SIC

Perfil

225º Episódio - 28 de maio (sábado)

Fernanda entra em coma; Teresa descobre que não é filha de António Castro de Aguiar; Catarina entra no quarto de Fernanda e coloca uma câmara de vigilância

*OS RESUMOS DOS EPISÓDIOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA.

William confessa-se desiludido por não ter conseguido encontrar Benedita mas Zé acaba por conseguir localizar a mãe através do seu tablet, reacendendo a esperança no padrasto e em Teresa.

Beatriz olha no computador algumas fotografias de Maria Helena em eventos públicos quando Tiago a surpreende ao regressar a casa sem que ela esperasse. Sem dar nas vistas, Beatriz esconde o que estava a fazer e desvia as atenções sugerindo que vão comer o bolo que ele acabou de trazer.

Fernanda fica muito irritada quando recebe a visita de Vítor e expulsa-o do quarto, insistindo com os filhos que quer ir embora da clínica. Vítor fica desolado e os filhos tentam acalmá-la.

William encontra Benedita inanimada dentro do carro num bairro degradado e percebe que ela esteve a injectar-se com heroína. Como o automóvel está trancado, tem de partir o vidro com uma pedra e retira a mulher em braços, levando-a para a clínica. Benedita reage mal quando desperta do seu torpor e recusa-se a dar explicações ao marido, agastada por ele a ter exposto perante os irmãos e por estar amarrada à cama. A sós com Teresa, Benedita pede desculpa pelo que fez e chora nos braços da irmã.

Domingos recebe das mãos de Catarina o contrato de confidencialidade que tem de assinar para começar a trabalhar nas limpezas da clínica e assegura que vai comportar-se bem, pois já pagou a sua dívida à sociedade pelos crimes que cometeu no passado.

Teresa, Bendita e Duarte ficam estupefactos quando William, na presença de Henrique, revela que segundo os resultados do teste de ADN que fizeram não são todos irmãos. William hesita antes de confirmar que é Teresa quem não tem a mesma composição genética e Duarte defende que ela deve repetir o teste. Todos chegam à conclusão de que a mãe traiu o pai e que afinal teve uma filha fora do casamento. Teresa fica muito angustiada e Henrique exige fazer também o teste que os irmãos fizeram.

Zé fica muito inquieto ao saber que a mãe está internada na clínica e quer de imediato ir vê-la. Thomas consegue tranquiliza-lo e fazer com que desista da ideia chamando-lhe a atenção para os livros de Matemática que estuda.

João discute com Inês pelo facto de ela desconfiar que ele possa ter um caso com a mulher que tem feito as chamadas anónimas.

Benedita fica estupefacta com a notícia de que Teresa pode ser apenas sua meia-irmã e confessa estar com pena dela. Por outro lado, assume a vergonha que sente por ter voltado a consumir droga. William esforça-se por se mostrar compreensivo mas não esconde recear que o casamento acabe se ela tiver outra recaída. Benedita assegura que não vai ter mais recaídas.

Vítor detém-se a ver os truques de magia que Inácio está a fazer para um miúdo que está internado na clínica e elogia-o maravilhado com a sua actuação. Inácio gosta dos elogios e embora não queira dar muita conversa, aceita fazer mais um truque.

Fernanda persiste na ideia de voltar para casa mas a médica recusa dar-lhe alta, confirmando que ela está com uma infecção pulmonar grave. Depois de a médica sair do quarto, Vítor reaparece e Fernanda enerva-se com a sua presença e tem um ataque de falta de ar, acabando por desmaiar. Jéssica fica alarmada e Vítor corre a ir buscar ajuda. A enfermeira pede-lhes que saiam do quarto, enquanto a médica tenta reanimar Fernanda.

Laura almoça com um político e lamenta-se da vida que tem, passando demasiado tempo afastada da filha. O homem pega-lhe na mão numa atitude sedutora e dispõe-se a ajudá-la a voltar a trabalhar como jornalista. Laura sorri cúmplice e agradecida.

