SIC

Perfil

226º Episódio - 30 de maio (segunda-feira)

A mando de Maria, uma mulher visita Fernanda e deixa-lhe um terço que a amiga costumava usar; Henrique informa a imprensa que há um caso de legionela na clínica

Christian Gnad

Henrique confessa que lhe deu gozo saber que Teresa é apenas sua meia-irmã e que a mãe traiu o pai, desagradado pelo facto de o terem ignorado e terem feito testes de ADN para os rótulos dos vinhos sem lhe terem dito nada. Maria Helena desvaloriza e faz-lhe ver que se ele ficou com a casa da Quinta e aceitou que os irmãos ficassem com as vinhas não tem de se queixar. A talhe de foice, Maria Helena acrescenta que se ele a traísse como a mãe fez ao pai lhe daria um tiro.

Vítor mete uma cunha a Inácio e consegue autorização para passar a noite na clínica a acompanhar a evolução do estado de saúde de Fernanda.

Rúben fecha-se na loja de desporto e é a fazer exercício que afasta a angústia que sente por causa da doença da mãe. Sandra obriga-o a abrir a porta e incentiva-o a acreditar que Fernanda vai recuperar.

Duarte esforça-se por animar Teresa, ainda destroçada com a notícia de que não é afinal filha de António mas de outro homem com quem a mãe teve um caso.

Inês pede desculpa a João por ter desconfiado dele e promete não voltar a fazê-lo. O marido mostra-se desconfiado que Catarina pode estar a minar-lhes o casamento.

Catarina vê através do computador uma mulher entrar no quarto de Fernanda e fica convencida de que é Maria. Rapidamente precipita-se para o quarto mas quem encontra é uma mulher que não conhece e que lhe diz que se enganou no quarto, saindo de seguida. Catarina aproxima-se do ouvido de Fernanda e sussurra-lhe que só tem pena que ela esteja naquele estado por não lhe ter dito onde está a mãe. Porque se tivesse dito e agora morresse era um favor que lhe fazia. Rúben entra naquele instante no quarto da mãe e fica desconfiado com a presença de Catarina.

Entretanto, a mulher que entrou no quarto de Fernanda faz uma chamada e confirma a quem a atende que fez o que lhe pediu. Fernanda tem agora junto de si um fio com uma cruz que Maria costumava usar.

Inácio deteta que há uma paciente na clínica que contraiu a bactéria da legionela e decide ir falar com William, convocando Henrique para o acompanhar. William, posto ao corrente da situação, chama Joana para dar a sua opinião sobre o que fazer. Depois da reunião médica fica decidido comunicar o caso à Direção Geral de Saúde para que inicie uma investigação e William pede a todos que mantenham o segredo sobre o assunto. Henrique fica desagradado com a influência que Joana tem na clínica e tenta manipular William acusando-a de estar a fazer chantagem. Só que o director responde que não se podem dar ao luxe de perder na clínica uma investigadora do seu gabarito e confirma a Henrique que o lugar de chefia dos investigadores ainda está em aberto, deixando-o desiludido porque o queria para si. Ressabiado, Henrique convence Inácio a contrariar as ordens de William e a falar com os familiares da paciente. Quando fica a sós, Henrique faz uma chamada anónima para um jornal e transmite toda a informação de que dispõe, revelando que há um caso de legionela no Porto e que a paciente se encontra internada na Invicta Clínica.

Inês apoia Sofia nos seus novos projetos de moda e incentiva a mãe a ter confiança no trabalho que está a desenvolver.

João termina a gravação de mais um programa de culinária e mostra-se ansioso quanto ao resultado final. Luís não pode estar mais optimista e acha que o programa vai ser um sucesso para o Sirga.

Inácio comunica a Jéssica, Leandro e Vítor que Fernanda está infetada com legionela, deixando todos em choque. Catarina finge-se preocupada mas fica verdadeiramente alarmada quando Inácio pretende investigar a medicação que a doente estava a tomar, temendo que descubram a bomba para a asma que ela infetou. Assim, Catarina impõe-se para acompanhar Leandro e Inácio a casa de Fernanda para tentar esconder a bomba de asma onde depositou a bactéria para a infetar.

Benedita conversa com William e decide ir para um retiro de desintoxicação. Ele recebe uma chamada de uma jornalista a confrontá-lo com o caso de legionela que tem na clínica e desmente a notícia. No entanto, fica perplexo com a fuga de informação que se verificou.

Jonas conversa com Thomas e o enteado conta a forma como Zé resolveu alguns problemas matemáticos de elevada dificuldade, opinando que ele devia voltar a estudar, certo de que os tios Benedita e William não fazem ideia de que ele possui tais capacidades. O rapaz acrescenta que sabe que a tia se drogou e acha que a mãe deve estar afetada por causa disso. Jonas esconde que Teresa está a passar por uma fase complicada por ter sabido que a mãe cometeu adultério e que afinal não é filha de António.

Durante a recolha de análises que Inácio faz em casa de Fernanda, Catarina consegue aceder à mala da sogra e encontra a bomba para a asma que tinha infetado com a bactéria da legionela e substituía por outra, sorrindo perante o sucesso da “operação”. Nem Inácio, nem Leandro, dão por nada.

Beatriz e Hélder criticam David por ter acusado Benedita de o perseguir na revista e de o ter sobrecarregado com trabalho que era seu. Tiago aparece para ir buscar Beatriz para almoçar e desafia-a para ir passar uns dias ao Porto com ele, uma vez que tem de tratar de assuntos relacionados com o seu projecto social.

Célia consegue livrar-se a custo de dois jornalistas que entram na clínica à procura de reportagem sobre o caso de legionela. Rúben chega nesse instante e conta a Jéssica que lá fora o espaço foi inundado pela comunicação social, ao mesmo tempo que se revolta com o facto de a mãe continuar na mesma. Jéssica ouve o irmão mas é forçada a atender uma chamada de Nuno a quem diz que não pode ir trabalhar por causa do estado de saúde da mãe. Nuno fica irritado porque um dos acompanhamentos de luxo que ela tinha programado correu mal.

William fica furioso com Henrique ao saber que ele mandou fazer análises aos familiares de Fernanda sem o seu consentimento e exige ficar a par de tudo o que decidirem fazer a partir de agora.

Sofia confessa a Inês a sua desilusão por ter corrido mal a apresentação que fez a uns potenciais clientes. A filha conforta-a mas Sofia volta a ficar tensa quando recebe uma chamada de Luís e rejeita-a.

Luís fica desiludido com o facto de Sofia lhe desligar a chamada e partilha a sua angústia com João, que o incentiva a insistir para falar com ela.

Teresa saúda o facto de Bendita ter decidido ir para um retiro para se curar da dependência da droga. A irmã procura saber como é que ela está depois de saber que não é filha do mesmo pai que ela e os irmãos. Teresa mostra-se resignada a aceitar a família que sempre teve e conheceu como sua.

Apesar de ter sido contrariado nas ordens que deu, William comunica a Henrique que está nomeado como novo chefe de laboratório da clínica deixando-o radiante. Por contrapartida pede-lhe que enfrente o batalhão de jornalistas que procura notícias sobre o caso de legionela que estão a tratar. Henrique desenvencilha-se com mestria da comunicação social e é elogiado por Maria Helena que lhe oferece dois botões de punho como prenda de casamento. Apesar de estarem cravejados de diamantes, Henrique disfarça o mau gosto.

nas redes

pesquisar