casa dos pais. Jorge diz que não vai poder ir, pois tem muito trabalho na revista.

Alberto não consegue perceber nada do inglês que está a estudar, apesar de ter a ajuda de Vera. Divertidos, Bruno e Paulo dão gargalhadas, enquanto Alberto esboça um ligeiro amuo, acabando por também não conseguir conter um sorriso.

Amélia comenta com Ester que têm de contratar rapidamente as cozinheiras que entrevistaram, pois começam a não dar conta do trabalho que têm na fábrica.

Nicole fica intrigada com a educação e empenho com que Hernâni lhe mostra uma lista de actividades que compilou na internet, para tornar as férias de Tânia mais agradáveis. O segurança mostra grande preocupação em agradar à filha e evita confrontar-se com a ex-mulher. Ela fica espantada com a abordagem de Hernâni.

Sónia não se conforma que Gustavo tenha ido divertir-se para o festival e fica ainda mais irritada quando Cristóvão começa a defender o colega.

Antes de se juntar a Babi, Raquel acalma o desejo de Francisco que está ansioso por tê-la só para si. Raquel vai empatando o advogado, vincando que o vai recompensar. Quando desliga faz um ar de asco, escondendo de Babi o rumo que está a dar à vida.

Emília comenta com Zé Maria que Raquel é uma pessoa sem sorte mas o empresário reconhece que a ex-mulher dá uma preciosa ajuda para que a vida lhe corra mal. Apesar disso, está-lhe grato por ter testemunhado a seu favor quando foi julgado por ter dado um tiro a Hugo. Depois de se despedir de Emília, Zé Maria passa pela mesa onde Raquel está com Babi e oferece-lhe ajuda, dizendo que não quer que ela passe dificuldades. Raquel não consegue ter a humildade que devia para reconhecer que está numa situação desesperada.

Teresa regressa abatida a casa e fica melindrada, porque Lurdes diz que não pode comer as queijadas que a patroa lhe trouxe. A empregada esclarece que é diabética e Teresa pede desculpa pela sua falta de sensibilidade.

Júlia fala ao telefone com Madalena e diz que ela pode levar Raul lá a casa à vontade, pois está entretida a cuidar de Carolina.

Inês e Duarte chegam mesmo a tempo de participarem na cerimónia religiosa que Ester fez questão de reactivar na sua casa. Duarte brinca com Inês e, abraçando-a, diz que desconhecia que ia casar com uma noiva judia. Ela fita-o, apaixonada.

Teresa é atormentada pelos seus pensamentos, sem conseguir digerir as traições de Francisco. Agarra no portátil e começa a pesquisar venenos. O marido chega nesse instante levando-a a fechar o computador. Ele censura-a por não ter ficado em casa a descansar, mas Teresa responde que o passeio lhe fez bem e que Duarte a convenceu a fazer a viagem à Suíça que Francisco lhe propôs. Ele fica radiante e diz que vai dizer à secretária para fazer as reservas.

Duarte ouve com curiosidade as explicações que Ester e Alberto dão sobre os rituais judaicos. De caminho também elogia a comida que Ester confeccionou. Inês confirma com Áurea a mudança para a casa antiga mas a mãe garante que não precisa de ajuda para a mudança.

Teresa aguenta como pode a conversa de circunstância com Francisco, que não se cansa de desvalorizar tudo o que Gui faz ou se propõe fazer. O advogado diz à mulher que vai buscar um vinho e pega discretamente no telemóvel. Teresa chama-lhe cínico entre dentes e chama Lurdes à parte, pedindo que lhe faça dois favores: que lhe empreste uma das suas seringas de insulina e que vá a casa de uma pessoa buscar um frasco com nitrato de potássio. A empregada fica alarmada e pergunta à patroa para que quer tais coisas. Teresa, com ar pesado, segreda-lhe que quanto menos souber, melhor. Lurdes está em pânico.

Teresa obtém a colaboração de Lurdes, convencendo a empregada de que o nitrato de sódio que lhe pediu para ir buscar, servirá para se tratar. Quando Francisco entra na sala, entusiasmado com a garrafa de vinho que foi buscar, Teresa e Lurdes trocam um olhar cúmplice.

