SIC

Perfil

De segunda a sexta

Dancin' Days - Resumo de 23 a 29 de novembro

Perante a gravidez de Mariana, Raquel e Teresa concordam que Mariana e Gui têm que casar

Raquel fica atónita com a notícia da gravidez de Mariana, mas recompõem-se rapidamente, começando a pensar nas vantagens da situação. Ao invés de recriminá-la, diz que a vai apoiar para que tenha o bebé e não admite outra possibilidade que não seja obrigar Gui a assumir a paternidade da criança. No momento, decide não contar o que se passa com a filha a Zé Maria.

Gui desce para o pequeno-almoço com poucas falas e de semblante carregado. Francisco nota que o humor do filho não é o melhor, mas não insiste muito para saber o motivo da sua preocupação, preferindo ir trabalhar. Já Teresa, pressiona o filho com uma rajada de perguntas, desejosa de saber notícias de Duarte. Gui irrita-se com a insistência da mãe, recusando contar a conversa que teve com o irmão.

Duarte está a preparar uma reunião que vai ter com o seu ministro, quando Rodrigo lhe telefona dizendo que está de regresso a Portugal, convidando-o para fazerem um programa e colocarem a conversa em dia. Duarte conta que o seu namoro com Júlia acabou e quando desliga a chamada, desenha o seu rosto numa folha de papel. Num impulso decide telefonar a Júlia mas ela não atende a chamada, ficando perturbada ao ver que é Duarte quem lhe liga.

Ao mesmo tempo, Isabel aceita tornar-se cliente de Ester e combina com ela a quantidade de salgadinhos que vai vender no café. Isabel comenta que está feliz pelo irmão, já que Jorge vai finalmente sair de casa, quando casar com Carminho. Júlia suspira e atira que vive ao contrário, pois só agora é que se está a aproximar da filha. As amigas encorajam-na, concordando que ela é uma mulher de garra.

Mariana atende com sacrifício uma chamada de Nonô, desapontada por não ser Gui a ligar-lhe. Raquel convence a filha a desligar o telemóvel para poder descansar.

Gui responde mal a Teresa e é repreendido com violência pela mãe, que ameaça cortar-lhe a mesada e tirar-lhe o carro se ele continuar a desrespeitá-la. Gui pede desculpa e justifica a sua má educação por não estar num bom dia. Ao sair de casa, decide ligar a Mariana, mas o telefone da namorada já está desligado.

Esteves engana Nicole, mostrando-lhe as contas erradas do stand de automóveis, para que ela fique com a ideia de que o negócio gerido pelo marido dá prejuízo. Nicole acredita nos números que lhe são apresentados e fica muito preocupada. Hernâni, por seu lado, também mente a Miguel, insistindo que o negócio corre mal e que a continuar assim até terá de fechar portas ou pedir um empréstimo.

Sónia surpreende Cátia e diz que vai pedir um empréstimo para fazer implantes nos seios. Cátia por sua vez, desabafa com a amiga, desiludida por não ter sido ainda contactada para fazer a campanha publicitária a que se candidatou. Ivo chega nesse momento e mostra-se incomodado por Cátia voltar a perguntar se ele já contou à mãe que foi despedido.

Luísa e Isabel tentam animar Emília que está devastada com a partida de Raul para Angola.

Alberto mostra-se contrariado por ver que Ester vai mesmo para a frente com o negócio dos salgadinhos para fora e também torce o nariz à chegada do rabino Elias, que ela insiste em alojar lá em casa. Ester adverte o marido que não vai permitir que ele faça comentários desagradáveis ao hóspede, enquanto Amélia irrita Alberto, dizendo que ele está com ciúmes. A empregada e Ester ficam preocupadas quando Alberto diz que vai dar umas voltas.

Helena procura Duarte para se despedir dele antes de ir para Bruxelas. Duarte oferece-lhe uma fotografia e ela beija-o nos lábios. Júlia que não resistiu ao apelo do coração, acaba por observar a cena, tirando conclusões erradas. Acaba por se afastar, muito desiludida. De regresso ao centro comercial, desabafa com Nicole, dizendo que os homens são todos iguais. Já mais recomposta, decide ir visitar as amigas que deixou na prisão. Nicole oferece-lhe vernizes para Júlia levar e fica impressionada com as histórias de vida que ela conta.

Zé Maria fica estupefacto ao saber que Mariana está grávida e Raquel decide pedir um encontro com os pais de Gui, para lhes dar conta do problema.

