SIC

Perfil

Francisca suicída-se!

Devido aos maus tratos que sofre nas mãos de Miguel, Francsica decide pôr fim à vida

Francisca quase implora a Miguel para que reconsidere e permita o regresso de João a casa. Ele mostra-se irredutível e dispara que se ela quer choramingar, que o faça no quarto. Com grande violência verbal, chega a sugerir à mulher que se mate com a pistola que tem no escritório. Francisca, muito amachucada deixa escapar que um dia pode fazer-lhe a vontade.

Miguel impede Francisca de atender a chamada de João e desdenha do quadro que ela está a pintar. A mulher questiona as razões que o levam a manter o casamento e Miguel, sem qualquer compaixão, dispara que lhe dá jeito. Porque ela passa estabilidade, porque os divórcios são sempre processos complicados por causa dos bens, porque os segredos vêem todos ao de cima, assumindo que gostava de ser viúvo. Francisca riposta que talvez lhe faça a vontade e ele sugere-lhe que, em vez de andar a fingir que está deprimida para chamar a atenção, agarre na pistola que ele tem no escritório e dê um tiro na cabeça de uma vez por todas. Francisca, destroçada, dispõe-se a fazer-lhe a vontade, enquanto ele afirma que vai sair e que não sabe se dormirá em casa.

Francisca percorre a sala de casa e vê com nostalgia as fotografias que lhe recordam os bons momentos de vida. Enquanto a mãe vive a sua angústia, João fala ao telefone com Fred e não esconde a sua preocupação para saber se ela está bem, dispondo-se a visitá-la, certo de que não se cruzará com o pai. Fred diz ao irmão que assim que chegar ao Porto vai ter com ele.

Nesse momento, Francisca escreve uma carta de despedida, convencida de que tem sido um empecilho para a sua família e segue para a casa de banho, onde empunha a pistola de Miguel. João entra em casa dos pais nesse instante e ainda lê parte da carta que a mãe escreveu. Embora temendo o pior, só toma consciência da tragédia que vai testemunhar, depois de ouvir o som de um tiro. Imediatamente corre para a casa de banho e encontra a mãe morta, tombada na banheira.

nas redes

pesquisar