SIC

Perfil

Duarte sai de casa de Joana

Duarte não quer que Joana sofra e não volta atrás na decisão

Christian Gnad

Duarte janta com Joana e Pedro e age como se estivesse a antecipar que está mesmo com um cancro. Começa por pedir ao filho que o vá ajudar nas vindimas pois quem sabe, um dia, não terá de tomar conta das vinhas. De seguida pede a Joana e a Pedro que se juntem para tirar uma fotografia. Joana percebe a angustia que Duarte está a viver e apoia-o.

Joana fica agastada com Duarte que assume estar a prevenir a eventualidade de poder morrer. Pedro evita que discutam, pois interrompe a conversa para dizer que a tia está a ter o bebé.

Joana fica preocupada ao ver que Duarte tem aberta no computador uma página de próteses. Quando ele regressa á sala, faz de conta que não se apercebeu de nada.

Joana fica apreensiva ao ver como Duarte fica triste ao despedir-se de Pedro, que vai passar uma semana a Lisboa com a mãe. Vasco aparece nesse momento para irem correr e Joana confessa que até lhe vai fazer bem.

Joana regressa a casa com Vasco depois de terem ido correr e acaba por contar-lhe que está muito preocupada, pois existe a suspeita de que Duarte tenha cancro nos ossos, tal como pai teve, acrescentando que ele age como se estivesse a despedir-se, pois abriu uma conta no banco ao filho e já andou a pesquisar protestes na internet. Joana confessa a chorar que não vai aguentar perder duas pessoas em tão pouco espaço de tempo e que não se sente com energia para o ajudar naquela batalha. Vasco abraça a irmã e nenhum deles de apercebe de que Duarte está entre portas a ouvir a conversa toda, muito perturbado.

Duarte chega à clínica para a sua consulta e Joana faz questão de o acompanhar.

Na clínica, a ansiedade de Duarte dá lugar ao alívio quando o médico anuncia que o tumor que tem na perna é benigno, embora tenha de ser operado para o remover. Joana fica radiante mas Duarte não consegue partilhar do seu entusiasmo.

Duarte regressa a casa com Joana, depois de saber na clínica que o tumor que tem na perna é benigno e, sem que ela espere, anuncia que decidiu sair de casa. Joana é apanhada de surpresa e fica sem reacção.

Duarte justifica a Joana que vai sair de casa porque ouviu a conversa que ela teve com Vasco e não quer que ela sofra casão venha ficar gravemente doente. Joana explica que o que ele ouviu foi apenas um desabafo e que quer ficar com ele em qualquer circunstancia porque o ama. Duarte não muda a sua decisão, arruma as suas coisas e vai embora. Joana fica sentada no sofá a chorar.

nas redes

pesquisar