Gui fala com nono e diz-se arrependido por ter abandonado Mariana. Nonô aconselha-o a procurar a namorada para a apoiar e assumir as suas responsabilidades.

Hernâni convence Esteves a enganar as finanças apresentando contas falsas do stand, prometendo ao contabilista oferecer-lhe um carro.

Paulo oferece uma capa de telemóvel a Tânia e Bruno fica cheio de ciúmes.

Ester fica boquiaberta quando Áurea confessa que tentou incriminar Júlia pelo roubo do anel de Raquel, escondendo-o debaixo do colchão, chamando depois a polícia.

Gui procura Mariana e pede-lhe desculpa por ter fugido ao saber que ela engravidou, prometendo estar a seu lado, apoiando-a em tudo o que precisar.

Raquel e Zé Maria vão a casa dos Sousa Prado e deixam Francisco e Teresa quase sem fala com a notícia de que Mariana ficou grávida de um filho de Gui. No entanto, a maior bomba ainda está para chegar. É que Raquel apresenta o casamento dos jovens, para solucionar o problema. Teresa e Francisco ficam atónitos com a proposta, enquanto Zé Maria não esconde o seu espanto.

Para espanto de todos, Raquel defende que para resolver o problema da gravidez indesejada de Mariana, a melhor solução é que Gui case com ela.

Francisco, chocado com a ideia, diz que eles são demasiado novos para dar tal passo, opinião partilhada por Zé Maria. No entanto, Raquel consegue convencer Teresa de que o futuro dos filhos não vai ficar comprometido, uma vez que ambas as famílias dispõem de dinheiro suficiente para permitir que continuem a estudar, sem se preocuparem com o bebé. Ambas concordam em organizar uma cerimónia discreta em casa dos Sousa Prado e Teresa diz que o casamento vai fazer bem a Gui, para que se torne mais responsável. Raquel avança com a ideia de vender o exclusivo da festa a uma revista, para evitar grande exposição na imprensa. Francisco e Zé Maria mostram-se muito apreensivos, duvidando que os filhos aceitem casar-se tão novos.

Gui desfaz-se em desculpas para Mariana, reconhecendo que errou por não a ter acompanhado ao hospital para abortar. O rapaz fica aflito quando a namorada afirma que desistiu da ideia e que decidiu ter o bebé, revelando ainda que a mãe já sabe de tudo. Depois do choque, Gui promete apoiar Mariana, seja qual for a sua decisão. Ela abraça-o, emocionada.

Ester, muito constrangida, conta a Júlia que Áurea confessou tê-la denunciado à polícia, depois de ter colocado debaixo do seu colchão o anel de Raquel. Carminho, também penalizada, coloca a amiga à-vontade para apresentar queixa contra Áurea se assim o desejar. Júlia não esconde estar magoada com a situação, mas garante que não tenciona ir à polícia. Vera abraça-a, em sinal de gratidão.

Alexandre elogia o projecto de Inês, quando o telefone desta toca. A arquitecta atende a chamada e fala com Bruno, que lhe anuncia ter chegado bem a Angola. O patrão assiste á conversa, pouco satisfeito com a cumplicidade que ela demonstra, fica mais satisfeito quando Inês garante que não tenciona juntar-se a Bruno, pois tem uma carreira que a satisfaz. Alexandre sorri e diz que tem grandes planos para ela.

Áurea discute com Aníbal, facto que ele aproveita para ir jantar fora. Bruno fica muito nervoso por assistir a mais uma zaragata dos pais.

Ester mostra-se ansiosa com a chegada de Elias e inquieta porque Alberto nunca mais volta para casa. Quando o marido regressa carregado de sacos, ela desfaz o sorriso com que abriu a porta, pois pensava tratar-se do seu amigo.

Alberto sente-se atingido e faz mais uma cena de ciúmes que é sublinhada por Amélia. Elias chega entretanto e é muito bem recebido, trocando cumprimentos especiais com Ester. Alberto mostra-se muito contrariado e, durante o jantar, não poupa Elias a alguns comentários maldosos que Ester e Carminho tentam disfarçar. Tudo fica mais tranquilo quando Alberto distribui as prendas que comprou para todos, com o dinheiro ganho na raspadinha. Até Elias merece uns charutos e Amélia um lenço de seda. Carminho é a mais emocionada, quando o pai lhe oferece as alianças de casamento.

