SIC

Perfil

Maria perde a herança em tribunal

Catarina mente e diz que Maria sabia da alteração do testamento

Victor Freitas\302\251

Maria confessa-se angustiada por ter de ir a tribunal enfrentar Henrique e Catarina finge que a apoia garantindo que mesmo que percam tudo o que têm conseguirá ajudá-la assim que tiver o seu ordenado. Maria comove-se, acreditando que a filha está mesmo mudada.

Henrique certifica-se junto de Miguel que o processo que impende sobre Vidal não vai afectar o seu testemunho em tribunal contra Maria.

Vidal testemunha em tribunal e constrói uma história falsa afirmando que Maria obrigou António a incluí-la no testamento. Abel descredibiliza o testemunho do advogado, confrontando-o com o processo em que vai responder por fuga ao fisco e branqueamento de capitais. Vidal afirma que é tudo mentira e o juiz que conduz o julgamento, desvaloriza o assunto, forçando Abel, advogado de Maria, a cingir-se aos factos. Henrique dá mostra de grande confiança e não se deixa abalar por nada.

Catarina corrobora em tribunal a versão de Vidal e garante que a mãe sabia que António a tinha incluído no testamento, porque o obrigou a isso controlando-o à base de medicamentos. Maria fica em estado de choque com o depoimento da filha, sem compreender a razão de estar a mentir.

No tribunal, depois do testemunho de Catarina, o juiz declara nulo o testamento de António e Maria perde tudo o que tinha herdado.

Henrique sorri vitorioso e consegue que os irmãos, apesar de surpreendidos com o desfecho do julgamento, fiquem de novo do seu lado. Benedita reconhece que ele sempre teve razão sobre as intenções de Maria, Teresa nem acredita no que acabou de acontecer, tal como Duarte que está incrédulo com a reviravolta do processo.

Maria é o espelho da desilusão, balbuciando que não entende porque é que a filha mentiu e a traiu. Fernanda percebe que Catarina está a fugir da sala de audiências e vai atrás dela. Quando a alcança, desfere-lhe uma forte estalada e diz com raiva que foi o que lhe faltou em devido tempo. Maria chega ao pé delas e pede satisfações à filha. Catarina argumenta que só mentiu para a ajudar, pois conseguiu que Henrique lhe desse o dinheiro de que precisam para não passarem necessidades. Maria olha enojada para Catarina, dispara que ela é a reencarnação do Diabo e renega-a, proibindo-a de voltar a chamar-lhe mãe.

nas redes

pesquisar