Gui estranha que Teresa tenha vibrado pouco com a perspectiva da visita da neta. Cátia faz-lhe ver que a mãe não tem estado em grande forma e propõe que se aventurem na praia com Carolina, ao fim da tarde. Gui começa logo a pensar em grandes petiscos mas Cátia devolve-o à realidade ao dizer que a vida não está para gastos em mariscadas.

Cristóvão observa com olhar triste e perdido, o diálogo entre a sua paixão e o namorado. Hernâni chega e trata logo de dizer que ele não tem qualquer hipótese de conquistar Cátia. Ivo aparece nesse instante todo vestido de branco, dizendo que fez uma reacção alérgica e que agora só pode vestir roupas de algodão ou linho. Hernâni troça e questiona-lhe a masculinidade, fazendo com que Ivo se vá embora muito irritado.

Hugo resigna-se em vender a casa a Zé Maria, apesar de saber que o valor que ele oferece está muito abaixo daquilo que o imóvel vale. Celeste aconselha o filho a resistir, mas ele responde que não tem outra saída, pois está atulhado de dívidas. Hugo começa a ficar impaciente por estar fechado em casa.

Tânia insiste com Nicole para que possam passar algum tempo de férias com Hernâni. A manicura defende-se, compreendendo que a filha gostasse de ver os pais juntos novamente, mas sentenciando que isso é impossível. Nicole acaba por se sentir culpada quando Tânia diz que o pai se tem esforçado para ser simpático e que ela está sempre a dar-lhe respostas tortas.

Miguel e Sónia troçam de Ivo, ao vê-lo todo vestido de branco. Cristóvão defende o amigo, justificando que ele está doente, mas também é gozado. Sónia diz a Miguel que quer ir beber um copo e espairecer, mas ele diz logo que não tem dinheiro, forçando a que seja ela a pagar a despesa. Hernâni aproxima-se de Emília e mete-se com ela por estar atarefada com o casamento com Zé Maria. Por coincidência cruza-se com Sónia e Miguel e, reagindo a uma provocação do vendedor, irrita o casal ao perguntar se eles vão para o parque de estacionamento ou para a carrinha do stand que Miguel levou à falência.

Carminho e Jorge tomam um copo de vinho e aproveitam para namorar. Ele recebe uma mensagem de Filipa, mas desvaloriza, dizendo à namorada que a secretária de Artur encontrou os óculos escuros que ele esqueceu na revista.

Duarte confessa a Inês que gostou muito de jantar em casa dos avós dela, especialmente por ter aprendido algo mais sobre a cultura judaica. O casal concorda que deve dar mais tempo à sua vida, antes de pensar em ter filhos.

Júlia consegue a muito custo adormecer Carolina e vai despedir-se de Madalena e Raul que vão começar a ver um filme. A sessão começa, assim que o médico descobre o comando que não conseguia encontrar.

Alberto faz ronha para estudar, apesar dos incentivos que Vera lhe transmite.

Áurea emociona-se ao regressar à casa onde construiu família com Aníbal. Inês e Bruno abraçam a mãe, enquanto Amélia e Ester olham enternecidas para eles. Paulo está mais preocupado em encontrar a consola para jogar com Bruno.

Gui e Duarte correm juntos, cumprindo um jogging matinal. Duarte conta que já desistiu que a festa de casamento seja em casa dos pais, pois Inês quer fazer essa vontade a Teresa. Gui recebe uma mensagem de Júlia, combinando entregar-lhe Carolina na clínica. Duarte fica perturbado com a simples referencia que Gui faz a Júlia.

Júlia conta a Madalena que este dia é muito importante para si, pois vai depositar flores na campa da mãe. Só lamenta não o poder fazer na companhia de Raquel.

Francisco pede à secretária para apressar a marcação da viagem à Suíça. Teresa fica desconfortável, quando o marido lhe comunica que pode fazer as malas. Francisco fica intrigado ao ver Lurdes sair para cumprir uma ordem da patroa. Teresa justifica que a empregada foi comprar alguns medicamentos que podem ser necessários para Carolina, dizendo que o mais certo é que Gui se esqueça de levar consigo tudo o que a filha precisa.