Mariana fica aliviada por Zé Maria não a recriminar, agora que sabe da sua gravidez. No entanto, reage mal quando Raquel diz que ela tem de casar com Gui. Mariana decreta que a conversa acaba ali e refugia-se no quarto.

Gui também recusa casar-se, com o argumento que nem ele nem Mariana têm idade e maturidade para tal. Teresa e Francisco tentam convencê-lo de que é a melhor solução, até porque deve gostar da rapariga, mas Gui não se conforma e sai para falar com Duarte. O irmão explode ao saber do sarilho em que Gui se meteu e acusa a mãe de estar a querer comprar-lhe a vida.

Aníbal, passa de carro numa zona de prostituição, primeiro junto das mulheres, detendo-se com mais atenção nos rapazes que também o assediam. Sem coragem para parar, acaba por entrar timidamente num bar gay. Fica muito atrapalhado quando outro homem se aproxima dele, oferecendo-lhe uma cerveja. Aníbal agradece e bebe nervosamente. Germano propõe que continuem depois a noite noutro lugar, mas Aníbal descarta-se, dizendo que tem mesmo de ir embora e que só entrou para matar a sede. No entanto deixa em aberto a possibilidade de voltar noutra ocasião. Germano diverte-se com a timidez de Aníbal. Em casa, Áurea resmunga sem saber do marido.

Gui recusa-se a levantar para tomar o pequeno-almoço com os pais. Teresa consegue persuadi-lo a encarar o casamento com outros olhos, dizendo que não vai ter de preocupar-se com nada, pois vai continuar a estudar, a ter mesada e carro, uma casa própria e empregada para tratar do bebé. Gui esboça um sorriso, mais aliviado.

Duarte termina a reunião com o ministro dos negócios estrangeiros e aproveita a tarde que ele lhe concede, para levar a limpar o fato que sujou de vinho quando esteve á conversa com Gui.

Carminho conversa com Júlia, Jorge e Nicole e embora goste das alianças de casamento que o pai lhe deu, teme que Alberto esteja a gastar muito dinheiro. A conversa desvia para a vida de Júlia, que lamenta a ruptura com Duarte e reconhece que tem sentido vontade de lhe telefonar. Nicole, por outro lado, mostra-se ansiosa por consumar o divórcio de Hernâni, no dia seguinte.

Mariana confessa a Nonô que está completamente perdida, sem saber o que fazer da vida, agora que está grávida.

Zé Maria confessa a sua preocupação e desilusão, pelo comportamento de Mariana. Raquel diz que ela é parecida com Júlia e reza para que a irmã não apareça agora para desestabilizar a filha.

Urbano vai tomar um café à loja de Isabel e repara que Júlia surge acompanhada por Jorge, com quem vai almoçar. O médico tira-lhe uma foto, disfarçadamente e sorri, com uma expressão estranha.

Duarte, vindo da lavandaria, esbarra em Júlia que lhe apresenta Jorge como seu namorado. Duarte disfarça a desilusão, enquanto Jorge, apanhado desprevenido, estranha a atitude da amiga.

Raquel chega a casa e, em vez de encontrar Mariana, descobre um bilhete de despedida que ela lhe deixou, antes de fugir de casa.

Na rua, Mariana manda parar um táxi e está tão perdida que nem consegue dizer ao motorista o seu destino.

Raquel entra em histeria por perceber que Mariana fugiu de casa. Tenta contactá-la, mas o telemóvel está desligado. Ordena com impaciência a Elvira que alerte o motorista, para que este procure a rapariga por todo o lado. Raquel põe-se em contacto com Teresa Sousa Prado, na esperança de que ela saiba alguma coisa de Mariana. Porém a resposta é negativa e até Gui, que entra em casa nesse momento, confirma que a namorada tem o telefone desligado e que ainda não conseguiu falar com ela. Teresa, muito nervosa, afirma que ele é mesmo um miúdo, que não consegue resolver os problemas que arranja, lamentando em voz alta ser mãe de filhos tão fracos.

Duarte recebe uma chamada de Rodrigo e confirma que o amigo chega nessa noite. O diplomata adiante que sofreu nova desilusão com Júlia, prometendo contar pormenores mais tarde.

Júlia conta a Nicole que, para afastar Duarte, lhe disse que Jorge é seu namorado. Garante que ele já faz parte do passado e garante que está mais preocupada em conquistar o coração de Mariana. Fica algo desapontada por não conseguir falar com a filha, que tem o telemóvel desligado.

