SIC

Perfil

Maria recupera a herança!

Henrique devolve o dinheiro a Maria e desiste do processo contra ela para escapar à prisão

Victor Freitas\302\251

Vidal é interrogado na Polícia Judiciária e, para se livrar da prisão, propõe à inspectora um acordo que consiste em colocar uma escuta no corpo e fazer com que Henrique confesse que o obrigou a mentir em tribunal e que Miguel faz tráfico de influencias na justiça. A inspectora fica tentada em aceitar a proposta.

Miguel conta a Henrique que Vidal vai mesmo ser julgado e confessa que apesar de ter tentado evitar a situação, o juiz titular do processo não lhe deu saída. Henrique, com a sua habitual arrogância desvaloriza o problema, convencido de que o advogado não os poderá prejudicar.

Vidal coloca a escuta no corpo e a inspectora Paula diz esperar que ele não os esteja a fazer perder tempo. O advogado assegura que tudo fará para que a cilada a Henrique e Miguel resulte.

Henrique cai na armadilha de Vidal e sem saber que está sob escuta deixa claro durante a conversa que o forçou a mentir em tribunal contra Maria e que Miguel tentou tudo para evitar que ele fosse a julgamento por fuga ao fisco e branqueamento de capitais. O advogado esboça um sorriso discreto quando percebe que já tem as provas que lhe podem salvar a pele.

Miguel é confrontado por um inspector da PJ com as acusações que Vidal lhe fez de estar envolvido em tráfico de influências, prevenindo-o de que existe uma escuta em que Henrique confirma a versão ao advogado. Miguel tenta manter-se impassível e agradece ao agente a atenção que teve ao preveni-lo, prometendo ajudá-lo no que precisar, apesar de nada ter a temer. O agente vai embora e Miguel liga de imediato a Henrique avisando que precisa de falar com ele.

Miguel diz a Henrique que têm de se afastar e simularem que estão de relações cortadas, para evitar que a Polícia Judiciária consiga provar as acusações de Vidal e que a sua ascensão ao Supremo seja prejudicada. O juiz acrescenta que não vai poder ajudá-lo no processo de Sofia e que nem devia ter ido falar com ela ali na clínica. Entretanto, Henrique é chamado para falar com uns inspectores que o aguardam na sala de reuniões e Miguel fica ainda mais preocupado, preferindo manter-se ali escondido.

Henrique é confrontado pelos agentes da PJ com a gravação que Vidal fez da conversa que fizeram e assume que evocou o nome de Miguel apenas para pressionar o advogado a ficar calado e que nunca teria coragem de propor ao amigo que influenciasse o que quer que fosse. A inspectora Paula aconselha-o a arranjar um advogado, garantindo que vai precisar. Henrique regressa ao gabinete e conta a Miguel a conversa que teve com os agentes. O juiz recomenda-lhe que devolva o dinheiro a Maria e que fale com os advogados para requererem a anulação da sentença, pois só assim evitará ser preso.

Maria fica nas nuvens e também surpreendida quando o doutor Abel lhe comunica que Henrique quer anular a sentença do tribunal e devolver tudo o que lhe tirou de herança deixada por António. Maria dá graças por a sorte ter virado e nem sequer quer processar Henrique pelos danos causados.

nas redes

pesquisar