A pretexto de ir ver como está o seu barco na marina, Francisco sai de casa e liga para Raquel, pressionando a que se encontre com ele. Ela reprime as ameaças do advogado e justifica que não foi ter com ele por falta de oportunidade, dizendo que o fará depois de tomar um café. Raquel esbarra em Isabel e Emília que falam do vestido que esta escolheu para casar com Zé Maria. Antes de se despedir, Raquel oferece a sua ajuda para o que for preciso e deseja felicidades aos noivos. Isabel comenta com Emília que sentiu veneno a escorrer-lhe pelo balcão.

Ivo continua a carpir as suas mágoas por estar doente com uma grande alergia. Cristóvão deixa o amigo desconsolado porque só boceja, dizendo que não dormiu nada de noite, pois esteve a fazer uma página para Cátia na internet, procurando torná-la numa actriz requisitada.

Ivo muda de assunto e decide ligar a Hugo, argumentando que precisa que o irmão o aumente, agora que tem mais despesas com o vestuário, por causa da alergia.

Hugo tem uma crise de ansiedade e deixa Celeste muito preocupada, por ver o filho desesperado para arrancar a pulseira electrónica que o obriga a estar preso em casa.

Zé Maria conversa com Júlia, dando conta que Hugo aceitou vender-lhe a casa, por está atolado em dívidas. O empresário confessa que o negócio é para si um bom investimento e que se sente justiçado por recuperar a habitação em que foi casado com Raquel. Gui chega à clínica nesse momento e leva Carolina consigo.

Raquel faz amor com Francisco num hotel e finge desempenhar com agrado a sua parte do acordo. Assim que o advogado sai, Raquel precipita-se para a casa de banho, lavando-se energicamente como alguém que sente nojo do que acabou de fazer.

Lurdes regressa a casa com o frasco de potássio que foi buscar, a mando de Teresa. A patroa aguarda com grande ansiedade e murmura para si própria que agora sim, está preparada para viajar com Francisco.

Júlia entra no cemitério e fica espantada ao deparar-se com Raquel, que chora junta à campa da mãe. Assim que vê Júlia, a irmã grita com ela, culpando-a pela morte da mãe e de todas as desgraças que lhe têm acontecido.

Júlia reaje em lágrimas às acusações da irmã, que a responsabiliza pela morte da mãe de ambas. Raquel acaba por cair em si e pede desculpa a Júlia pela injustiça que esta a cometer. As duas abraçam-se, com as lágrimas a cobrirem-lhes a face.

Teresa e Lurdes observam Carolina com ternura. Francisco chega nesse momento e cumprimenta Gui com um beijo fugaz na face, antes de avançar para a neta. O advogado recebe uma chamada da secretária e fica radiante quando Vanda lhe comunica que tem as reservas confirmadas para a viagem que vai fazer com Teresa até à Suíça. A mulher força um sorriso amarelo, causando estranheza a Gui, pela falta de entusiasmo que demonstra. O filho volta a estranhar a atitude da mãe, quando ela questiona a ausência de Cátia, mostrando-se disponível a aceitar o seu namoro com ela.

Alberto surpreende Urbano, anunciando a sua decisão de voltar a estudar. O médico aceita o convite para almoçar com ele e Zé Maria. Enquanto o empresário não chega, Alberto e Urbano concordam que devem deixar para as mulheres a compra do presente de casamento do amigo.

Ester, Amélia e Inês descansam finalmente, depois de terem ajudado Áurea a limpar a casa onde viveu casada com Aníbal. Paulo e Bruno estão vidrados nas pizzas que acabaram de chegar e nem ligam a Amélia que quer por ordem no “ataque” à comida.