Zé Maria recrimina-se por ter pressionado Mariana para se casar. Raquel defende que ninguém tem culpa da situação e avisa que não podem queixar-se às autoridades, para se resguardarem da curiosidade da imprensa. O marido consegue convencê-la a participar a fuga da filha, garantindo que vai pedir a máxima discrição à polícia.

Mariana contacta Nonô e deixa a amiga apreensiva, contando que planeia fugir para o estrangeiro. Pede-lhe que lhe empreste o bilhete de identidade, para não ser reconhecida na pensão onde vai alugar quarto, até viajar.

Luísa troça de Emília que não resiste aos doces no café de Isabel. A sócia diz que depois queima as calorias no ginásio e oferece-se para acompanhar Isabel, pois esta diz que vai pedir conselhos a Urbano. Luísa leva a conversa para a maldade, mas arranca sorrisos às amigas. Júlia é obrigada a deixá-las para tomar conta do salão de Nicole, que tem de acudir em casa, por causa de uma inundação.

Cristóvão, apaixonado por Cátia, dispõe-se a usar o seu desconto de funcionário do supermercado nas compras, mas ela recusa para não lhe arranjar problemas com o patrão. Sónia chega eufórica por ter conseguido crédito para aumentar os peitos.

Celeste confronta Hugo e força-o readmitir o irmão na loja de electrodomésticos. No entanto, Ivo recusa logo a primeira tarefa que lhe é atribuída, fazendo com que a mãe o ponha na ordem.

Como não consegue arranjar um canalizador e não quer recorrer a Hernâni, Nicole pede ajuda a Miguel. Repara que Tânia tem uma capa nova no telemóvel e a filha conta que foi oferta de Paulo. Nicole brinca, perguntando se são namorados mas Tânia garante que são apenas amigos.

Urbano diz a Isabel que é preferível ensaiarem a peça de teatro em casa dele, para estarem mais à-vontade. Isabel acaba por concordar, rendida à energia do médico.

Duarte vai ao ginásio e ao ver Jorge beijar Carminho, pensa que ele está a atraiçoar Júlia. Cheio de ciúmes, Duarte agarra Jorge pelos colarinhos. Carminho manda que Vera chame a segurança, mas Duarte acalma-se e sai pelo próprio pé. Jorge explica depois a Carminho e Vera que o diplomata pensa que ele á o novo namorado de Júlia, porque a amiga os apresentou como tal. Vera percebe igualmente que Duarte é irmão de Gui.

Duarte desabafa com Rodrigo, queixando-se do que viu no ginásio, manifestando vontade de ir contar tudo a Júlia. O amigo aconselha-o a não se meter com aquela gente.

Nonô, na presença da mãe, Babi, jura a Raquel e Zé Maria que Mariana não a contactou. Raquel engole a mentira, preocupada com a possibilidade de Júlia procurar a filha, reconquistando-a. O marido deixa-a furiosa ao dizer que se isso acontecesse até ficava mais descansado.

Júlia pede desculpa a Carminho e Jorge por tê-los envolvido com Duarte. A próxima etapa é tolerar Áurea ao jantar, sabendo que ela a denunciou falsamente como ladra do anel da irmã.

Áurea começa a ser o centro das atenções antes da refeição, dirigindo piadas a Júlia e Elias. Nem Aníbal escapa, acusando o marido de ter saído para passar a noite com galdérias. É repreendida por Ester e Carminho.

Miguel arranja o cano em casa de Nicole e é convidado para jantar. Aproveita para dizer mal de Hernâni. Este, por sua vez, suborna um médico para que lhe passe um atestado que justifique a ausência no tribunal para assinar o divórcio. Hernâni, em troca do favor, arranja uma acompanhante de luxo para fazer as delícias do médico pela noite dentro.

Vera e Carminho respiram de alívio, concordando que o jantar nem correu mal, apesar dos disparates de Áurea. Júlia confessa que não puxou o assunto do anel por causa da família, mas adianta que a irmão Raquel merece um pedido de desculpas, ao ficar durante tanto tempo com a fama de a ter incriminado.

Perante a ausência de notícias sobre Mariana, Raquel ganha coragem para falar a Júlia. Zé Maria concorda que é o mais sensato a fazer.

Gui encontra-se com Mariana e tenta evitar que ela fuja. Assume que o melhor para ambos é casarem, apesar de não ser o desfecho que desejava. Mariana ofende-se com a resposta dele e desaparece, furiosa.

