SIC

Perfil

195º Episódio - 23 de abril (sábado)

Catarina, pressionada por Leandro, aceita participar o desaparecimento de Maria; Catarina vê a mãe numa rua do Porto persegue-a mas acaba por perdê-la de vista

Christian Gnad

Raquel, rodeada de esboços imperfeitos e inacabados do rosto do pai, deixa o telemóvel tocar até ficar de novo em silêncio, incapaz de atender as chamadas constantes que o pai lhe faz. Desesperada, telefona a Tiago e pede-lhe a soluçar que vá ter consigo, confessando que não está bem e que já não suporta estar dividida entre o pai e a mãe. O irmão promete que vai despachar os assuntos que tem em Lisboa e que chegará ao Porto tão depressa quanto possível. Tiago conta a Inês que tem de ir ter com a irmã, mas promete despedir-se antes.

Zé, incapaz de lidar com a perda de Maria João que decidiu acabar tudo entre eles, diz a Benedita que não quer mais trabalhar no Horto e que quer voltar à instituição. A mãe fica perplexa e, embora tente que ele mude de ideias, não consegue demovê-lo.

Catarina age como se não fizesse a menor ideia do que aconteceu a Maria, mas esforça-se por esconder o nervosismo por não saber como é que o corpo da mãe desapareceu da mala do carro depois de o ter deixado lá, inanimado. Entretanto, telefona a Luís contando que a mãe não vai a casa desde o dia anterior e fica a saber que ele também não sabe onde Maria possa estar. Leandro procura por Maria ligando à mãe, enquanto Catarina se desdobra a ligar para Maria Helena.

Fernanda ignora onde Maria possa estar, mas fica preocupada com a falta de notícias e decide ir a casa de Catarina, depois de entregar o posto de combustível a Sandra e sem lhe prestar atenção quando ela pede autorização para mudar a decoração do quarto de Rúben.

Isabel entra no escritório do restaurante para se despedir antes de ir definitivamente com a filha para Viana do Castelo e fica tão preocupada quanto Luís depois de ele lhe contar que Maria desapareceu sem deixar rasto.

Leandro leva a Catarina os comprimidos que ela deve tomar mas a mulher finge apenas que os ingere, escondendo-os na mão. Entretanto, muito perturbada, quebra a chorar genuinamente, sem aguentar a pressão nervosa por não saber o que aconteceu ao corpo da mãe. Leandro faz-lhe ver que devem colocar tudo nas mãos da polícia e ela acaba por aceder a participar o desaparecimento de Maria.

Inácio e Joana concluem a visita à Sociedade de Esclerose Múltipla e são presenteados por um dos funcionários com algumas t-shirts de corrida. Inácio fica radiante e Joana promete dar notícias sobre o andamento da investigação que lidera sobre aquela doença.

Entretanto, longe dali, Henrique entrega a um desconhecido a troco de um envelope com dinheiro, uma pen que contém todos os dados da investigação de Joana e vende o trabalho da colega à concorrência.

Inês confessa a João a sua preocupação por Raquel continuar a cancelar as reuniões de trabalho, acreditando que ela está a atravessar outra crise. João sugere-lhe que a visite na Quinta e ela admite essa possibilidade desde que não se cruze com o pai.

Luís parte um termómetro na cozinha e fica ainda mais nervoso do que já estava, deixando escapar a sua angústia por não saber notícias de Maria. O chef está tão tenso que até quer desistir da reunião que marcou com os homens da televisão para prepararem o programa que se comprometeu a fazer. Vale a intervenção de João que promete tratar de tudo.

Catarina encara Vítor e Fernanda e finge-se muito preocupada com o desaparecimento da mãe, chorando lágrimas de crocodilo quando afirma que até no Instituto de Medicina Legal a polícia a irá procurar.

Sandra insiste em mudar a decoração do quarto e provoca ciúmes em Rúben para o obrigar a concordar com as alterações que quer fazer.

Jéssica vasculha o caderno pessoal de Nuno e fica de boca aberta com o que lê, desde a identificação completa dos clientes das festas que ele organiza, às preferências sexuais de cada um e outras notas pessoais. Antes de ele entrar no escritório para a abraçar e beijar, Jéssica consegue devolver o caderno ao seu devido lugar, sem que o namorado dê conta que o esteve a ler.

Inês vai visitar Raquel na Quinta e Maria Helena aproveita a oportunidade para fazer com que a filha saia finalmente do quarto. Entretanto, sem que ninguém se aperceba, a empresária telefona a Henrique e conta-lhe que a filha está na Quinta e que tem ali uma grande oportunidade para se reaproximar dela.

Entretanto, Raquel confessa à amiga que não está a aguentar a pressão de estar entalada entre a vontade da mãe para que ela não esteja com o pai e a vontade de Domingos que não pára de lhe ligar. Inês encoraja Raquel e quando se prepara para ir embora dá de caras com o pai, ficando bastante incomodada com a sua presença. Henrique fala-lhe ao coração, da gravidez e procura que ela entenda porque é que deixou a mãe, trocando-a por Maria Helena. Inês responde com rispidez que jamais compreenderá as suas opções e vai embora com a ajuda de Raquel, deixando o pai frustrado.

Luís, desesperado por não ter notícias de Maria quase tem uma recaída alcoólica mas a entrada providencial de João no escritório acaba por evitar o pior. Luís afasta-se da garrafa de vinho em que pegou e disfarça a sua fraqueza. Luís conversa com João e decide ir a casa de Catarina para tentar saber algo mais sobre o que possa ter acontecido a Maria.

Adriana cruza-se com William no Sirga e ambos ficam tão contentes com o encontro como que atrapalhados.

Catarina finge-se muito perturbada com o desaparecimento da mãe e simula que lhe está a telefonar. Entretanto, decide sair para a rua para a procurar mas Leandro insiste em acompanhá-la. Desejosa de ficar sozinha, Catarina determina que ele tem é de ir treinar para não se prejudicar no clube.

Catarina deambula pelas ruas do Porto quando a determinada altura avista Maria a atravessar numa passadeira. Chocada e tensa ainda corre atrás dela, mas acaba por perdê-la ao virar de uma esquina. Desesperada, Catarina ajoelha-se a chorar na rua, balbuciando para uma senhora que lhe oferece ajuda, que acabou de ver a mãe. A mulher não percebe o que ela lhe diz e Catarina, limpando o rosto e muito transtornada, segue o seu caminho.

nas redes

pesquisar