Carminho acusa a culpa de não ter ido ajudar na limpeza da casa de Áurea mas Jorge brinca com ela, assegurando que gente a mais atrapalha. Ambos concordam que se sentem felizes por poderem passar mais tempo juntos e comentam que o facto de ele ter deixado a loja de som, ajudou. Jorge mostra-se incomodado com o rumo que Hugo deu à sua vida e confessa que sente vontade de lhe ir dizer umas verdades.

Hugo explode de raiva ao saber que o Dancin’ Days está a dar prejuízo e reconhece que está na eminência de fechar a discoteca. Celeste fica preocupada com a ansiedade do filho mas mostra-se impotente para ajudar. Entretanto, conta que tem de ir visitar Ivo ao shoping, porque ele está doente com uma alergia. Hugo pede à mãe que veja como é que o irmão está a cuidar da loja e promete não fazer disparates enquanto ela estiver fora.

Sónia e Luísa irritam Ivo, troçando da roupa branca que ele enverga. Isabel reconhece que elas abusaram. Miguel chega para almoçar e contraria Sónia ao convidar Luísa para lhes fazer companhia. Cristóvão interrompe a conversa e obriga Sónia a ir à loja ouvir a reclamação de um cliente. Sónia fica furiosa e fulmina Luísa, que não se cansa de seduzir Miguel.

Júlia passa o dia com Raquel, amparando a irmã nesta hora de grandes dificuldades. Raquel acaba por se desculpar de todo o mal que lhe fez, reconhecendo que se chegou a este ponto, foi por culpa própria. Lamenta ainda ter perdido o amor de Mariana mas Júlia assegura que a filha é generosa e vai conseguir perdoá-la.

Teresa surpreende Gui, Duarte e Francisco ao reconhecer o medo que tem de, eventualmente, não poder ver o crescimento da família e de Carolina em particular. Nem os filhos, nem o marido, conseguem perceber o alcance da sua frase.

Carminho passa por casa de Áurea e abraça a irmã, dizendo que tem muito orgulho nela, por estar a retomar a vida normal.

Alberto regressa a casa cheio de sono, depois do farto almoço com Urbano e Zé Maria. Quase não consegue abrir os olhos para estudar com Vera, tal como haviam combinado.

Emília vai ao ginásio, determinada em manter a linha antes do casamento. Raul comenta com Madalena que há muito tempo não via a mãe tão feliz.

Isabel encontra-se com Urbano, não resistindo a beijá-lo de forma repenicada. Quando se dão conta do sítio onde estão ficam comprometidos com receio de terem sido observados.

Duarte e Gui observam Carolina no berço e conversam sobre a vida. Duarte reconhece que não consegue ser indiferente a Júlia, mas teima que é com Inês que deve casar. Gui comenta com o irmão as frases enigmáticas da mãe, reconhecendo que Teresa não está normal.

Com uma expressão maliciosa, Francisco mostra à mulher o alojamento onde vão ficar, mas ela esboça apenas pequenos sorrisos de circunstância, disfarçando o incómodo que a conversa lhe provoca.

Depois de se despedir de Raquel com um abraço sentido, Júlia telefona a Zé Maria e pede-lhe o contacto de uma pessoa.

Nicole reconhece que Hernâni tem desempenhado bem o seu papel de pai e aceita ver com ele e Tânia as fotografias que tiraram, durante uma tarde passada com os animais. O segurança fica radiante com a abertura revelada pela ex-mulher.

Sónia vai ter com Cátia e pede-lhe chocolates, queixando-se de que Miguel não anda a cumprir as suas obrigações. O desespero é tão grande que espanta a prima ao admitir outra cirurgia aos peitos.

Ivo decreta que Cristóvão padece de uma doença grave, Diz que o amigo sofre de alucinações por acreditar que pode conquistar Cátia.

Júlia surge à frente de Hugo, acompanhada pela advogada dele, e propõe-lhe comprar o Dancin’ Days. Hugo fica surpreendido e sem reação.

Hugo fica indignado com a proposta de Júlia para lhe comprar o Dancin’ Days e quase a agride, valendo a sua advogada que se intromete entre os dois. Júlia reafirma a sua oferta e acaba por sair. Já a sós com a advogada, Hugo reconhece que não tem outra solução que não seja vender a discoteca, pois está completamente falido.