Zé Maria sugere que façam um apelo público para descobrirem o paradeiro de Mariana. Raquel mostra-se disposta a encarar a ideia, embora preparada para enfrentar o escândalo.

Gui procura apoio em Duarte, mas o irmão não sabe como ajudá-lo a demover Mariana de continuar em fuga.

Sem ter a quem recorrer, Mariana encontra-se com Júlia, pensando que o está a fazer com Cristina. Júlia aguenta a terrível provação de ouvir a filha dizer que não pediu ajuda à mãe verdadeira por considerá-la uma egoísta que a abandonou. Júlia segura as lágrimas com dificuldade. Mariana faz-lhe então um ultimato para que a ajude a fugir para Londres.

Júlia, desempenhando o papel de Cristina, recusa-se a colaborar na fuga de Mariana e aconselha-a a voltar para casa. Por outro lado, oferece-se para conversar com Raquel para evitar o casamento da filha com Gui. Exaltada, Mariana ignora que tem á frente a mãe verdadeira e proíbe-a de falar com Raquel. Júlia entrega à filha algum dinheiro, todo o que tem na carteira. Já na loja de Nicole, reafirma à amiga a intenção de ir falar com a irmã. Nicole conta todos os minutos para se divorciar de Hernâni.

Alberto protesta por ter de conviver com Elias mais tempo do que desejava. Ester e Amélia provocam-no e arrumam os salgadinhos para vender no café de

Isabel. Como Alberto diz que vai ao centro comercial Dolce Vita Tejo, Ester aproveita para pedir ao marido que entregue a encomenda.

Raquel e Zé Maria desesperam sem notícias de Mariana e ficam irritados, pois têm de expulsar uma jornalista que lhes entra em casa, querendo escrever sobre o desaparecimento da filha. O empresário liga para a polícia e protesta por ter havido uma fuga de informação para a imprensa. Fica a saber que Mariana tem levantado dinheiro no multibanco e toma a iniciativa de lhe cancelar os cartões. Raquel diz que vai ao colégio há procura de uma pista que lhe permita localizar a filha.

Duarte, em grande tensão, vai a casa dos pais, recriminando-os por estarem a obrigar Gui a casar. Teresa aproveita a presença do filho mais velho e propõe que façam as pazes. No entanto as diferenças entre ambos são muitas e Duarte não lhe perdoa as interferências na sua vida. Francisco tenta ser conciliador, mas percebe que Duarte não vai ceder no que pensa. O diplomata deixa claro aos pais que estão a cometer um erro ao obrigarem Gui a casar e acusa a mãe de estar mais preocupada com as aparências do que com a felicidade dos filhos. Teresa fica exaltada e Duarte acrescenta que ela vai aprender à sua custa que os filhos têm a sua própria vida.

Emília repreende Luísa, depois desta tentar vender peças falsas de decoração para a futura casa de Carminho e Jorge.

Alberto encontra Veiga no café de Isabel e mostra-se interessado em saber pormenores sobre os negócios que se fazem nos leilões.

Nicole regressa ao centro comercial furiosa, porque Hernâni não compareceu no tribunal para consumar o divórcio. Júlia tenta animar Nicole, convicta de que ela, algum dia, conseguirá livrar-se do marido. Júlia é que não consegue livrar-se de preocupações, pois não consegue falar com Mariana.

Raquel desconfia que Nonô sabe do paradeiro de Mariana e telefona a Babi, pedindo-lhe que leve a filha com ela para conversarem.

Gui fica irritado com as perguntas e os comentários que Teresa faz sobre Mariana e entra em confronto com a mãe. Esta percebe o nervosismo do filho e evita discutir.

Mariana vai levantar dinheiro ao multibanco, mas a máquina retém o cartão. Decide então telefonar a Nonô, para contar à amiga as suas desventuras. Fica a saber que Raquel anda a pressionar toda a gente para saber do seu paradeiro. Nonô conta que está a ser difícil continuar a mentir, mas Raquel impõe-lhe que continue a dizer que não sabe onde ela está, até porque foi reconhecida pelo dono da pensão e teve de fugir de lá. Depois de falar com Nonô, Mariana é assaltada por um motard que a atira ao chão, levando-lhe a mochila por esticão. A rapariga ergue-se, mas começa a sentir-se cada vez mais perdida.