João irrita-se no restaurante por não conseguir trabalhar em condições e confessa a Luís que se tem desentendido com Inês por causa das chamadas anónimas que tem recebido. O cheff pergunta se ele desconfia de alguém e o nome de Catarina surge como principal e única suspeita.

Raquel surpreende Inês e vai a casa dela desafiá-la para almoçar. Inês fica incomodada e força um sorriso, dizendo que está cheia de trabalho e que não pode sair. Psicótica, Raquel desfaz o sorriso e acusa João de as estar a afastar. Inês fica irritada e repreende-a, alegando que não gosta que ela trate o seu marido daquela forma. Raquel rende-se e pede desculpa, prometendo voltar noutro dia.

Vítor, Jéssica e Leandro ficam em choque quando a médica que acompanha Fernanda os informa de que a mãe está em coma induzido e que o seu prognóstico é muito reservado. Catarina, falsa, finge-se compungida com o sofrimento da família e consola Leandro que está muito abalado com o estado da mãe.

William conta a Duarte que vai optar por colocar Benedita em desintoxicação fora da clínica pois ali não consegue tê-la sob vigilância e pede ao cunhado que ajude a acompanhar a irmã. Ambos manifestam a sua incredulidade por se constatar agora que a mãe traiu o pai e que Teresa é apenas filha dela. Duarte mostra-se convicto de que o pai nunca soube que foi traído.

Thomas fica espantado com a facilidade que Zé tem em resolver problemas matemáticos e descobre um na internet que vale cem mil euros para quem o conseguir solucionar. Zé concentra-se na tarefa, divertido com o que está a fazer.

Teresa desabafa com Jonas, cheia de dúvidas sobre a sua existência depois de saber que é fruto de uma relação extraconjugal da mãe, interrogando-se como poderá contar aos filhos que a avó traía o avô. Jonas conforta a mulher e afirma que ela não tem de falar sobre o assunto com ninguém a menos que se sinta preparada. Teresa acaba por confessar que não quer saber quem é o seu verdadeiro pai.

Beatriz anuncia aos jornalistas da Mundo que foi escolhida para substituir Benedita na direção da revista enquanto ela não regressar, acrescentando que David já pode regressar uma vez que Benedita mandou arquivar o processo disciplinar que lhe moveu, pois já nem se lembrava a razão de o ter feito. Hélder fica surpreendido com as novidades e conta-as já em casa a David. Este fica satisfeito por poder regressar ao trabalho mas lembra-se de que enviou a carta à administração da revista a dizer mal de Benedita e a queixar-se do que estava mal na redacção. Hélder fica apreensivo e dispara que ele só faz porcaria.

Duarte conforta Teresa ao telefone e promete ir ter com ela assim que se despachar. De seguida, reúne com o representante da Real Companhia Velha e ambos brindam ao sucesso do livro que ele acabou de escrever sobre as vinhas do Douro.

Catarina conforta Leandro que está muito pesaroso à porta do quarto de Fernanda, que permanece em coma. Depois de convencer o marido a ir até ao bar da clínica, Catarina entra no quarto de Fernanda e coloca uma câmara de vigilância para a poder observar à distância.

Ao jantar, Thomas conta à família que Zé é um génio a resolver problemas matemáticos e diz que vai falar com William e Benedita quando viajarem para Lisboa, para que os tios fiquem a par do talento do filho. Jonas responde que eles não vão tão cedo a Lisboa e Thomas fica contrariado por ter já coisas combinadas com Alice. Teresa explode de indignação e chama-lhe egoísta por não respeitar os outros que têm problemas mais graves. Todos ficam surpreendidos com aquela reacção e Teresa também se dá conta do excesso, pedindo desculpa. Jonas diz aos miúdos que a mulher está a passar por uma fase delicada e pede compreensão.

nas redes

pesquisar