Babi comenta com Raquel que o Dancin’ Days vai fechar. A amiga sente nostalgia do tempo em que geriu o clube com Zé Maria, lamentando ter destruído a sua vida. Raquel conta que conversou com Júlia e enterrou os problemas do passado. Agora está triste porque soube pela irmã que Mariana foi assistir a um festival sem lhe dizer nada. Babi assegura que vai perguntar a Nonô se sabe alguma coisa dela.

Áurea desfruta com Bruno do regressa a casa. Cautelosa para não melindrar o filho, confessa-lhe o receio de que ele queira um dia ir viver com Aníbal para Londres. Bruno tranquiliza a mãe, afirmando que nunca se separará dela. Entusiasmado, estabelece contacto com o pai através da internet.

Vera confessa que estás preocupada com o facto de Hugo estar em prisão domiciliária, temendo que ele possa ataca-la. Ester e Alberto tentam acalmar a sobrinha, dizendo que Hugo não pode fazer-lhe mal.

Júlia conta a Madalena que fez as pazes com Raquel e que está decidida a comprar o Dancin’ Days, colocando a irmã a gerir o clube, para a ajudar. Madalena, por seu lado, revela que já se inscreveu nas aulas de canto e Júlia brinca com ela, dizendo que a vai convidar para cantar na festa de reabertura da discoteca.

Duarte e Inês fazem o balanço de mais um dia. Ele conta que Teresa nunca mais o deixava ir embora, insistindo em dizer que vai ter muitas saudades dos filhos enquanto estiver a viajar com Francisco. Já Inês mostra-se cansada por ter ajudado a limpar a casa da mãe e confessa que chegou a duvidar que Áurea recuperasse a sanidade mental.

Teresa despede-se de Gui e recomenda-lhe que dê cumprimentos seus a Cátia. O filho estranha a atitude da mãe, tal como Francisco. O advogado aproveita o momento em que fica sozinho na sala para ligar a Raquel, dando-lhe conta que vai viajar com a mulher e que, por isso, lhe vai depositar algum dinheiro na conta. Raquel faz-se cara mas acaba por aceitar. Ao aproximar-se de Babi disfarça e diz que estava ao telefone com um antigo colega de trabalho.

Francisco volta à carga e questiona Teresa sobre a súbita simpatia que está a demonstrar por Cátia. A mulher responde que a está a ver com outros olhos e que o seu mal foi dar-se com as pessoas erradas. Francisco não acusa o toque e vai buscar um livro para levar na viagem. Sozinha com Lurdes, Teresa aceita que a empregada reze por si e desabafa que se não se defender, será o seu fim.

Isabel prepara um farto pequeno-almoço para mimar Urbano. Ele aparece vestido a rigor como se fosse trabalhar, esquecendo que é Domingo. Atrapalhado, vai pôr-se mais confortável, confessando a Isabel que gostou muito de passar a noite com ela. Isabel retribui e ambos conversam como dois adolescentes.

Emília fica intrigada quando Zé Maria diz que quer conversar com ela sobre o que fazer á casa que vai comprar a Hugo.

Farto de estar preso em casa, Hugo discute com Celeste, fazendo com que a mãe se vá embora, muito magoada com ele.

Alberto resmunga com Áurea e Bruno, farto de andar à procura do carro no parque de estacionamento do shopping. Bruno diz que está com pressa para chegar a casa porque os pais de Paulo devem trazer-lhe presentes do Luxemburgo. Áurea brinca com o filho e chama-lhe interesseiro.

Amélia e Paulo recebem com grande emoção António e Alice, acabadinhos de chegar do Luxemburgo onde estão emigrados. O casal é convidado por Ester a instalar-se lá em casa. Amélia está comovida por ter o filho e a nora novamente consigo, enquanto Paulo se abraça aos pais que não via há dois anos dizendo que tinha já muitas saudades deles.

Júlia e Raquel recuperam o tempo perdido e fazem compras no centro comercial, recordando tempos que passaram juntas em família.