Júlia, por seu lado, não esconde a preocupação por não conseguir falar com a filha, pressentindo que algo de mal lhe aconteceu.

Alberto critica Ester por persistir no negócio dos salgadinhos para fora e aproveita para contar que Veiga lhe deu umas dicas para uma negociata. Ester fica apreensiva. Elias vem da cozinha a comer uma empada e Alberto é desagradável, dizendo que pôs na boca um bem que vale um euro e meio. O rabino desculpa-se e diz que vai pagar. Ester abre os olhos ao marido e obriga-o a dizer a Elias que está a brincar.

Áurea serve o jantar e não esconde o cansaço que sente. Aníbal mostra-se indiferente e conversa com Inês, notando que a filha passa a vida a trabalhar, sem ter a devida compensação.

Nicole desabafa com Miguel, agastada por Hernâni ter faltado à assinatura do divórcio. O funcionário do marido confirma que ele ligou para o stand a dizer que estava doente, mas não perde a oportunidade de denegrir a imagem do patrão. Tânia ouve dizer que o pai está doente e prepara-se para lhe telefonar. Nicole teme que Hernâni tente influenciar a filha.

Raquel, muito enervada, grita com Nonô, pressionando-a a dizer onde está Mariana. A rapariga começa a chorar e reafirma que não sabe onde a amiga está. Babi leva a filha para casa e diz que se ela estiver a mentir, descobrirá. Raquel fica destroçada e é abraçada por Zé Maria.

Mariana é obrigada a passar a noite no interior de um prédio antigo e, na manhã seguinte, telefona a Nonô para que a vá buscar, pois decidiu voltar para casa.

Alberto lê as notícias ao pequeno-almoço e alarma a família ao falar de um violador que anda a monte na zona. Vera está com uma revista na mão e lê que Mariana Corte-Real está desaparecida. Júlia não se contém e vai procurar Raquel, encontrando-a à porta de casa, quando a irmã também se preparava para ir falar com ela. Júlia irrita-se com as acusações de Raquel e começa a fazer escândalo no meio da rua. Raquel consegue convencê-la a entrar no carro para conversarem noutro lugar. Quando arrancam, são vistas por Mariana que chega de táxi com Nonô. Mariana mostra-se contrariada, ao constatar que aquela que conhece como Cristina, não respeitou a sua vontade e foi falar com Raquel.

Mariana fica desapontada por ver Cristina afastar-se no carro de Raquel, pois tinha pedido à amiga para não ir falar com a mãe. Mariana comenta com Nonô que até parece que as duas já se conheciam.

Raquel e Júlia discutem com grande violência verbal, trocando acusações sobre a responsabilidade do que aconteceu a Mariana. Elvira liga nesse momento para Raquel, informando-a de que a filha já voltou para casa. Raquel deixa Júlia a falar sozinha e apeada, arrancando rapidamente com o carro. Júlia ainda grita, desesperada, que ela está a cometer um grande erro ao obrigar Mariana a casar. De seguida, tenta ligar à filha, mas a chamada é encaminhada para a caixa de mensagens, aumentando a sua frustração.

Duarte elogia Rodrigo, que conseguiu ser colocado em Washington, pelo ministério dos negócios estrangeiros. Os dois amigos conversam sobre as suas vidas amorosas e Duarte acaba por admitir que tem vontade de continuar a lutar por Júlia, embora pouco convicto do seu sucesso. No entanto garante que vai contar-lhe que o novo namorado a anda a enganar.

Mariana sente uma dor forte na barriga e causa apreensão em Nonô e Elvira.

Zé Maria telefona a Francisco e informa que Mariana já voltou para casa. Teresa exclama que Deus ouviu as suas preces. Francisco aproveita para a sensibilizar para o facto de não dever estar permanentemente a meter-se na vida dos filhos. Ela faz-se de desentendida, mas acaba por concordar em dar mais espaço aos filhos depois do casamento de Guilherme. Teresa propõe, de rajada, que passem um fim-de-semana na propriedade de Ferreira do Alentejo, convite que o marido rejeita em absoluto, mostrando algum nervosismo. Apesar disso, depois de Francisco sair de casa, Teresa ordena a Natércia que mande preparar a casa de campo para os receber.

Raquel leva Mariana para o hospital, confirmando mais tarde de que tudo não passou de um susto e que o bebé está bem.

Júlia confessa-se mais descansada por saber que Mariana já está em casa. Conversa com Vera e Carminho e concluem que Duarte e Gui são da mesma família. Vera irrompe a chorar, confessando que não consegue esquecer Guilherme Sousa Prado.

Nonô pede desculpa a Raquel por ter escondido o paradeiro de Mariana. A socialite também se mostra arrependida pela forma como falou com ela e tudo fica bem entre ambas.

Alberto fica amuado porque Ester decidiu convidar Elias para prolongar a sua estadia lá em casa. Mudando de assunto, Alberto deixa Ester alarmada, pois insiste em investir parte do dinheiro que ganhou na raspadinha, nos leilões de empresas falidas.

Jorge faz menção de acompanhar Carminho e Vera a um táxi, mas Ivo recusa-se a tomar conta da loja, argumentando que tem de almoçar a horas certas por causa de ulcera. Jorge fica indignado e Carminho ri-se da situação.

Cristóvão tenta convidar Cátia para almoçar, mas fá-lo com grande atrapalhação. Ela percebe e diz que almoçará com ele com muito gosto, quando se proporcionar. Cristóvão vai almoçar com Ivo e Francisco aproveita para se aproximar sorrateiramente de Cátia, abordando-a pelas costas. Sedutor, conta-lhe que está perto de conseguir que ela faça figuração num anúncio. Cátia fica radiante e promete compensá-lo a preceito.

Cristóvão, muito envergonhado, confessa a Ivo que ainda é virgem. O amigo dispõe-se a ajudá-lo a conquistar Cátia, mas percebe que a tarefa não vai ser fácil.

Isabel, Emília, Luísa e Nicole conversam algo alarmadas sobre o violador que anda a monte pelas redondezas. Luísa, de saída para a clínica, provoca Isabel perguntando se ela quer mandar cumprimentos ao borracho. Isabel apressa-se a dizer que não anda atrás de Urbano, nem de qualquer outro homem.

Hernâni descai-se com Miguel e confessa que fingiu estar doente para não assinar o divórcio, pedindo ao funcionário que guarde segredo, sobretudo de Nicole. Alheia aos expedientes do marido, Nicole arranja as unhas de uma cliente, quando Duarte chega para falar com Júlia. Esta diz que está a trabalhar mas Nicole faz-se casamenteira e diz-lhe que vá falar com o rapaz. Duarte conta a Júlia que Jorge a anda a enganar com outra mulher. Ela finge estar chocada, mantendo a ideia de que realmente namora com Jorge. Júlia vai embora agradecendo a informação a Duarte, disfarçando o contentamento pela atitude protectora de Duarte.

Urbano estaca, ao ouvir Luísa falar do violador que tem atormentado as mulheres nos últimos tempos, na zona do shoping. Vera e Carminho comentam que esse é um comportamento normal nele. O médico entra no seu gabinete e telefona a Isabel, pedindo-lhe que passe em sua casa para começarem o ensaio da peça mais cedo. De seguida, pega numa máscara e numas luvas pretas que guarda no casaco. Quando se despede das funcionárias deixa cair uma das luvas, que Vera apanha e lhe devolve. Urbano fica constrangido e a recepcionista desconfia, por momentos, que ela pode ser o violador. Carminho apressa-se a dizer que Urbano não faz mal a uma mosca, dissipando qualquer dúvida.

Ester toma chá com Elias. O amigo nota que a família não segue os rituais judeus e observa que Áurea é a que demonstra mais necessidade de se cuidar espiritualmente. Ester concorda que a filha está a passar por uma má fase.

Áurea está cada vez mais deprimida e até se esquece de ir buscar Bruno à escola, ficando o dia todo na cama. Aníbal regressa com o miúdo a casa e não se furta a criticar a mulher.

Gui visita Mariana e diz que, embora se sinta inseguro, está tentado em casar com ela, tal como desejam os pais de ambos.

Júlia conta a Carminho que Duarte a avisou das infidelidades do seu suposto namorado, verdadeiro namorado de Carminho. Júlia comenta que não deixa de ser irónico que Mariana esteja à espera de um filho do irmão de Duarte.

Perante a insistência de Teresa para passar uns dias na casa de campo, Francisco é obrigado a confessar que vendeu a propriedade. Teresa abre a boca de espanto.

Mariana pergunta a Raquel porque é que ela estava acompanhada por Cristina, quando ela regressou a casa. Raquel fica emudecida, sem saber o que responder.

nas redes

pesquisar