Duarte despede-se de Teresa pelo telefone e depois de desligar a chamada comenta com Inês que nunca viu a mãe assim tão ansiosa, pois parece que vai para o fim do mundo e já não vai voltar. O ambiente fica mais desanuviado quando começam a falar do vestido de noiva de Inês, cujo desenho ela insiste em esconder.

Gui também comenta com Cátia que a mãe está esquisita pela forma como está a encarar a viagem com o pai. Cátia desvaloriza o assunto e prefere pôr Gui em sentido, queixando-se que ele não toma conta da filha, deixando todo o trabalho para ela.

Cristóvão apresenta entusiasmado a Ivo a pagina que produziu para Cátia na internet. No entanto o amigo não lhe dá crédito e persiste em desvalorizar a capacidade da rapariga para se transformar numa atriz. Sónia chega nesse momento e Cristóvão apressa-se a fechar o computador. A gerente da Flôr de Sal embirra com Ivo, a quem chama queijo fresco, pela forma como está vestido. Ele devolve a provocação e diz que viu Miguel à conversa com uma miúda gira. Sónia não desarma e afirma que tem confiança no seu homem. No entanto, pelo sim, pelo não, vai ter com o namorado que conversa animado com Luísa. Sónia lança provocações à decoradora, obrigando-a a ir embora. Depois, cínica para Miguel, ameaça cortar-lhe as “partes íntimas” se a trair.

Nicole aceita ir de férias para Troia com Tânia, mas avisa a filha que é impensável que Hernâni também vá. A filha muda de estratégia e diz que o pai pode ir ter com elas todos os dias, uma vez que só perde uma hora de caminho.

Raquel agradece a Júlia pelos presentes que a irmã lhe comprou e desabafa que, o que mais lhe custa é que Hugo esteja a aguardar julgamento em prisão domiciliária, assistindo tranquilo à derrocada do Dancin’ Days.

Hugo tem mais uma crise de ansiedade e decide fugir de casa para se vingar de quem o denunciou, ignorando a pulseira eletrónica que tem na perna.

Em casa da família Galvão está tudo a postos para o almoço que tem como convidados de honra António e Alice, os pais de Paulo. Vera oferece-se para ir comprar o pão que está em falta, dizendo que até aproveita para espairecer. Depois de sair do prédio, Vera é assaltada por Hugo que lhe aperta o braço, vociferando que está na hora de terem uma conversa muito séria, Vera está em pânico, temendo pela sua vida.

Hugo segura Vera pelo braço e acusa-a de o ter traído. As sirenes de um carro da polícia começam a ouvir-se e Hugo descontrola-se, agredindo a rapariga com um estalo, antes de ser algemado pelos agentes. Vera abdica de apresentar queixa, ainda em pânico com o ataque do traficante.

Entretanto, Celeste vive momentos de ansiedade sem saber do paradeiro de Hugo. Quando a campainha toca, precipita-se para a porta mas fica desiludida ao ver que não se trata do filho mais velho, mas sim de Ivo que decidiu visitar o irmão. Sem tacto, Ivo avança que naquele momento a polícia já foi avisada de que Hugo está a monte, afligindo ainda mais a mãe. As piores expectativas confirmam-se quando Celeste recebe o telefonema da advogada de Hugo, dizendo que ele acabou de ser preso, aguardando agora o julgamento, na cadeia.

Vera refaz-se do susto que apanhou e é confortada por Ester e Alberto. O tio empresta-lhe o telemóvel e Vera liga a Júlia, contando que Hugo foi pedir-lhe satisfações por ela o ter denunciado. Júlia está acompanhada por Raquel, ficando ambas estupefactas com o sucedido.

Inês termina o desenho do seu vestido de noiva e Duarte brinca com ela, insistindo em ver o modelo. Nesse momento, recebe uma mensagem de Teresa a dizer que chegou bem à Suíça. Duarte comenta com Inês que acha estranho o sentimentalismo da mãe.

Isabel mostra a Luísa a gravata que comprou a Urbano para o casamento de Emília e Zé Maria. Os noivos chegam nesse instante à loja de decoração e Luísa pega na mala para se ir embora, provocando a gargalhada geral, ao dizer que vai até à praia, onde pode arranjar um rapaz louro para a acompanhar ao casamento. Isabel mostra a Emília o vestido que comprou para a boda, enquanto Zé Maria desafia Urbano para a sua despedida de solteiro, um simples almoço para que também quer convidar Alberto.

Cristóvão vê a página que criou para Cátia na internet e protesta entre dentes contra os comentários indecorosos. Quando ela chega, fecha precipitadamente o computador e entala a mão. Cátia brinca e diz que se Sónia o apanha a ver coisas duvidosas, vai ficar em maus lençóis. Ele diz que é muito homem e que não tem medo da gerente. Cátia olha para o café do centro e vê Miguel a conversar embevecido com Luísa, antecipando confusão se Sónia os apanhar naqueles preparos. A decoradora insinua-se a Miguel, desafiando-o para ir até à praia. Nicole, acompanhada por Tânia, observa-os e lança-lhes um olhar de desdém. Tânia amua com a mãe e Nicole acaba por concordar em permitir que Hernâni passe uns dias com elas na praia, quando forem de férias. Tânia festeja o facto de conseguir estar com os pais juntos outra vez.

Vera relata a Júlia e Raquel o horror por que passou quando Hugo a atacou. Raquel mostra-se impressionada, enquanto Júlia prevê que ele fique muito tempo na cadeia. Depois de receber uma chamada de Mariana a dizer que está de regresso a casa, Júlia encoraja Raquel a ir com ela visitá-la. Raquel não esconde que teme ser mal recebida mas dispõe-se a não adiar mais tempo o confronto com a sobrinha.

Ester culpa-se pelo que aconteceu a Vera mas Áurea e Carminho frisam que ninguém podia adivinhar que Hugo iria atacá-la. Alberto enfada-se com o assunto e fala dos seus estudos, sempre com a ideia fixa de aproveitá-los para futuros negócios. Carminho torce o nariz e Áurea recomenda ao pai que vá com calma, até porque agora vão ter de contratar pessoal para a fábrica. Ester acredita que está para breve a contratação de mais duas empregadas.

António e Alice dizem a Amélia que já não conseguem comer mais, pois ela ainda quer que eles comam bolo, depois de tudo o que já devoraram. Bruno, pede a Áurea para ir ao cinema com Paulo, pois foi convidado pelos pais do amigo.

Mariana recebe Raquel com sete pedras na mão fazendo com que ela não suporte as criticas e se retire. Júlia faz ver à filha que deve dar mais uma oportunidade à tia, permitindo que ela demonstre como está diferente. Mariana amolece o coração e permite que Raquel volte a subir.

Hernâni fica radiante quando Nicole lhe dá permissão para fazer com ela e a filha alguns dias de praia. Tânia é o espelho da felicidade por poder estar com o pai.

Raquel agradece a Mariana a oportunidade que está a dar-lhe de se redimir dos disparates que fez na vida. A sobrinha obriga-a a prometer que jamais a desiludirá, acrescentando que a única coisa que sempre quis é que se dessem todos sempre bem.

Gui começa a trabalhar na agência de viagens de Duarte mas começa logo por dizer ao irmão para não lhe dar muito que fazer. Ambos concordam que a mãe está esquisita, pois Teresa enviou para ambos mensagens carregadas de sentimento.

Francisco leva Teresa para uma caminhada mas escolhe um percurso muito acidentado, fazendo com que ela se sinta atemorizada e queira voltar para trás. O advogado insiste em prosseguir caminho e deixa a mulher ainda mais desconfortável.

Mariana visita Tomás no hospital e constata que o menino está a recuperar bem do transplante de medula. Marta conta ao filho que Mariana é sua irmã, deixando o garoto um pouco baralhado. Assim que consegue falar sem que o filho perceba, Marta conta a Mariana que se separou de Salvador, levando-a a sentir-se culpada de ter estragado o casamento do pai, ainda que ele a tenha abandonado. Triste com a situação, Mariana vai consolar-se no ombro de Gustavo.

nas redes

pesquisar